Nota de falecimento: Prof. Paulo Elias
A Rede Unida lamenta o falecimento do professor e sanitarista Paulo Elias, ocorrido dia 18/9, em São Paulo. Graduado em Medicina, com Mestrado e Doutorado em Medicina Preventiva, Paulo Elias trabalhava na Faculdade de Medicina da USP e no Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa desde 1978, e sempre se destacou nos debates do Ensino da Medicina Preventiva na Graduação e na Residência Médica, na Saúde Pública, na Saúde Coletiva, nas Políticas de Saúde e de Educação.
Mais recentemente, o professor e sanitarista vinha se dedicando especificamente ao estudo das relações entre os Sistemas de Saúde, Economia e Saúde. Paulo Elias também atuou como pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) tendo publicado muitos artigos em revistas especializadas e alguns livros. Orientou muitos alunos nas suas dissertações de mestrado, teses de doutorado e em vários trabalhos de iniciação científica na graduação, tendo sido inclusive professor homenageado da 85ª Turma da FMUSP.
Registrar por escrito uma vida profissional tão intensa e tentando fazer justiça ao esforço de toda uma trajetória nas discussões das questões da saúde, da política e da educação não é uma tarefa fácil no caso do Paulo. Ao lado do que ele tanto fez em vida, daqui por diante ficará sempre presente para todos nós o seu exemplo de atuação no Conselho Municipal e Estadual de Saúde de São Paulo, além de professor, amigo e parceiro nos processos de construção da mudança por uma saúde melhor para todos.