Destaques
Editora lança “Ser, fazer, compor VER-SUS: rede de afetos e conhecimentos”
A Editora Rede Unida acaba de lançar o primeiro volume da edição temática sobre as vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) da série Cadernos de Saúde Coletiva. Intitulada como “Ser, fazer, compor VER-SUS: rede de afetos e conhecimentos”, a publicação traz relatos de experiências, poesias e ensaios visuais que abordam tópicos sobre a metodologias das vivências, a participação dos atores, as contribuições para a formação profissional, bem como temas que permeiam a construção do SUS a partir dos olhares dos versusianos.
Rede Unida apoia nota divulgada pela ABRAPSO
A Coordenação Nacional da Rede Unida apoia a Associação Brasileira de Psicologia Social que publicou uma nota de repúdio (publicada em 24/01) à violência contra os povos indígenas no Brasil e de apoio a uma maior inclusão das questões indígenas na atuação e formação em Psicologia Social.
Na nota, além de manifestar pesar e solidariedade aos pais da criança indígena Victor Pinto, da etnia Kainkang, assassinado em dezembro do ano passado, a associação entende que a questão indígena deve ser tratada como um dos temas prioritários na agenda de pesquisas e práticas psicossociais.
Nota de Repúdio à violência contra os povos indígenas
Nota de Repúdio à violência contra os povos indígenas no Brasil e de apoio a uma maior inclusão das questões indígenas na atuação e formação em Psicologia Social
A Associação Brasileira de Psicologia Social vem a público externar o repúdio ao assassinato da criança indígena Victor Pinto, da etnia Kainkang, ocorrido em 30 de dezembro de 2015. A criança foi morta, de modo cruel, com um corte no pescoço, enquanto era alimentada pela mãe que estava sentada na frente de uma rodoviária para comercialização dos produtos artesanais confeccionados pela etnia.
A ABRAPSO manifesta pesar e solidariedade aos pais de Victor e a toda a Aldeia Condá, localizada em Santa Catarina. Faz observar que a violência contra os povos indígenas, infelizmente, trata-se de uma constante nas diversas regiões do país, sendo visíveis os efeitos perversos que se expressam na forma de etnocídio, genocídio e nas discriminações cotidianas.
A ABRAPSO entende que a questão indígena deve ser tratada como um dos temas prioritários na agenda de pesquisas e práticas psicossociais, de maneira que a aproximação de psicólogos e psicólogas sociais com os povos originários seja intensificada não apenas no momento da dor e da indignação diante de um ato de violência, mas, também, no cotidiano da atuação e formação, sendo integrada, de modo interseccional, às pautas que, historicamente, vem constituindo a Psicologia Social.
Atenção! Últimos dias para inscrição de lançamentos no 12º Congresso
Encerra em 30/01, próximo sábado, o prazo de inscrição para lançamento de publicações durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Os autores e organizadores interessados em lançarem suas publicações no evento devem acessar o formulário online e preencher dados da publicação e sobre a dinâmica de lançamento. As propostas de recebidas serão analisadas e adequadas à programação do Congresso.
Acesse o formulário:
http://www.redeunida.org.br/congresso2016/inscricao/inscricao-lancamento-de-livros
“Sou Sanitarista, Sou SUS”
A vontade de trocar experiências e de colaborar na construção diária do Sistema Único de Saúde fez com que novos sanitaristas se mobilizassem para lançar, no dia 02/01, a campanha “Sou Sanitarista, Sou SUS”. Com a campanha, na internet, os sanitaristas visam mobilizar a sociedade e os diferentes órgãos públicos para o reconhecimento profissional e em defesa da Saúde do País.
