Porto Alegre recebe 1º Fórum VER-SUS RS
No dia 20/10, a cidade de Porto Alegre recebeu profissionais de saúde, representantes de universidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representantes de movimentos sociais e estudantes da área da saúde para o “1º Fórum VER-SUS RS: novos olhares sobre a Saúde, quebrando paradigmas”. O evento, realizado na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e na PUC-RS, teve como objetivo debater a importância do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) para a formação em saúde e os desafios para ampliar a iniciativa em todo o Brasil. Durante o encontro, foram realizados debates e oficinas sobre a valorização da formação para o SUS em universidades públicas e privadas, e sobre os desafios na gestão e assistência.
A iniciativa, criada primeiramente para integrar os participantes do VER-SUS da região metropolitana de Porto Alegre, contagiou estudantes de outros locais interessados em uma formação em saúde alinhada às necessidades e potencialidades vivenciadas no cotidiano do SUS, conforme comentou a estudante de Nutrição e representante da comissão dos estudantes do VER-SUS da região metropolitana de Porto Alegre, Bruna Pedroso. “Ter partido dos próprios estudantes mostra que essa experiência vale a pena. É transformadora! A articulação dos grupos no interior do Rio Grande do Sul mostrou que precisávamos mobilizar a região metropolitana e estimular a participação estudantil”.
Na mesa de abertura, representando a PUC-RS, a professora Heloísa Bello destacou o entusiasmo dos alunos no retorno à sala de aula após 10 dias de experiência do VER-SUS, quando percorreram a rede de serviços de saúde e conversaram com profissionais, gestores e usuários do SUS. Para Elenice Ferreira, representante dos profissionais de saúde, a visita dos estudantes às unidades é de suma importância para uma atenção de qualidade. “Os estudantes têm uma outra visão do SUS, chegam e apresentam outro olhar, de um jeito singelo, sem agredir, sem ofender. Isto gera atrito, desconforto, mas é para o bem do usuário, para despertarmos e fazermos o melhor”, explica.
Mariana Bertol, da Associação Brasileira da Rede Unida e do Ministério da Saúde, ressaltou o comprometimento dos alunos ao defender uma saúde de qualidade para a população. “É muito bom ver os estudantes desenvolvendo protagonismo. Queremos que os estudantes voltem às suas universidades para bater na porta dos professores e reitores e dizer que não é essa saúde que querem na sua formação. O que se quer é afetar corações e mentes para lutarmos juntos por uma saúde de qualidade para todos”, afirma.
O que é o VER-SUS?
O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) propicia aos estudantes conhecer os serviços de saúde, conversar com gestores, profissionais, usuários e conhecer na prática a rotina do sistema de saúde. Além disso, a iniciativa pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais e agentes políticos capazes de promover transformações. Saiba mais sobre o VER-SUS em www.otics.org/versus
Crédito: Jornalista Anderson Machado