Nota de Falecimento
Nossa querida amiga Dulce era formada em Ciências Sociais pela UERJ, mas aposentou-se como professora de Saúde Coletiva pela UFRJ. Seguiu trabalhando na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ como pesquisadora e dedicou a sua vida a causa da Saúde, sempre com muito otimismo, com grande inteligência e candura no cumprimento das tarefas que assumia. Era uma pessoa de relacionamento fácil. Uma de suas principais qualidades era a lealdade, tinha também uma forte vitalidade e um compromisso ético muito ativo na defesa do SUS, além de um forte compromisso com a formação de profissionais na área da saúde.
Foi fundadora da Rede e uma das responsáveis pela seu gerenciamento de 1987 até 1989, quando a Secretaria Executiva esteve no Rio de Janeiro. Vinte anos depois, em 2009, assumiu novamente a coordenação nacional da Rede Unida, no 8º Congresso Nacional da entidade em Salvador, e teve um papel fundamental de articulação em tempos bicudos, para que conseguíssemos chegar ao 9º Congresso agora Internacional em Porto Alegre (2010), participando ativamente da sua organização e realização. A Dulce sempre se fez presente em todos os momentos da história da Rede e das iniciativas relacionadas com a formação em saúde.
Participou também da fundação do CEBES e da ABRASCO nos anos 1970 e do movimento brasileiro de reforma sanitária. Nos últimos anos dedicava-se também ao Projeto Babel, como coordenadora nacional desta importante iniciativa de capacitação em Saúde Mental na Atenção Básica. Vale ainda lembrar o seu trabalho como coordenadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida no Rio de Janeiro e a realização de uma Oficina de Trabalho, que teve o objetivo de trazer para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde, com a participação de alguns fundadores e colaboradores do movimento de mudanças estimulado pela Rede.
Nossa amiga tinha completado 67 anos de idade, era membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira da Rede Unida e soube atravessar a sua enfermidade com muita serenidade o tempo todo. Por tudo isso, queremos lembrá-la com muito carinho e afeto: aquela que estava sempre "pra cima e pra frente". Nossa amiga fez história com muitos gestos e atitudes de grande generosidade e companheirismo.