Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Rede Unida apoia nota divulgada pela ABRAPSO

Rede Unida apoia nota divulgada pela ABRAPSO

por Igor Cruz última modificação 25/01/2016 18:02
Associação Brasileira de Psicologia Social publicou nota de repúdio à violência contra os povos indígenas no Brasil. Confira na íntegra!

 

A Coordenação Nacional da Rede Unida apoia a Associação Brasileira de Psicologia Social que publicou uma nota de repúdio (publicada em 24/01) à violência contra os povos indígenas no Brasil e de apoio a uma maior inclusão das questões indígenas na atuação e formação em Psicologia Social.

Na nota, além de manifestar pesar e solidariedade aos pais da criança indígena Victor Pinto, da etnia Kainkang, assassinado em dezembro do ano passado, a associação entende que a questão indígena deve ser tratada como um dos temas prioritários na agenda de pesquisas e práticas psicossociais.

Nota de Repúdio à violência contra os povos indígenas

Nota de Repúdio à violência contra os povos indígenas no Brasil e de apoio a uma maior inclusão das questões indígenas na atuação e formação em Psicologia Social

A Associação Brasileira de Psicologia Social vem a público externar o repúdio ao assassinato da criança indígena Victor Pinto, da etnia Kainkang, ocorrido em 30 de dezembro de 2015. A criança foi morta, de modo cruel, com um corte no pescoço, enquanto era alimentada pela mãe que estava sentada na frente de uma rodoviária para comercialização dos produtos artesanais confeccionados pela etnia.

A ABRAPSO manifesta pesar e solidariedade aos pais de Victor e a toda a Aldeia Condá, localizada em Santa Catarina. Faz observar que a violência contra os povos indígenas, infelizmente, trata-se de uma constante nas diversas regiões do país, sendo visíveis os efeitos perversos que se expressam na forma de etnocídio, genocídio e nas discriminações cotidianas.

A ABRAPSO entende que a questão indígena deve ser tratada como um dos temas prioritários na agenda de pesquisas e práticas psicossociais, de maneira que a aproximação de psicólogos e psicólogas sociais com os povos originários seja intensificada não apenas no momento da dor e da indignação diante de um ato de violência, mas, também, no cotidiano da atuação e formação, sendo integrada, de modo interseccional, às pautas que, historicamente, vem constituindo a Psicologia Social.

registrado em: ,
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Março 2024 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31