Notícia
Rede Unida apóia abaixo-assinado do CNS
A coordenação nacional da Rede Unida divulga nota de apoio ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) ao realizar abaixo-assinado pela manutenção integral do veto parcial, decidido pela Exma. Sra. Presidenta da República, Dilma Rousseff, por contrariedade ao interesse público, a Lei nº 12.842 de 11.07.2013, referente ao PL nº 268, de 2002 (n. 7.703/06 na Câmara dos Deputados), que "Dispõe sobre o exercício da Medicina". A mobilização do CNS visa defender o livre exercício de todas as profissões da área da saúde, a não reserva de mercado ao profissional médico, o atendimento nos estabelecimentos privados de saúde e, especialmente, as políticas públicas do Sistema Único de Saúde.
Não deixe de assinar e divulgar!
http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/07jul_18_abaixo_assinado.html
1º Seminário de Formação de Pós-Graduação em Saúde
A Associação Nacional de Pós-Graduandos promove nos dias 23 e 24/07, em Recife, no Pernambuco, o 1º Seminário de Formação de Pós-Graduação em Saúde. O evento é uma parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e conta com o apoio da Associação Brasileira da Rede Unida. Com o tema “Formação de Pós-Graduação em Saúde e a Consolidação do SUS”, o Seminário debaterá as residências em saúde e residências médicas, educação permanente em saúde, o financiamento brasileiro para educação, ciência e tecnologia em saúde, entre outros assuntos.
Confira a programação completa e saiba com se inscrever em http://www.anpg.org.br/gera_noticia.php?codigo=1752&tipo=1
3º Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência
O Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), promove, de 1º a 7/7, o 3º Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência - “Ocupa 2x Nise/DioNisos”. O evento acontece ao longo de toda semana, das 9h às 17h, no Hotel&Spa da Loucura, localizado no Instituto Municipal Nise da Silveira, e na Cinelândia, no Centro do Rio. O objetivo é reunir educadores populares em saúde, artistas de rua, parceiros brincantes e todos aqueles interessados na temática para demonstrar o poder simbólico e cultural na produção política da saúde e abrir caminhos para a democracia por meio de soluções culturais, oficinas, assembleias, experimentos públicos, discursos inspiradores, música, dança e poesia. Participe!
Confira o vídeo de convocação produzido pelo Grupo Tá Na Rua, um dos parceiros do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, da SMS-Rio, em http://www.youtube.com/watch?v=Y3M7UeazALM&feature=youtu.be
Inscrições para mestrado em Saúde Coletiva da UFRGS vão até 20/06
Está aberto até 20/06, o prazo de inscrição para o curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Serão aceitos candidatos diplomados em cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura), devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou que apresentem comprovante de colação de grau até a data limite da matrícula. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas acerca das seguintes áreas de concentração: Política, Sistemas e Análise de Situação de Saúde, e Saúde, Educação e Sociedade.
Confira o edital completo em http://www.ufrgs.br/ppgcol
Nota Oficial
Durante o Encontro Regional Nordeste, entre os dias 23 e 25/5, os membros da Rede Unida debateram a necessidade de ampliar a oferta de profissionais de saúde em diversas localidades do Brasil e sobre a entrada de estrangeiros para garantir a melhoria da qualidade do acesso ao Sistema de Saúde. Em nota oficial, a coordenação nacional da Rede divulga o encaminhamento da planária final. “A oferta de uma rede de saúde de qualidade não é dádiva e nem é benesse; é direito de cidadania definido na Constituição Brasileira, assim precisam ser buscadas todas as formas sustentáveis de construir sua efetividade!”
Leia o documento na íntegra.
Debate: “médicos estrangeiros para o Brasil não pode ser um tabu”
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, publicou no jornal Folha de São Paulo um artigo para debater com a sociedade a entrada de médicos estrangeiros no Brasil. No artigo, o ministro fala sobre o baixo índice de médicos no País, sobre as alternativas para a validação de diplomas e de ações como o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).
