Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia

Notícia

Rede Unida discute agenda estratégica

by Igor Cruz last modified 10/09/2012 13:10
Encontro focou na articulação de ações e vivências em saúde para os próximos dois anos
Rede Unida discute agenda estratégica

Oficina Rede Unida

 

Uma oficina reuniu, em Porto Alegre, o núcleo ampliado da coordenação nacional da Rede Unida e as coordenações dos eixos temáticos e seções regionais para pensar a agenda estratégica para a gestão 2012-2014. O encontro planejou ações de mobilização para ampliar e estimular as redes de colaboração, as atuais políticas de educação e saúde e as perspectivas para a realização do 11° Congresso Internacional da Rede Unida (previsto para 2014) e os encontros regionais em 2013.

O coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, pontuou que a reestruturação e o fortalecimento da entidade, consolidados nos três últimos congressos, colocaram a Rede como uma importante interlocutora nas discussões das políticas de educação para a saúde. Além disso, destacou que o desafio para a nova gestão é de ampliar os debates sobre as políticas de saúde, incluindo novos espaços, como as seções regionais, o Departamento de Articulação Internacional e o de  Residências Multiprofissionais em Saúde.

Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos (Educação, Participação, Gestão e Trabalho) para estabelecer propostas de ações políticas que necessitam ser discutidas e fomentadas como espaços permanentes de debate para resgatar políticas importantes para a saúde. A comissão do Fórum das Residências Multiprofissionais em Saúde se reuniu paralelamente para planejar ações de mobilização, em especial para o próximo encontro, durante o Congresso da Abrasco, em novembro.

A oficina contou com a participação do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que falou sobre os desafios para a formação, gestão e participação social, indicando a necessidade de pautar ações mais efetivas para ampliar a atuação do SUS como regulador de mercado dos insumos de saúde. Além disso, o secretário falou sobre o fortalecimento das redes, dos espaços de representação política e do enfrentamento às barreiras corporativas que imobilizam ações mais ampliadas de saúde.

O Diretor de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, também participou da oficina, quando falou sobre os desafios para implementar as ações de educação permanente em todo o país e também sobre estratégias para fortalecer as iniciativas locais para ampliar os espaços das residências e de formação para o SUS.

Ao final dos dois dias, o grupo propôs um plano de trabalho para os próximos dois anos. Em relação aos encontros regionais, serão definidos temas problemtizadores que promovam a articulação entre os eixos temáticos, com o objetivo de destacar os focos mais relevantes de acordo com o contexto local. Também foi proposto o envolvimento de diversos atores para favorecer múltiplas experiências.

Como proposta de um tema inicial para nortear os encontros regionais, foi sugerido "Produção do cuidado e da Integralidade na gestão do trabalho, da educação e da participação popular". Na avaliação geral, retomar um espaço acolhedor para a discussão de políticas comuns aos atores da Rede foi sinalizada como uma conquista importante dessa nova fase, em que a Rede está mais consolidada e com fôlego para enfrentar novos desafios coletivos em nome da saúde.

Confira a galeria de fotos do evento

Portal Saúde de Mato Grosso do Sul

by Igor Cruz last modified 24/08/2012 14:55
Além de informações sobre programas, projetos, cursos e editais, interessados terão acesso à artigos, capítulos de livro, objetos educacionais, entre outros

 

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fiocruz Mato Grosso do Sul acabam de lançar o Portal Saúde de Mato Grosso do Sul. Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Educacionais da Faculdade de Computação da UFMS, o Portal se configura como um elemento importante na disseminação de informações em saúde e na formação de profissionais da área da saúde de Mato Grosso do Sul ao ampliar o acesso a programas, projetos, cursos e editais na área da saúde. Além disso, quem acessar o novo espaço virtual encontrará artigos, capítulos de livro, livros, objetos educacionais, relatórios técnicos e galeria de fotos e videos sobre a formação e a educação permanente de gestores, profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes, conselheiros de saúde.

