Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / VER-SUS continua realizando Seminários e Vivências no Brasil

VER-SUS continua realizando Seminários e Vivências no Brasil

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 18/11/2016 17:13
Projeto de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil) acontece em todo território nacional desde julho de 2016

O Projeto de Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil) está acontecendo em todo território nacional desde julho de 2016 e tem previsão de encerramento em dezembro, proporcionando aos estudantes novas experiências e aprendizados compartilhados.

Em relação a esta edição (2016/2), até o presente momento já participaram de Vivências no Brasil um total de 782 participantes (entre viventes e facilitadores).

No Amazonas, as vivências já ocorreram nos municípios Borba, Itacoatiara, Coari, Urucará, Caapiranga, Urucurituba, Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Manicoré, Caapiranga, Silves e Nova Olinda do Norte. Até o final de 2016, ainda estão previstas as seguintes vivências: Pinheiro/MA, Moreno/PE, Caicó/RN, Maceió/AL e Belém/PA.

Na modalidade Seminário foram ofertadas 1.758 vagas, com a participação de estudantes de graduação e de cursos técnicos, docentes, residentes em saúde, trabalhadores de serviços de saúde e da rede intersetorial, gestores e integrantes de movimentos sociais. Até a finalização desta edição, serão realizados ainda oito seminários nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Desde 2012, a Rede Unida, em parceria com o Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS e UNE, vem executando o Projeto VER-SUS em todo o território nacional. A cada ano, as Vivências e Seminários ocorrem em duas edições para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do SUS, objetivando também estimular a formação de trabalhadores neste âmbito, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

Para participar das Vivências do Projeto VER-SUS, basta ser estudante de graduação de todos os cursos, estudante de curso técnico da área da saúde, residentes da área da saúde e integrantes de movimentos sociais. Já os Seminários, destinam-se ao público em geral, desde quem já participou de outras atividades concernentes ao Projeto ou para aqueles que pretendem se aproximar da proposta.

Segundo o coordenador nacional da Rede Unida, Júlio Cesar Schweickardt, o VER-SUS é um projeto que tem potencializado os debates e diálogos entre ensino e serviço, oportunizado aos alunos conhecer o SUS e aos gestores e trabalhadores mostrar que essa é uma política pública que precisa ser defendida e ampliada. “O SUS é fruto de uma grande conquista do povo brasileiro e o VER-SUS tem mobilizado mentes e corações para uma saúde pública e universal”, enfatizou Schweickardt.

 

Para ter mais informações sobre o Projeto, acesse http://versus.otics.org.

Acesse: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/cronograma-de-inscricoes-e-vivencias-ver-sus-brasil-1 para visualizar o cronograma das vigências e clique no link: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoes-seminarios

e tenha acesso as informações dos seminários.

 

 

registrado em:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930