Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Nota da Associação Brasileira da Rede Unida

Nota da Associação Brasileira da Rede Unida

por Rafael Cavadas última modificação 06/02/2016 10:44
QUANTO VALE UMA VIDA? UMA VIDA, QUANTO VALE?
Nota da Associação Brasileira da Rede Unida

Marcus Matraga

 

A Associação Brasileira da Rede Unida PARA diante da morte de um cidadão. Aqui, diante da morte de um guerreiro, militante generoso e incansável do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e de tantas outras causas em defesa da vida e da dignidade humana.

Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, membro do Conselho Regional (Minas e Bahia) e Federal de Psicologia em várias gestões, produziu relevantes contribuições para o campo das ciências humanas no Brasil e na América Latina, em especial para psicologia e para a área de Direitos Humanos. No Conselho Nacional de Saúde participou da Comissão Nacional de Saúde Mental como representante do FENTAS – Fórum Nacional de Trabalhadores de Saúde.

Em defesa de uma sociedade sem manicômios, contra a tortura, o tratamento cruel, degradante e tecnicamente condenável do modelo médico-custodial asilar vivido nos macros hospitais psiquiátricos, Marcus foi um dos fundadores e atores políticos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sendo reconhecida sua efetiva participação na formulação da Política Nacional de Saúde Mental  e na reestruturação do modelo de atenção psicossocial.

Um inquietante e amoroso defensor de indivíduos e coletivos ultrajados em suas liberdades fundamentais, em seus direitos de cidadania, em suas condições de vida, lutando legítima e legalmente contra qualquer discriminação e expressão de tirania, perseguição ou crimes de direito.

Marcus jamais se calou diante de qualquer violação de respeito às pessoas, de intolerância à diversidade ou de maldade. Escolheu Matraga para acompanhar seu nome por afinidade ao personagem de Guimarães Rosa, que escancarava a violência e se transmutava diante da própria história. Pessoa forte, viva, audaz e amorosa.

A Associação Brasileira da Rede Unida declara sua profunda tristeza e sua perplexidade diante da banalização do mal, que faz parecer trivial um homicídio, e vem publicamente clamar ao poder público que reconstitua o valor da vida e cumpra o seu papel de proteger o direito de todos(as) de viver em liberdade e em segurança.

Marcus Vinícius de Oliveira Silva foi vítima de homicídio, circunstâncias que devem ser apuradas e devidamente esclarecidas pelas autoridades competentes.

Aos familiares e amigos nossa solidariedade e nosso carinhoso abraço.

Ao Marcus Vinícius

Nossos genuínos aplausos em reconhecimento e agradecimento ao seu percurso e obra. Seguiremos na luta, até que todos sejam livres!

Marcus Vinícius de Oliveira Silva: Presente

registrado em: ,
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930