Acesse o Portal Saúde de Mato Grosso do Sul em http://www.portalsaude.ufms.br/

 

22º Fórum de Ensino e 3º Cong. da Fisioterapia na Saúde Coletiva

by Igor Cruz last modified 24/08/2012 14:56
Formação e educação permanente, atenção à saúde, gestão e participação, e controle social, são os principais temas a serem debatidos

 

Estão abertas as inscrições para o 22º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e 3º Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva, que acontecem de 12 a 15/09, em Brasília. Os eventos estão estruturados em quatro eixos: Formação e educação permanente, Atenção integral à saúde, Gestão e Participação, e Controle social. O objetivo é debater os desafios atuais para a atenção integral à saúde, as redes de atenção à saúde, o SUS como escola, o acesso à atenção fisioterapêutica no Brasil, a avaliação do estudante, as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, a gestão em saúde, a formação docente e o fisioterapeuta frente às atuais políticas sociais, de educação e da saúde.

Os interessados devem realizar a inscrição em http://www.abenfisio.com.br/forum2012/inscricoes.html

Pós-graduação stricto sensu na Fiocruz

by Igor Cruz last modified 15/08/2012 12:38
Escola Nacional de Saúde Publica abre inscrições para programas de mestrado e doutorado 2013
Pós-graduação stricto sensu na Fiocruz

Fiocruz

 

Estão abertas até 24/08 as inscrições para a seleção pública dos programas de pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), da Fiocruz. Os interessados devem conferir atentamente as referências bibliográficas nas páginas dos cursos de cada programa de pós graduação. As inscrições devem ser realizadas em http://www.sigass.fiocruz.br/publico.do;jsessionid=8A530955AE9F8FFBFADD47ABE6DAAE99

Saiba mais sobre os programas em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30778

Observatórios em parceria

by Igor Cruz last modified 13/08/2012 18:30
Experiência do Obs. Baiano de Regionalização do SUS Bahia servirá de inspiração para iniciativa em âmbito nacional por meio do Otics
Observatórios em parceria

Salvador, Bahia

 

Potencializar a troca de experiências e tecnologias para o fortalecimento da gestão regionalizada no Sistema único de Saúde. Esse é o objetivo da parceria entre o Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços e Sistemas de Saúde (Otics) e o Observatório Baiano de Regionalização do SUS. A intenção é que o conjunto de ferramentas e tecnologias adotadas na experiência baiana sirva de inspiração para uma iniciativa em âmbito nacional, por meio do Otics, e dê subsídios necessários para a tomada de decisões dos gestores dos sistemas de saúde municipais e estaduais.

Sob coordenação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o observatório baiano trabalha com um “conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem a produção, tratamento, análise, disseminação e uso de informações e conhecimentos sobre aspectos administrativos, técnicos e político-organizacionais dos sistemas de saúde municipais e estadual local”.

A experiência estadual tem objetivos semelhantes aos do Otics e esse foi um dos pontos que potencializaram a parceria. Hoje, além de apoiar no processo de gestão regionalizada, o Observatório baiano ajuda no processo de avaliação em saúde, o que possibilita a produção de soluções tecnológicas que auxiliam na organização das redes regionalizadas de saúde.

A experiência realizada na Bahia já foi apresentada em eventos na Suíça, México e Portugal, além de congressos da Abrasco e, recentemente, no 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Também foi premiada no Congresso da Associação Paulista em Saúde Pública em 2009. Além disso, um artigo sobre o assunto foi publicado na revista do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) e outro já está publicado na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, da Fiocruz.