Rede lança espaço virtual para Encontros Regionais
Mais uma vez os membros da Rede Unida preparam as malas para percorrer as cinco regiões do Brasil a fim de debater a formação profissional e a educação permanente em saúde, e construir coletivamente a programação de seu 11º Congresso Internacional, previsto para abril de 2014. Para operacionalizar os Encontros, a coordenação nacional da Rede criou um espaço virtual exclusivo para inscrições, submissão de trabalhos e informes sobre os eventos. Acesse e confira! http://www.redeunida.org.br/congresso2014/regional
Os Encontros Regionais acontecerão ao longo de 2013 nas cidades de Teresina (PI), Manaus (AM), Inhotim (MG), Campo Grande (MS) e Londrina (PR), cobrindo as cinco regiões do país e se conformando como um grande congresso descentralizado.
A novidade dos regionais para esta edição é que os participantes poderão submeter trabalhos às comissões científicas locais. A iniciativa se tornou viável após a criação das Seções Regionais da Rede Unida, no último congresso - permitindo que a Rede ganhasse maior capilaridade no território nacional.
Serviço:
Encontro Regional Nordeste
23 a 25 de Maio, em Teresina (PI)
Encontro Regional Centro-Oeste
Final de julho, em Campo Grande (MS) – a confirmar.
Encontro Regional Norte
11 a 13 de setembro, em Manaus (AM)
Encontro Regional Sudeste
No mês de agosto, em Inhotim (MG)
Encontro Regional Sul
Final de outubro, em Londrina (PR)
Educação Permanente em Saúde na pauta
|
Sistema Único de Saúde em perspectiva
A Rede Unida participará da sexta edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com o grupo temático “Políticas Públicas de Educação e de Saúde: Diversas Práticas diferentes Sujeitos – O SUS em Perspectiva”. O evento será entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na capital carioca. Os interessados devem ficar atentos ao prazo final de envio de trabalho que termina dia 16 de abril.
Saiba mais sobre o evento em: http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/gt/ementa_gt.php
Leia a ementa do grupo temático.
35. Políticas Públicas de Educação e de Saúde: Diversas Práticas diferentes Sujeitos – O SUS em Perspectiva
O tema contempla o debate contemporâneo sobre a educação/ensino de profissionais da saúde no Brasil, no qual a construção de novas práticas acadêmicas e a internalização de novas posturas profissionais é objeto das políticas de educação e saúde, com êxito apenas parcial. Pretende-se problematizar diversas práticas (estratégias/dispositivos) de ensino e de educação no campo da saúde, produzindo um debate que permita compreender/dimensionar avanços em direção à desconstrução da fragmentação do conhecimento e do trabalho em saúde, do individualismo social e da naturalização da saúde ainda presentes na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, discutir a contribuição destas práticas e políticas para o protagonismo estudantil, do trabalho em equipe e da multiprofissionalidade, tendo em vista a construção de outro habitus profissional, fundamentado no conceito ampliado de saúde, na produção de integralidade e na responsabilidade pública/educação cívica de profissionais da saúde.
Coordenadores:
Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla - UFRGS
Profª Dra. Izabella Barison Matos - UFRGS
Profª Drª Luiza Helena Dalpiaz - Centro Universitário Metodista/IPA Porto Alegre RS
Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013
Obesidade e saúde ocular. Esses são os temas da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, lançada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação, no 11/03, em Brasília. Cerca de 14 milhões de estudantes serão avaliados por profissionais de saúde que farão visitas às escolas para realizar testes que ajudam a identificar problemas relacionados a esses dois temas principais, como avaliação antropométrica e triagem de acuidade visual. Além de avaliar a situação vacinal e saúde bucal dos estudantes, os profissionais também irão passar orientações sobre alimentação saudável, estímulo a práticas corporais e atividades físicas. O objetivo desta mobilização é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do estudante.
Para auxiliar as escolas na organização das atividades, foi elaborado um guia com sugestões para todos os temas a serem abordados, não apenas durante a Semana Saúde na Escola, mas também ao longo do ano letivo. Além de ações voltadas à obesidade e saúde ocular, o guia contém informações direcionadas à promoção da cultura da paz e prevenção da violência, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, crack e outras drogas, além da educação sexual.
Acesse o guia em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/GUIA_DE_SUGESTOES_DE_ATIVIDADES_SSE_2013.pdf