Conheça o manifesto :
Mais que um dia para chamar de nosso
“Dia 02 de Janeiro de 2015, para alguns a euforia do réveillon já passou, para outros é hora de começar a cumprir as promessas, para centenas de recém-egressos dos cursos de Saúde Coletiva, hoje, é um dia para chamar de seu por ser o dia do Sanitarista. Para além de toda a alegria e simbolismo existente no se ter um dia dentre os 365 existentes, tê-lo ao lado do primeiro dia do ano, reconstrói a esperança das possibilidades em se construir as pontes necessárias entre o sonho e a realidade. Nesta data, mais do que felicitações e comemorações, é o dia que deve marcar a necessidade iminente de um amplo debate sobre o papel do Sanitarista em dias atuais.”
Por isso, nós, sanitaristas do Brasil, lançamos hoje, 02/01/2016, a Campanha “Sou Sanitarista, Sou SUS” para lutar pelo nosso reconhecimento profissional junto ao Estado Brasileiro, com o objetivo de colaborar com a construção do Sistema Único de Saúde. Mais do que um canal para troca de experiências, esta Campanha pretende ser um instrumento de construção coletiva que fortaleça a luta dos Bacharéis em Saúde Coletiva, dos pós-graduandos em Saúde Coletiva/Saúde Pública, além de buscar o apoio do conjunto dos trabalhadores, usuários e militantes do Sistema Único de Saúde que se identificam com a luta.
Simbolizando a abertura da Campanha, lançamos para a colaboração dos demais sanitaristas, a Carta dirigida ao Ministério do Trabalho e Emprego, solicitando uma resposta a respeito do processo encaminhado pelo Ministério da Saúde, em 01/10/2015, para criação/inclusão da CBO definitiva do Sanitarista. Afinal, atualmente, com a consolidação das graduações em saúde coletiva e a inserção dos egressos nos processos de trabalho dos serviços e sistemas de saúde em nosso país, faz-se necessária a criação de uma CBO definitiva e um amplo debate sobre a regulamentação e reconhecimento profissional.
Sabemos que temos muitas outras lutas além do que simboliza essa Carta. Queremos mais do que um dia para chamar de nosso, temos o “desejo do fortalecimento da atuação dos Sanitaristas nos Serviços de Saúde, o desejo pela expansão e qualificação das graduações em Saúde Coletiva, pela desprecarização dos vínculos de trabalho e pelo fortalecimento do SUS.” Que esta Campanha “não nos marque apenas no campo simbólico, mas que nos impulsione em aumentarmos nossa mobilização e reflexão sobre o papel dos Sanitaristas no SUS de hoje, na necessidade de Sanitaristas no serviço e que a produção do campo da Saúde Coletiva não seja restrita a guetos acadêmicos, mas seja explícita por onde se faz saúde de forma escancarada e visível.”
Outras informações no site http://sousanitarista.strikingly.com/ e na página do Facebook https://www.facebook.com/sousanitaristasousus/
Certificados do Encontro de Natal já disponíveis
A comissão organizadora do Encontro Regional Nordeste I acaba de disponibilizar o link para emissão de certificados dos participantes. Para ter acesso ao seu certificado, acesse o endereço, digite o nome completo e faça o download do seu certificado. O Encontro Regional Nordeste I aconteceu na cidade de Natal (RN), nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2015.
http://certificados.redeunida.org.br/regionais2015/nordeste1/
Aproveitamos a oportunidade para sugerir que visite a página oficial do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para março de 2016, em Campo Grande (MS).
Rede Unida lança 3ª edição da Revista Saúde em Redes
A Editora Rede Unida acaba de lançar a 3ª edição da Revista Saúde em Redes. Com periodicidade trimestral, a revista está organizada em plataforma online e de acesso livre. Além de 7 artigos originais sobre a participação do paciente na Educação Médica a partir da experiência do Reino Unida; o conhecimento dos profissionais de saúde sobre Influenza H1N1; a atenção à Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família; entre outros assuntos, esta edição traz um artigo de opinião em homenagem a psicóloga Maria Cristina Carvalho da Silva, importante militante da Reforma Psiquiátrica e do SUS.
Acesse a Revista