Leia o artigo na revista do nº 39 do Cosems/RJ em

http://www.cosemsrj.org.br/revista_online.html

Rede Unida divulga nota de pesar

by Rafael Cavadas last modified 13/08/2012 16:28
Ética e militância no SUS marcam a trajetória da médica pediatra Conceição Benigno
Rede Unida divulga nota de pesar

Conceição Benigno

 

A Associação Brasileira da Rede Unida comunica, com extremo pesar, o falecimento da médica pediatra Maria Conceição Benigno Magalhães, Diretora de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada, ocorrido na última sexta-feira, 10/08/2012, em Salvador/BA. Além da Rede Unida, Conceição Benigno mantinha vínculos com o Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics), coordenando o Observatório Baiano de Regionalização. Dirigente de serviços e redes na saúde pública, Conceição contribuiu com o campo da Saúde Coletiva com produções teóricas por meio de artigos publicados em diversos periódicos e trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais, inclusive nos últimos Congressos da Rede Unida, nos temas da regionalização de sistemas, regulação de ações e serviços, controle e avaliação, entre outros.

Conceição Benigno fez mestrado profissional no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, tendo defendido com aprovação, em 2010, a dissertação “Comissões de Regulação, Controle e Avaliação dos Leitos Hospitalares em uma Capital do Nordeste”. Nos agradecimentos da sua dissertação, disponível no repositório digital da UFBA (http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3650), uma amostra do seu compromisso ético com a saúde e com o cuidado. Dizia ela que dedicava a dissertação aos usuários do SUS, que “no momento de maior fragilidade de suas vidas” nem sempre encontram leitos para um cuidado digno e humanizado. Além disso, dedicava o trabalho também aos profissionais do SUS que ainda sentem indignação e tentam mudar isso. Mais do que um padrão elevado de ética para com o trabalho, a dissertação dá evidências da sua capacidade de gerir o trabalho de forma participativa e construtiva, envolvendo os sujeitos participantes de forma intensa. O respeito aos colegas de trabalho e o exercício de autoridade com grande suavidade e participação estão entre as marcas que Conceição construiu na sua vida profissional.

Lastimar a perda física de Conceição Benigno e das contribuições para o SUS e para o campo da Saúde Coletiva não esgota, por certo, a dor e a saudades que sua partida produz em amigos, familiares, em particular seu esposo e seus dois filhos, e colegas de trabalho. Mas permite expressar o pesar e a solidariedade com essa enorme rede de afetos e produções que ela produziu na sua vida. Também a certeza que seu sorriso, sua suavidade, sua militância e sua ética de defesa do SUS e da saúde das pessoas e coletividades permanecerão conosco.

Dois novos departamentos na Rede Unida

by Igor Cruz last modified 02/08/2012 14:14
Em reunião, membros da Rede aprovam departamentos, uma editora e agendam oficina de articulação
Dois novos departamentos na Rede Unida

Reunião da Rede Unida

 

Os membros da Associação Brasileira da Rede Unida se reuniram durante o IV Seminário Internacional de Atenção Básica, organizado pelo Ministério da Saúde, dia 30/7, no Rio de Janeiro, para aprovar a criação do Departamento de Residências e do Departamento de Articulação Internacional, acolhendo as moções encaminhadas no encerramento do 10oCongresso Internacional da Rede Unida.

Enquanto o Departamento de Residências visa estimular o debate sobre o papel das residências multiprofissionais na Saúde, inclusive no que diz respeito aos fóruns e instâncias de decisão sobre o assunto; o departamento de articulação internacional visa fortalecer espaços de diálogo para além das fronteiras nacionais, com países da América Latina, Europa e África.

Além dos dois novos departamentos, a coordenação também criou uma  editora para estimular a publicação de textos sobre educação permanente e formação profissional em saúde; e agendou uma oficina de articulação da coordenação, prevista para setembro de 2012. Na ocasião, os membros também trocaram informes sobre o projeto VER-SUS, o Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde (FNEPAS), a prestação de contas do último congresso, entre outros temas.

