Notícia
Inscrições abertas para o projeto VER-SUS no estado de São Paulo
Estão abertas as inscrições para o VER-SUS no estado de São Paulo. Os interessados em participar do projeto nas cidades de São Paulo (capital), Guarulhos, Mauá e Santos devem realizar a inscrição até o dia 12/01. O VER-SUS é um projeto coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde que visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o SUS.
São Paulo:
A cidade de São Paulo receberá os 15 participantes do VER-SUS no período de 18 a 25/01. Os interessados em participar devem realizar a inscrição até o dia 12/01.
Para mais informações sobre essa vivência, envie um e-mail para: versus.saopaulo@gmail.com.
Guarulhos, Mauá e Santos:
De 01 a 09/02 as cidades de Guarulhos, Mauá e Santos receberão os participantes do VER-SUS. Serão oferecidas 15 vagas (para cada cidade) e as inscrições devem ser feitas até o dia 12/01.
Para mais detalhes sobre estas vivências, envie um e-mail para: versus.saopaulo@gmail.com.
Para se inscrever no VER-SUS, acesse: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Rede Unida divulga lista de participantes do VER-SUS Vale de São Francisco
A secretaria executiva do projeto VER-SUS Brasil acaba de divulgar a lista de facilitadores e viventes para a imersão do Vale de São Francisco, em Pernambuco. Ao todo, sete facilitadores e 45 viventes participarão da experiência que acontece de 11 a 17 de janeiro.
Inscrições abertas para VER-SUS em Minas Gerais
Três regiões de Minas Gerais acabam de abrir inscrições para o VER-SUS. Ao todo, mais de 50 participantes terão a oportunidade de se aproximar da realidade do SUS em Pará de Minas, Sete Lagoas e Divinópolis. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição de cada uma das vivências. O VER-SUS é um projeto coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde que visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o Sistema de Saúde dos brasileiros.
Pará de Minas:
A vivência ocorrerá de 06 a 13/02 e contará 20 participantes (16 viventes e 4 facilitadores). Os interessados em participar devem se inscrever até 10/01. Para mais detalhes sobre esta vivência, envie e-mail para: versusparademinas@gmail.com.
Divinópolis:
Ao todo, 20 participantes (16 viventes e 4 facilitadores) terão a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS nesta cidade de 25/01 a 02/02 e o prazo inscrição desta vivência vai até o dia 10/01. Para mais informações, envie um e-mail para: versusdivinopolis@gmail.com.
Sete Lagoas:
A cidade de Sete Lagoas receberá os 18 participantes de 17 a 23/01. O prazo de inscrição para essa vivência vai até o dia 05/01. Para mais informações, envie um e-mail para: setelagoasversus@gmail.com.
Faça sua inscrição no VER-SUS em: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus.
Parnaíba terá congresso de doenças negligenciadas
Entre 14 e 17 de maio de 2015, acontece em Parnaíba (PI) o 1º Congresso Norte/Nordeste de Doenças Negligênciadas e Reemergentes e 1º Congresso Piauiense, com o tema: “Enfrentamento das doenças negligências: perspectivas e desafios contemporâneos”. Os interessados em submeter trabalhos devem ficar atentos ao prazo que termina dia 08/03. O evento será na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso.
Mais informações em www.deltacientifica.com.br/condoner.
RS abre inscrição para VER-SUS em mais duas regiões
Está aberto o período de inscrição para o VER-SUS em mais duas regiões do Rio Grande do Sul. Os interessados em participar do projeto na Região Metropolitana (Porto Alegre/ Cachoeirinha) e Vale dos Sinos (Novo Hamburgo) têm até o dia 22/12 para fazer a inscrição. Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto VER-SUS Brasil visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o Sistema de Saúde dos brasileiros.
Na Região Metropolitana (Porto Alegre/ Cachoeirinha) o período de vivência acontece de 17 a 28/01, quando os participantes terão a oportunidade de se aproximar da realidade local e dividir suas percepções a respeito da rede que constitui o SUS.
Já no Vale dos Sinos (Novo Hamburgo), a intenção é possibilitar a troca de saberes entre os diversos atores envolvidos no sistema de saúde (gestores, profissionais de saúde, estudantes e representantes de movimentos sociais), transformando a vivência em um espaço de discussão para o fortalecimento e aprimoramento do SUS. A vivência acontece de 16 a 26/01.
Faça sua inscrição em: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Inscrições prorrogadas para VER-SUS do Sertão do Pajeú
Foi prorrogado até 19/12 o prazo de inscrição para o VER-SUS na Região do Sertão do Pajeú, no estado do Pernambuco. Durante os 14 dias da vivência, os participantes terão a oportunidade de se aproximar dos serviços de saúde local e de comunidades quilombola, indígena e de trabalhadores rurais. De acordo com a comissão organizadora local, a seleção dos participantes será realizada no dia 20/12 nos municípios de Recife, Serra Talhada, Caruaru e Vitória de Santo Antão.
