Destaques
12º Congresso terá “Vivências nos Territórios” do Mato Grosso do Sul
A comissão organizadora do 12º Congresso Internacional da Rede Unida preparou mais uma surpresa para os participantes do evento. Os congressistas terão a oportunidade de participar de diversos momentos de integração com a sociedade Sul-mato-grossense por meio de visitas a assentamentos, quilombos, cooperativas, comunidades indígenas, unidades de saúde, entre outros locais. As “Vivências nos Territórios” têm o objetivo de aproximar os participantes da realidade de saúde de grupos populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade e que desenvolvem ações de promoção e prevenção em saúde na região.
O 12º Congresso disponibilizará o translado (ida e volta) de todas as vivências, e cada atividade contará com o apoio de um facilitador e de um monitor. Cada grupo de vivência terá a oportunidade de compartilhar um resumo da experiência na sessão de encerramento do Congresso, que acontecerá no dia 24/03.
As inscrições para as “Vivências nos Territórios” poderão ser realizadas no balcão geral de inscrições durante todos os dias de evento. Mas fique atento, pois as vagas são limitadas!
Confira a lista de “Vivências nos Territórios”
E você, já fez sua inscrição para o 12º Congresso Internacional da Rede Unida? Acesse a tabela de valores em: www.redeunida.org.br/congresso2016/inscricao
Editora Rede Unida lança livro sobre a avaliação em saúde no Brasil
Mais uma publicação acaba de ser lançada pela Editora Rede Unida. “Práticas de avaliação em saúde no Brasil – diálogos”, que integra a Série Atenção Básica e Educação na Saúde, contribui para o debate acerca das interfaces entre os campos científico e burocrático na constituição do espaço social da avaliação em saúde no Brasil e das discussões de questões da avaliação com base empírica constituída pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Organizado por Marco Akerman e Juarez Furtado, o livro está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH.
Últimos dias de votação para a Mostra Fotográfica do 12º Congresso
Está aberto até 20/02, o prazo para a votação da Mostra Fotográfica do 12º Congresso Internacional da Rede Unida. As seis fotografias mais votadas de cada eixo temático estarão expostas durante o Congresso, que acontece de 21 a 24 de março de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Nesta edição, a Mostra conta com 104 fotografias distribuídas pelos seguintes eixos temáticos:
- História da Rede Unida;
- Vivências dos Trabalhadores do SUS;
- Os olhares sobre a avaliação em saúde no SUS;
- Vivências do movimento estudantil no SUS; e
- Participação popular no SUS.
Para votar, além de estar inscrito no 12º Congresso, basta acessar o endereço www.redeunida.org.br/congresso2016/mostra-fotografica, selecionar o eixo temático e conferir pontuação de 1 a 5 pontos para cada fotografia.
Rotas Críticas VII confirmado no 12º Congresso da Rede Unida
A sétima edição do Seminário Internacional Rotas Críticas está confirmada para acontecer nos dias 23 e 24/03, durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, em Campo Grande (MS). Com o tema “Desigualdades de Gênero”, o seminário tem o objetivo de garantir visibilidade às violências e vulnerabilidades decorrentes das desigualdades de gênero na sociedade.
A conferência de abertura do Seminário será com a Dra. Montserrat Sagot, professora da Universidade da Costa Rica e especialista em Sociologia de Gênero. Além disso, a programação do evento contará com palestras, mesas redondas, rodas de conversa e apresentação de trabalhos sobre o tema.
Para participar do Seminário, basta realizar sua inscrição no 12º Congresso Internacional da Rede Unida.
Nota da Associação Brasileira da Rede Unida
A Associação Brasileira da Rede Unida PARA diante da morte de um cidadão. Aqui, diante da morte de um guerreiro, militante generoso e incansável do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e de tantas outras causas em defesa da vida e da dignidade humana.
Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, membro do Conselho Regional (Minas e Bahia) e Federal de Psicologia em várias gestões, produziu relevantes contribuições para o campo das ciências humanas no Brasil e na América Latina, em especial para psicologia e para a área de Direitos Humanos. No Conselho Nacional de Saúde participou da Comissão Nacional de Saúde Mental como representante do FENTAS – Fórum Nacional de Trabalhadores de Saúde.
Em defesa de uma sociedade sem manicômios, contra a tortura, o tratamento cruel, degradante e tecnicamente condenável do modelo médico-custodial asilar vivido nos macros hospitais psiquiátricos, Marcus foi um dos fundadores e atores políticos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sendo reconhecida sua efetiva participação na formulação da Política Nacional de Saúde Mental e na reestruturação do modelo de atenção psicossocial.
Um inquietante e amoroso defensor de indivíduos e coletivos ultrajados em suas liberdades fundamentais, em seus direitos de cidadania, em suas condições de vida, lutando legítima e legalmente contra qualquer discriminação e expressão de tirania, perseguição ou crimes de direito.
Marcus jamais se calou diante de qualquer violação de respeito às pessoas, de intolerância à diversidade ou de maldade. Escolheu Matraga para acompanhar seu nome por afinidade ao personagem de Guimarães Rosa, que escancarava a violência e se transmutava diante da própria história. Pessoa forte, viva, audaz e amorosa.
A Associação Brasileira da Rede Unida declara sua profunda tristeza e sua perplexidade diante da banalização do mal, que faz parecer trivial um homicídio, e vem publicamente clamar ao poder público que reconstitua o valor da vida e cumpra o seu papel de proteger o direito de todos(as) de viver em liberdade e em segurança.
Marcus Vinícius de Oliveira Silva foi vítima de homicídio, circunstâncias que devem ser apuradas e devidamente esclarecidas pelas autoridades competentes.
Aos familiares e amigos nossa solidariedade e nosso carinhoso abraço.
Ao Marcus Vinícius
Nossos genuínos aplausos em reconhecimento e agradecimento ao seu percurso e obra. Seguiremos na luta, até que todos sejam livres!
Marcus Vinícius de Oliveira Silva: Presente
Hospedagem em Alojamentos: veja a lista de selecionados
A comissão organizadora do 12º Congresso Internacional da Rede Unida acaba de divulgar a lista de selecionados para a Hospedagem em Alojamentos. Ao todo, 202 vagas serão disponibilizadas para acomodar os participantes do evento que residem em outras cidades. Os alojamentos são:
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
- Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” e “Escola Técnica do SUS Prof.ª Ena de Araújo Galvão”
- Ginásio Poliesportivo Dom Bosco
Os selecionados receberão um e-mail da comissão organizadora (através dos e-mails cadastrados no site da Rede Unida) com as orientações para pagamento da taxa de inscrição. O não pagamento desta taxa na data estabelecida acarretará na substituição por outro candidato a hospedagem.
Vale lembrar que os candidatos foram selecionados de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
- Participante monitor;
- Participante com trabalho aprovado;
- Participante estudante de graduação;
- Participante representante de Movimento Social;
- Demais participantes inscritos.