Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Mais do que VER, FAZER-SUS

Mais do que VER, FAZER-SUS

por Rafael Cavadas última modificação 24/01/2011 14:08
Alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática suas experiências e conhecimentos em saúde na Clínica da Família Hans Dohmann
Mais do que VER, FAZER-SUS

Aluna participa de atendimento odontológico


Os alunos de diversos cursos de graduação que participam do projeto “VER-SUS-Rio, Gestão em Saúde”, na capital carioca, aproveitaram o dia 19/01 para colocar em prática suas vivências e conhecimento em saúde na Clínica da Família Hans Dohmann. Divididos por grupos, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a visita dos agentes comunitários de saúde aos usuários, participaram de palestra e reuniões com a comunidade, e puderam vivenciar o dia-a-dia no consultório odontológico da unidade de saúde. Além de visitarem a Hans Dohmann, alguns estudantes também conheceram a rotina do Posto de Saúde Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba. Lá, o grupo assistiu a uma palestra sobre hanseníase oferecida aos moradores do entorno. Os alunos ainda registraram as atividades que irão compor um documentário produzido por eles próprios.

Após acompanhar as visitas dos profissionais da área de saúde bucal à comunidade, pela tarde um dos grupos participou dos atendimentos e de alguns procedimentos no consultório odontológico da clínica. Sob a supervisão de um dentista, a estudante do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Clarissa Brasil, pôde ajudar em uma mini-cirurgia de extração dentária. “Hoje o dia foi maravilhoso. Além de ver como os dentistas fazem a promoção da saúde indo nas casas da comunidade, pude botar a mão na massa e até extrair um dente”, comenta.

Já o estudante de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Marco Colomé, que também estava no grupo de saúde bucal, disse que, apesar da experiência não ser em sua área, o que mais lhe chamou a atenção foi a postura dos profissionais ao sentar na cadeira para realizar os procedimentos. Segundo ele, a atuação de um profissional de fisioterapia na clínica ajudaria na correção de postura e reduziria futuros problemas de coluna. A reflexão de Colomé permite entender o caráter multidisciplinar do projeto VER-SUS-Rio que prima pela observação crítica da prática profissional na ponta do sistema.

Os alunos que acompanharam o trabalho de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família percorreram a comunidade do entorno com o intuito de convidar a população para participar de uma reunião sobre a prevenção da dengue. O encontro aconteceu no bar de um dos moradores e os estudantes auxiliaram os profissionais com dicas de prevenção tais como fazer armadilhas contra os mosquitos. “Muito do que aprendemos de teoria na faculdade, eles (profissionais) aprenderam com a prática”, afirma a estudante do curso de Saúde Coletiva da UFRGS, Luise Silva.

Para o estudante de Educação Física da UFRGS, Felipe Breuning, o mais interessante da experiência foi ver como os profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes comunitários, entre outros) atuam a partir de um conceito ampliado de saúde que não está focado apenas na doença. “Pude ver que o médico, por exemplo, faz todo um diagnóstico ampliado com a população. O interessante é que a equipe observa todo o contexto em que o usuário está inserido”, revela.

Os participantes do VER-SUS ficarão até o dia 30/01 no Rio de Janeiro, onde terão a oportunidade de conhecer algumas inovações do sistema de saúde carioca, em particular da atenção primária e promoção à saúde. O resultado desta experiência poderá ser conferido por meio de um documentário produzido pelos alunos para registrar a vivência.

registrado em:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031