Confiras as fotos do VI Seminário de Atenção Básica em http://www.redeunida.org.br/sala-de-imprensa/fotos-e-videos/fotos/vi-sem.-int.-de-atencao-basica

Coordenação da Rede se reúne no Rio de Janeiro

by Igor Cruz last modified 02/08/2012 12:15
Encontro acontecerá dia 30/07, às 18h, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Coordenação da Rede se reúne no Rio de Janeiro

Coordenação nacional Rede Unida

 

A coordenação nacional da Associação Brasileira da Rede Unida estará reunida no dia 30/07, durante o VI Seminário Internacional de Atenção Básica que acontece, no Rio de Janeiro, até 1º de agosto. O 11º Congresso, confirmado para Fortaleza; a realização das experiências do VER-SUS Brasil 2012; as Seções Regionais e os Eixos Estratégicos serão alguns pontos da pauta. A reunião acontecerá no Hotel Windsor Barra, sala 10, 1º andar e está marcada para começar às 18h.

Confira a pauta da reunião:

1. Informes:

a) Reestruturação da Secretaria Executiva;

b) Participação no GT de Residências do CNS;

c) Participação no FNEPAS;

d) Preparação do 11 Congresso da Rede;

e) VER-SUS Brasil 2012;

f) Outros informes.

2. Relato da prestação de contas do 10 Congresso;

3. Implementação dos Departamentos de Residências e Articulação Internacional;

4. Planejamento das atividades de organização das publicações da Rede Unida;

5. Planejamento das Seções Regionais e dos Eixos Estratégicos;

6. Planejamento dos Encontros Regionais de 2013;

7. Assuntos Gerais.

VI Seminário Internacional de Atenção Básica

by Igor Cruz last modified 30/07/2012 11:58
Evento acontece de 29/7 a 1/08 e terá como tema “Universalização com Qualidade”
VI Seminário Internacional de Atenção Básica

Atenção Básica

 

De 29/7 a 1/08 acontece, no Rio de Janeiro, o VI Seminário Internacional de Atenção Básica, um evento promovido pelo Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Com o tema “Universalização com Qualidade”, o seminário debaterá a construção de ações de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica para o desenvolvimento de padrões de qualidade comparáveis nacional e internacionalmente que permitam maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde e a construção de Redes de Atenção a Saúde.

Durante os quatro dias, gestores, administradores de sistemas e serviços de saúde, pesquisadores e representantes de agências de cooperação internacional, terão a oportunidade de contribuir para a produção de novas tecnologias para a gestão e, para além disso, compartilhar experiências de boas práticas na organização do cuidado nos Sistemas de Saúde, principalmente no que diz respeito à ampliação e melhoria da qualidade da Atenção Básica em Saúde.

Confira a programação completa do evento em http://dab.saude.gov.br/sistemas/6seminariointernacional/programacao.php

Serviço:

VI Seminário Internacional de Atenção Básica

Data: 29 de julho a 1 de agosto

Local: Windsor Barra Hotel

Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Mais informações em http://dab.saude.gov.br/sistemas/6seminariointernacional/

VI Jornada Nacional de Economia da Saúde

by Igor Cruz last modified 26/07/2012 12:17
Submissão de trabalhos vai até 28/7. Evento tem como tema “Eficiência e Equidade da Saúde”
VI Jornada Nacional de Economia da Saúde

VI Jornada de Economia da Saúde

 

Está aberto até 28/7 o prazo para a submissão de trabalhos para a VI Jornada Nacional de Economia da Saúde, que acontece de 17 a 19/10, em Brasília. Com o tema “Eficiência e Equidade nos sistemas de saúde”, o evento tem o objetivo de debater os riscos colocados pela crise aos sistemas de proteção social; a interação público-privado na saúde; os desafios postos à gestão do SUS para assegurar a equidade e a integralidade da atenção; e a avaliação do desempenho do sistema.

Os trabalhos estarão distribuídos em quatro eixos temáticos, como: Financiamento dos Sistemas de Saúde; Gestão e Regulação em Saúde; Avaliação de Sistemas, Políticas, Serviços e Produtos em Saúde; e Saúde e Desenvolvimento. Neste sentido, oito trabalhos de cada eixo serão selecionados para apresentação oral e até 30 trabalhos para apresentação em pôster.http://www.abresbrasil.org.br/abres2012/inscricao-trabalhos.asp

Filed under:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031