Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
  • Pirarucu em postas - Belém (PA)
  • Renda - Maceió (AL)
  • Queda d` água - Chapada dos Guimarães (MT)
  • Comida mineira - Belo Horizonte (MG)
  • Trem da Serra do Mar - Curitiba (PR)
Você está aqui: Página Inicial / 11º Congresso / Regionais / Notícias / Começa Encontro Centro-Oeste

Começa Encontro Centro-Oeste

por Igor Cruz última modificação 22/07/2013 15:01
Com mais de 500 participantes, 100 trabalhos aprovados e 10 oficinas temáticas, evento irá alavancar reflexões sobre educação permanente, formação e ampliação da oferta de profissionais da saúde

 

Cerca de 500 participantes estiveram presentes na seção de abertura do Encontro Regional Centro-Oeste, realizada no dia 22/07, no auditório da  Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). O evento acontece até terça-feira (23/07) e reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores, gestores, representantes de movimentos sociais e populares, e profissionais de saúde da região Centro-Oeste para colher contribuições para a programação do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para abril de 2014, em Fortaleza (CE). Nos dois dias de atividade, serão realizadas rodas de conversa, apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência, painéis e mesas de debate sobre o tema “ A formação dos profissionais em saúde e os desafios da integração Ensino/Trabalho/Comunidade”.

A coordenadora da Seção Regional Centro-Oeste da Rede Unida e organizadora do evento, Vera Lúcia Kadjaoglanian, deu as boas vindas aos participantes e a Coordenação Nacional da Rede, agradecendo pela participação expressiva da plateia, pelo número de trabalhos submetidos e avaliados (cerca de 110 trabalhos) e pelas 10 oficinas temáticas que acontecem no dia 23/07. Em sua fala, Vera destacou a Educação Permanente como eixo central do evento, mas que este também é o espaço para discutir a avaliação dos cursos nos níveis da graduação e pós-graduação, e as políticas nacionais para os trabalhadores de saúde como temas bastante importantes.

O coordenador da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, que apoiou a construção do evento, lembrou do momento político importante para a Saúde, quando diferentes entidades reagiram de maneira negativa ao lançamento do Programa do Ministério da Saúde “Mais Médicos”. Rivaldo evitou polemizar sobre as opiniões pessoais para esta questão, mas foi enfático ao defender que “a Saúde é coisa muito complexa para ser tratada por uma ou duas categorias de profissionais de saúde”. Além disso, o coordenador da Fiocruz ponderou que independente dos desfechos, o importante é não perder o carinho e o respeito por todos os profissionais que compõem uma equipe multiprofissional, evitando qualquer tipo de fragmentação.

O professor Carlos Alberto Tavares, representando o reitor da UCDB, também participou da mesa de abertura e agradeceu a iniciativa da Rede Unida de propor uma oportuna discussão que colabora para a formação de recursos humanos na Saúde. Representando o Secretário de Estado de Saúde, Mariza Pereira Santos enalteceu o espaço da Rede Unida como um espaço de “oxigenação da saúde” (lembrando a fala do professor Emerson Merhy), capaz de alavancar reflexões e inovações que valorizem a vida.

Para encerrar a cerimônia de abertura, o coordenador nacional da Associação Brasileira da Rede Unida, Alcindo Ferla, leu uma nota dos membros da Rede em favor da ampliação da oferta de profissionais da saúde em diferentes localidades do Brasil (Leia a Nota Oficial). O coordenador também destacou a relevância dos encontros regionais por trazerem as particularidades de cada região para dentro da programação do Congresso Internacional. E ainda agradeceu a participação ativa do Centro-Oeste nas atividades da Rede Unida, inclusive com destaque para os “versusianos” após a retomada do Projeto VER-SUS.

Insert Alt Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930