Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia / Saúde do município do Rio inova com editais culturais

Saúde do município do Rio inova com editais culturais

by Rafael Cavadas last modified 18/04/2011 22:52
Concursos de textos, vídeos e fotografias premiarão as melhores produções sobre os avanços do sistema de saúde dos cariocas

 

As inovações em curso no sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro serão registradas com o lançamento de três novos editais previstos para o primeiro semestre de 2011. Com os concursos, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio em parceria com a Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desejam estimular o relato das experiências no cotidiano do sistema de saúde dos cariocas por meio de textos a serem publicados em uma revista, bem como através de vídeos e fotografias. O anúncio aconteceu durante a reunião ampliada da coordenação da Rede Unida, dia 08/04, no Centro do Rio. Na ocasião, representantes da SMSDC, da Fiocruz e da UFRGS estabeleceram um plano de trabalho para lançar os concursos que irão refletir as inovações e fomentar a cultura da saúde.

Com o edital ‘Revista Saúde em Foco’, os organizadores visam estimular a produção de textos que relatem as inovações do cotidiano do sistema de saúde. Isso porque, muitas vezes, o conhecimento gerado na prática dos profissionais de saúde não é registrado em uma mídia capaz de recuperar e ampliar sua visibilidade. A Revista Saúde em Foco é uma publicação consagrada da Secretaria que está sendo revitalizada para ampliar o diálogo entre seus profissionais como uma das estratégias do projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics).

Já os concursos de vídeos e fotografias serão duas ações para envolver toda a sociedade na reflexão sobre os avanços do sistema de saúde do Rio e fomentar a produção de imagens da saúde. A expectativa é que moradores do Rio, profissionais e produtoras independentes participem, apresentando seus múltiplos olhares sobre as inovações no setor Saúde. Além disso, os concursos contribuem para reforçar um novo conceito que entende a cultura como um meio de promover saúde. Os vídeos e fotografias inscritas serão depositados no Otics, estarão disponíveis na internet e servirão como objetos de aprendizagem no processo de educação permanente em saúde.

De acordo com a comissão organizadora, os três editais serão divulgados no endereço www.otics.org, onde também ocorrerão as inscrições. Os melhores relatos em texto e os melhores vídeos e fotografias serão premiados com equipamentos eletrônicos, participação em eventos científicos, exibição em canais de TV e cursos para os autores.

 

Filed under:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930