Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

por Igor Cruz última modificação 23/06/2012 21:13
Membros de universidades, movimentos sociais, órgãos de governo e dos Cosems se reuniram para edição de inverno
Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

Oficina de Mobilização VER-SUS

 

Representantes de universidades, movimentos sociais, órgãos de governo e de  17 Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) das cinco regiões do Brasil participaram, entre 21 e 23/6, da 1a Oficina Nacional de Mobilização do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Brasil 2012, realizada em Porto Alegre (RS). Na pauta, a mobilização para a edição de inverno do projeto (inscrições abertas), desenvolvido por meio do Ministério da Saúde junto à Rede Governo Colaborativo em Saúde, após a retomada em novembro de 2011.

Durante os três dias de trabalhos, os participantes puderam conhecer a fundo o conjunto das iniciativas que inspiraram o Projeto VER-SUS, ouviram considerações  sobre o projeto a partir do ponto de vista dos diversos parceiros, como o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), esclareceram dúvidas sobre como realizar as vivências em seus municípios, e foram apresentados ao conjunto de tecnologias e materiais disponíveis no VER-SUS.

Na ocasião, os participantes também puderam se reunir em grupos de trabalho para mapear e construir, coletivamente, propostas e projetos para as próximas edições.  O coordenador da Rede Governo Colaborativo em Saúde, Alcindo Ferla, apontou a troca de experiências entre os estados e o mapeamento das potencialidades do VER-SUS como pontos altos do encontro; e ainda destacou a participação maciça dos Cosems na oficina como fundamental para ampliar a capacidade de realização das vivências em todo o país.

Além da mobilização para as vivências que começam em meados de julho de 2012, na ocasião, também ocorreu o 1o Encontro Nacional de Formação de Multiplicadores do Projeto VER-SUS com a participação de estudantes de diferentes cursos da saúde.

Para quem não conhece o VER-SUS, se trata de um projeto de imersão, que aproxima estudantes e professores de diferentes cursos de graduação do cotidiano dos serviços de saúde. Saiba mais em www.otics.org.

registrado em: ,
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930