Para mais detalhes sobre esta vivência, envie um e-mail para versuspe@gmail.com.
Para realizar sua inscrição no VER-SUS na Região do Sertão do Pajeú, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Sai lista de selecionados para VER-SUS no Mato Grosso do Sul
A comissão organizadora do VER-SUS no Mato Grosso do Sul acaba de divulgar a lista de selecionados para as vivências no estado. De 24 a 31/1 os 46 participantes terão a oportunidade de se aproximar do cotidiano de diferentes espaços de saúde, movimentos sociais e outros espaços de reflexão sobre o SUS nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Porto Murtinho.
Para mais informações sobre as vivências, envie um e-mail para versusms67@gmail.com.
Tocantins prorroga prazo de inscrição do VER-SUS, em Palmas
A comissão organizadora local do VER-SUS Tocantins acaba de divulgar a prorrogação do prazo de inscrição até 14/12. Neste estado, a vivência acontecerá na cidade de Palmas, entre os dias 18 e 27/01, quando 30 participantes terão a oportunidade de por em diálogo a formação e o trabalho no cotidiano do SUS. Além da vivência, a comissão organizadora local informou que promoverá uma oficina de formação, já que é a primeira vez que o estado do Tocantins recebe uma edição do VER-SUS.
Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto VER-SUS Brasil visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o Sistema de Saúde dos brasileiros. O VER-SUS é um projeto nacional, com vivências regulares no verão e no inverno, nas cinco regiões do país.
Para mais detalhes sobre a vivência, envie um e-mail para versustocantins@gmail.com.
Fique atento ao cronograma para não perder os prazos!
Rio Grande do Norte abre período de inscrições para o VER-SUS
O Rio Grande do Norte (RN) é mais um estado que aderiu ao projeto VER-SUS Brasil e está com período de inscrições aberto, até 19/12, para viventes e facilitadores. As vivências acontecerão em oito cidades, entre os dias 12 e 21/01, e se configuram como espaços privilegiados de interação e imersão no cotidiano do SUS.
De acordo com a comissão organizadora local, o VER-SUS Rio Grande do Norte pretende qualificar os futuros profissionais do SUS em um espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS.
Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto VER-SUS Brasil visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o Sistema de Saúde dos brasileiros. O VER-SUS é um projeto nacional, com vivências regulares no verão e no inverno, nas cinco regiões do país.
Fique atento ao cronograma para não perder os prazos!
Novas inscrições para o VER-SUS em novos estados. Participe!
Os municípios de Fortaleza, no Ceará; Arapiraca, em Alagoas; e Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul são as novas localidades a receberem inscrições para o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS, o VER-SUS. Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o cotidiano no SUS. O VER-SUS é um projeto nacional, com vivências regulares no verão e no inverno, nas cinco regiões do país.
Saiba mais sobre o VER-SUS em versus.otics.org.
RS - Frederico Westphalen:
A região do Alto Uruguai oferece 23 vagas para viventes e 5 para facilitadoras e o período de inscrição vai de 04/12 a 12/12. Com a vivência, a rede de quatro cidades dialogará com os participantes sobre o SUS. Esta é a 3ª edição na região.
Para mais informações entre em contato com: cesaufw@gmail.com.
CE- Fortaleza:
A 5ª edição do VER-SUS Fortaleza acontece no verão de 2015 e reafirma, mais uma vez, o compromisso da cidade com a educação profissional em saúde, de forma interdisciplinar e intersetorial. Dialogando continuamente com os atores sociais das comunidades locais, do campo, quilombolas e indígenas, a iniciativa parte da compreensão de que o processo de saúde-doença envolve questões biopsicossociais e espirituais, e assim reúne visões e formas de produzir saúde que são complementares. As inscrições vão de 25/11 a 07/12 para viventes e facilitadores.
Para mais informações sobre essa vivência, contate: versus2015.1@hotmail.com.
AL - Arapiraca:
Alagoas estreia no VER-SUS Brasil oferecendo 30 vagas para viventes com inscrição de 08 a 14/12. A proposta do VER-SUS Alagoas visa auxiliar na formação, na ampliação do conhecimento nas problemáticas do Sistema Único de Saúde, facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes. O alojamento será na UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) e será necessário que os viventes tragam colchões ou colchonetes, Kit refeição (prato, talheres e copo) e kit de higiene pessoal.
Para mais detalhes, entre em contato com a comissão organizadora local pelo e-mail: versusalagoas@gmail.com.
Para realizar sua inscrição no VER-SUS, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus.