Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia

Notícia

Atendimento em tempo adequado será obsessão da nova gestão na Saúde

por Rafael Cavadas última modificação 14/01/2011 16:03
Em seu primeiro discurso como ministro da Saúde, Alexandre Padilha defendeu que a Saúde ocupe lugar no centro da agenda de desenvolvimento do País
Atendimento em tempo adequado será obsessão da nova gestão na Saúde

Novo ministro da Saúde discursa durante transmissão de cargo


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em seu discurso de posse disse que uma das suas prioridades de gestão será garantir o atendimento de qualidade à população e em tempo adequado para o tratamento do paciente. Na cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (3) a um público de ministros, ex-ministros, parlamentares, autoridades do setor, servidores e familiares, Padilha também reforçou que trabalhará na promoção da saúde e na prevenção de doenças, itens que compõe os pontos para a saúde determinados pela presidenta Dilma Rousseff. (Confira aqui o áudio da cerimônia de transmissão do cargo)

“A grande reclamação das pessoas é exatamente o não acesso, a demora, a espera. Tenho como ministro da Saúde uma obsessão: colocar no centro do planejamento das ações em Saúde neste País um esforço de perseguir a garantia do acolhimento de qualidade em tempo adequado às necessidades das pessoas”, afirmou o ministro Padilha, durante a cerimônia em que recebeu formalmente o comando do Ministério pelas mãos de seu antecessor, José Gomes Temporão.

Padilha propôs a definição de um indicador nacional sobre a qualidade do acesso aos serviços de saúde e a definição de um mapa nacional das necessidades em saúde, que auxiliasse o monitoramento da situação em todo o País.

O novo gestor do Ministério da Saúde convocou ainda sua equipe, secretários municipais e estaduais, prefeitos, governadores e sociedade “Nós temos plena consciência da importância do SUS, mas temos o sentimento de que a Saúde não está no centro da agenda de desenvolvimento deste País. Este é um desafio para todos nós”.

Na avaliação do ministro Padilha, a própria presidente da República, Dilma Rousseff, já deu demonstrações claras de que a Saúde será uma prioridade do governo federal ao incluir em seu discurso de posse a consolidação do Sistema Único de Saúde como prioridade.

Ao novo ministro da Saúde, a presidente da República fez quatro pedidos formais. O primeiro deles é uma atenção à Saúde da Mulher e da Criança, o que inclui a constituição da Rede Cegonha - que leva em conta os cuidados desde a gestação até os primeiros anos de vida da criança – e um esforço de prevenção, reabilitação e cuidado relacionado ao câncer de mama e de colo de útero.

A presidente Dilma Rousseff incumbiu o ministro Padilha ainda de oferecer por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, além de um cuidado prioritário em relação à implantação de UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas) em todo o Brasil, sem deixar de lado a importância da formação e fixação de profissionais.

“Implantar UPAs sem perder a dimensão da promoção da saúde e da atenção atenção primária. Implantar UPAs não significa um descompromisso com o esforço da promoção da saúde, nem negligenciar ou abandonar equipamentos de saúde que estados e municípios já tenham”, disse o ministro Alexandre Padilha.

Um esforço nacional de mobilização contra a dengue, assim como o enfrentamento ao crack também estarão em evidência na pauta da nova equipe que compõe o Ministério da Saúde. “Esse não é um desafio só da área da Saúde, envolve outros segmentos. Mas se a Saúde não liderar, não protagonizar as ações de prevenção, de tratamento, de reabilitação, reinserção social, vamos perder a oportunidade de interromper o avanço desse problema”, afirmou o ministro.

O NOVO MINISTRO DA SAÚDE – Médico infectologista formado pela Unicamp, com especialização pela USP, Padilha coordenou o Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Numetrop/USP), entre 2000 e 2004, período que foi também coordenador de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará, realizado em parceria com a OPAS e o Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde. Ainda em 2004, assumiu o cargo de diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Nomeado ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em setembro de 2009, Alexandre Padilha já atuava na coordenação política do governo Lula desde agosto de 2005, quando ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), a qual chefiou entre janeiro de 2007 e a posse como ministro.
Membro do PT, Alexandre Padilha integrou a coordenação das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (1989 e 1994) e de Dilma Roussef (2010).

Fonte: Ministério da Saúde

Rede se prepara para realizar 10º Congresso, em 2012

por Rafael Cavadas última modificação 14/01/2011 16:04
Já em 2011, estão previstas etapas preparatórias nas cinco regiões do País
Rede se prepara para realizar 10º Congresso, em 2012

Cristo Redentor e Pão de Açucar (foto - Pedro Kirilos)


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro será a responsável pela organização da 10ª edição do Congresso da Rede Unida, prevista para meados de 2012, na capital carioca. Para estimular a participação de professores, alunos, pesquisadores, gestores e, principalmente, profissionais de saúde no congresso, a organização elaborou atividades preparatórias que irão acontecer nas cinco regiões do País (sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste) ao longo de 2011. Com o tema: trabalho, educação e cidadania, o congresso contará ainda com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Fundação Oswaldo Cruz, que integram a comissão organizadora. A edição anterior do congresso contou com cerca de três mil inscritos e mais de 1.400 trabalhos, além de fóruns, mostras de vídeos, atividades culturais, rodas de conversa e távolas. O atual ministro da saúde, Alexandre Padilha, então ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, compareceu à cerimonia de encerramento do evento, quando foi homenageado por membros da Rede Unida.

Em breve, o site da Rede Unida divulgará novas notícias e calendário de atividades. Não deixe de acompanhar!

Observatório anuncia primeiro concurso de vídeos em saúde

por Rafael Cavadas última modificação 14/01/2011 16:04
“Minha Clínica, meu olhar” premiará as melhores produções sobre as Clínicas da Família


Está previsto para o final de janeiro de 2011 o lançamento do edital para o 1º Concurso de Vídeos em Saúde – OTICS. O concurso é uma iniciativa do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), e visa estreitar laços entre a população e o Programa Saúde Presente, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro, ao convocar profissionais de saúde e a população para produzir vídeos sobre o tema “Minha Clínica, meu olhar”.  Além disso, o concurso é uma forma de contribuir para a democratização da comunicação ao favorecer que profissionais de saúde e a população em geral produzam e divulguem suas reflexões sobre a saúde, abrangendo questões e inquietações, processos e objetos, sujeitos envolvidos, expectativas e interesses.

Dividido em duas categorias: (i) profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro e (ii) sociedade em geral; o concurso premiará as seis melhores produções em vídeo (três em cada categoria). Os vídeos devem ter duração de no mínimo um e no máximo cinco minutos, e devem ser produzidos em formato digital.

Para estimular a participação de todos os atores da sociedade, a comissão organizadora do concurso aceitará vídeos produzidos com câmeras de celular e câmeras fotográficas digitais. Vale lembrar que as inscrições serão aceitas somente pela Internet, sem cobrança de taxa de inscrição. Além dos prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria, os vídeos vencedores serão veiculados em TV’s Públicas e Comunitárias, e farão parte do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Repositório OTICS.

Supervisores

por Igor Cruz última modificação 23/08/2013 14:21

PDF document icon EDITAL SUPERVISORES- AE_PMAQ.pdf — PDF document, 354 kB (363453 bytes)

Avaliadores

por Igor Cruz última modificação 23/08/2013 14:21

PDF document icon EDITAL AVALIADORES- AE_PMAQ.pdf — PDF document, 238 kB (244516 bytes)

Chama mestrado Poli 2014

por Igor Cruz última modificação 10/10/2013 15:45

PDF document icon chamada_mestrado2014.pdf — PDF document, 91 kB (93201 bytes)

Mostra Fotográfica Norte

por Rafael Cavadas última modificação 30/06/2015 14:25
Mostra Fotográfica do Encontro Regional Norte

PDF document icon EDITAL PARA A MOSTRA FOTOGRAFIA HISTÓRIA E MEMÓRIA EM SAÚDE DOS TERRITÓRIOS DE VIDA.pdf — PDF document, 315 kB (322657 bytes)

Educação do lugar: saúde mental e pedagogias da cidade

por Igor Cruz última modificação 18/04/2011 22:27
Porto Alegre: a nossa cidade e a saúde mental coletiva

PDF document icon Artigo-Cristina-Ricardo[1].pdf — PDF document, 154 kB (158707 bytes)

Portaria Interministerial nº1077, de 12 de novembro de 2009

por Igor Cruz última modificação 18/04/2011 22:27
Portaria Interministerial que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde

PDF document icon port_interm1077[1].pdf — PDF document, 253 kB (260086 bytes)

registrado em:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031