Ritual, em Manaus, marca a caminhada para sediar o 13º Congresso, em 2018
Semeadura simboliza a candidatura da Região Norte a sediar a edição de 2018 do Congresso Internacional
Os membros da Rede Unida Norte realizaram um Ritual de Semeadura em que foram encapsulados os compromissos assumidos por cerca de dois mil congressistas, com a saúde pública, com o SUS e com a Vida, durante o 11º Congresso da Rede Unida, em abril de 2014. A semeadura aconteceu no Parque Municipal do Mindú, em Manaus (AM), simbolizando a candidatura da Região Norte a sediar a edição de 2018 do Congresso Internacional.
A ideia surgiu durante o evento da Rede Unida, em Fortaleza (CE), na Oficina da Rede, quando a Região Norte levou para o evento anéis artesanais feitos do fruto do tucumã e realizou a Dinâmica de Compromissos. Nela, cada congressista escolhia o seu anel numa cortina de anéis ou no barco e, em seu lugar, deixava um compromisso com a saúde coletiva, com o SUS e com a vida. Naquele momento, a Rede Unida Norte também se comprometeu em guardar esses pactos para que todos fossem abertos em 2018, explica o coordenador da Rede Unida Norte, Júlio César Schweickardt.
“Assim, surgiu a ideia de fazermos uma cápsula do tempo, semeando os compromissos ao pé de uma Samaúma, árvore de grande porte típica da região Amazônica. A cápsula será resgatada em 2018, quando iremos expor todas as intenções e propor a renovação desses compromissos”, afirmou Schweickardt. O ritual aconteceu com a participação de representantes dos profissionais e trabalhadores de saúde, estudantes e professores.
Por Anália Barbosa