Ministro da Saúde lança nova edição do VER-SUS na UFRGS
Ocorreu na Escola de Enfermagem da UFRGS na tarde desta sexta-feira, 9, o lançamento da nova edição do Projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil). Para os próximos dois anos, devem ser oferecidas, em todo o País, cinco mil vagas para que universitários possam conhecer e vivenciar a realidade dos serviços da rede pública de saúde brasileira. O VER-SUS é um programa do Ministério da Saúde que nasceu em 2004 tendo como foco a reorientação da formação em saúde a partir da integração dos estudantes à amplitude e à complexidade do SUS. A UFRGS destaca-se como a universidade que manteve continuadamente a iniciativa, registrando uma média de cem participantes por ano, desde 2004. O programa tem a parceria da escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação Brasileira Rede Unida e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
O coordenador da Rede de Governo Colaborativa de Saúde, professor Alcindo Ferla, abriu a cerimônia com a apresentação da nova logomarca do programa e dos materiais que integram o kit para uso dos estudantes. A camiseta que faz parte do kit foi entregue aos secretários de Saúde do Estado, Ciro Simoni, e de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, em um ato simbólico de apoio ao programa.
O ministro Alexandre Padilha afirmou que 100 municípios já aderiram ao programa e que confia na parceria com as entidades e com os estudantes “para ajudar o SUS a ser sempre inovador, criativo e questionador”. Padilha destacou que o VER-SUS busca mostrar não só os espaços exitosos do sistema público de saúde, mas também as questões que precisam ser superadas, para que se formem profissionais comprometidos com a atuação na rede pública. Os estudantes interessados em participar do VER-SUS já podem fazer a inscrição no site do Projeto.
O vice-reitor Rui Vicente Oppermann representou o reitor no evento, que teve também a participação do deputado federal Henrique Fontana, de gestores dos cursos da área de saúde da UFRGS e das entidades parceiras, autoridades municipais e estaduais, além de professores, técnicos-administrativos e estudantes.
Parcerias
Após a cerimônia na Escola de Enfermagem, o ministro Alexandre Padilha foi recebido pelo reitor Carlos Alexandre Netto no Salão Nobre da Reitoria, com a presença do vice-reitor Rui Vicente Oppermann; do vice-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Sergio Pinto Ribeiro; do secretário Ciro Simoni e dos gestores dos cursos da área de saúde da UFRGS. Padilha agradeceu o apoio e a parceria da UFRGS com as políticas do ministério e da Secretaria de Saúde do Estado e elogiou “as práticas inovadoras da Universidade na formação dos profissionais nesta área”. O ministro destacou ainda que “um SUS forte é um campo fértil para as universidades porque cria campo para a inovação, para a pesquisa e para a formação profissional”.
O reitor Carlos Alexandre Netto afirmou que a “UFRGS concentra recursos humanos na área da saúde entre os mais qualificados do país e a Universidade quer colocá-los à disposição da sociedade brasileira por meio das parcerias com o ministério”.
Acompanhado do reitor, o ministro proferiu, à noite, aula inaugural conjunta de dois cursos de especialização da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED) destinados à formação docente para a área da saúde: "Formação Integrada Multiprofissional em Educação e Ensino da Saúde" e "Práticas Pedagógicas em Serviços da Saúde".
Fonte: UFRGS