Rede Unida lota o “Plenarinho” da UFRGS
O “Plenarinho” da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estava lotado na noite de 16/11, durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão. A atividade? Uma reunião ampliada da Associação Brasileira da Rede Unida para debater a agenda política da entidade e articular novas estratégias para a realização de cinco seminários preparatórios ao 11º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para março de 2014. Na ocasião, estavam presentes os membros da Associação, representantes do Ministério da Saúde e representantes de movimentos sociais, além da coordenação nacional.
Retomar o tema da Educação Permanente a partir da construção de uma agenda política mais propositiva e criativa para a Rede foi o principal objetivo do encontro que apontou a necessidade de promover debates sobre a gestão pública, a gestão do trabalho e a gestão municipal em diálogo com os processos de formação. As relações interfederativas, os processos de ruptura em curso e a estrutura de poder com seus dispositivos meritocráticos foram outros pontos indicados na reunião.
O grupo também avaliou ser pertinente dialogar radicalmente e tencionar discussões para politizar os atores envolvidos nos cinco seminários regionais que começam em maio de 2013. A ideia é mobilizar forças interessadas para enfrentar desafios estruturais ao fortalecimento do SUS, como o entendimento sobre o bem público, sobre políticas públicas, para além das temáticas já consagradas nos congressos da Rede (Gestão, Trabalho, Educação e Participação Popular).
Ao final da reunião, a comissão local que organizará o 11º Congresso Internacional da Rede Unida passou alguns informes e apresentou o local do evento – Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. De acordo com a presidente do próximo congresso, Dra. Ivana Barreto, foi realizada uma pré-reserva para a Rede Unida entre os dias 07 e 15 de março de 2014.