Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Rede Unida lança página para seu 11º Congresso Internacional

by Igor Cruz last modified 14/10/2013 11:04
Novo espaço virtual apoiará a proposição de atividades para o evento, inscrição e submissão de trabalhos, bem como a comunicação com os participantes
Rede Unida lança página para seu 11º Congresso Internacional

Irmãos Aniceto - Divulgação / Secretaria de Turismo do Ceará

 

A nova página de divulgação do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, lançada em setembro, durante o Encontro Regional Norte, em Manaus, é mais um meio para que participantes, comissões organizadora e científica, palestrantes e convidados conheçam e compartilhem informações sobre as atividades de preparação do evento. Nela estão disponíveis diferentes recursos para que todos possam propor oficinas, mostras e atividades culturais; acompanhar a construção da programação; submeter trabalhos acadêmicos e relatos de experiência; conhecer as categorias de premiação; e contribuir para mobilizar diferentes atores para ampliar a nossa discussão sobre Educação e Formação Profissional em Saúde em redes. A 11ª edição do congresso acontece de 10 a 13 de abril de 2014, no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza. Seja bem-vindo!

Dicas para participar do 11º Congresso Internacional da Rede Unida:

  • Torne-se membro da Rede Unida! É rápido, fácil e sem custos. Basta acessar o endereço redeunida.org.br e preencher o cadastro.
  • Ao se tornar membro da Rede Unida, você terá tarifas especiais para participar do evento e receberá informativos regulares sobre as principais ações, projetos e militâncias da Rede Unida.
  • Durante o congresso acontecem oficinas de formação e de produtos que são disponibilizadas a partir das propostas encaminhadas pelos participantes. Por isso, participe ativamente da programação e proponha oficinas!
  • O “Saúde Fazendo Arte” é um espaço exclusivo do congresso para que todos possam explorar as interfaces entre a Saúde, a Cultura e a Arte. Use a página do congresso para enviar sua proposta!

Nota de Falecimento

by Igor Cruz last modified 11/10/2013 11:13
Coordenação da Rede Unida lamenta profundamente a perda de uma de suas fundadoras, Dulce Chiaverini, que sempre trabalhou com a formação em saúde e em defesa do SUS
Nota de Falecimento

Dulce Chiaverini

 

Nossa querida amiga Dulce era formada em Ciências Sociais pela UERJ, mas aposentou-se como professora de Saúde Coletiva pela UFRJ. Seguiu trabalhando na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ como pesquisadora e dedicou a sua vida a causa da Saúde, sempre com muito otimismo, com grande inteligência e candura no cumprimento das tarefas que assumia. Era uma pessoa de relacionamento fácil. Uma de suas principais qualidades era a lealdade, tinha também uma forte vitalidade e um compromisso ético muito ativo na defesa do SUS, além de um forte compromisso com a formação de profissionais na área da saúde.

Foi fundadora da Rede e uma das responsáveis pela seu gerenciamento de 1987 até 1989, quando a Secretaria Executiva esteve no Rio de Janeiro. Vinte anos depois, em 2009, assumiu novamente a coordenação nacional da Rede Unida, no 8º Congresso Nacional da entidade em Salvador,  e teve um papel fundamental de articulação em tempos bicudos, para que conseguíssemos chegar ao 9º Congresso agora Internacional em Porto Alegre (2010), participando ativamente da sua organização e realização. A Dulce sempre se fez presente em todos os momentos da história da Rede e das iniciativas relacionadas com a formação em saúde.

Participou também da fundação do CEBES e da ABRASCO nos anos 1970 e do movimento brasileiro de reforma sanitária. Nos últimos anos dedicava-se também ao Projeto Babel, como coordenadora nacional desta importante iniciativa de capacitação em Saúde Mental na Atenção Básica. Vale ainda lembrar o seu trabalho como coordenadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida no Rio de Janeiro e a realização de uma Oficina de Trabalho,  que teve o objetivo de trazer para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde, com a participação de alguns fundadores e colaboradores do movimento de mudanças estimulado pela Rede.

Nossa amiga tinha completado 67 anos de idade, era membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira da Rede Unida e soube atravessar a sua enfermidade com muita serenidade o tempo todo. Por tudo isso, queremos lembrá-la com muito carinho e afeto: aquela que estava sempre "pra cima e pra frente". Nossa amiga fez história com muitos gestos e atitudes de grande generosidade e companheirismo.

Fiocruz abre inscrição para Mestrado Profissional em Ed. Profissional em Saúde até 08/10

by Igor Cruz last modified 10/10/2013 15:46
Confira as orientações para inscrição, calendário, critérios de aprovação e bibliografia sugerida para prova de seleção aqui

 

Estão abertas até 08/10 as inscrições para o Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (ESPJV), da Fiocruz. O curso tem o objetivo de possibilitar a apropriação dos fundamentos das políticas de educação e de saúde, em suas especificidades e relação, bem como a compreensão da relação Trabalho e Educação como mediação fundamental da formação humana e suas configurações específicas no âmbito das políticas e dos serviços de saúde. Professores graduados que atuam na Educação Profissional em Saúde e demais portadores de diploma de nível superior de graduação, interessados em aprofundar conhecimentos neste campo poderão se inscrever no endereço www.sigass.fiocruz.br.

Ao todo, serão oferecidas 20 (vinte) vagas, respeitadas as linhas de pesquisa e a disponibilidade de orientação dos professores do Programa.

Veja o edital completo

Encontro Sul: inscrições abertas!

by Rafael Cavadas last modified 07/10/2013 18:54
Evento promoverá debates sobre gestão pública, gestão do trabalho e gestão municipal, além da formação profissional em saúde. Participe!

 

Estão abertas até 20/10, as inscrições para o Encontro Regional Sul que acontece nos dias 30 e 31/10, em Londrina (PR). Com o foco na gestão em redes de atenção à saúde, o Encontro Sul visa promover debates sobre a gestão pública, a gestão do trabalho e a gestão municipal. A iniciativa é destinada a profissionais e estudantes da área de saúde. Eles irão participar de trabalho, duas rodas de conversas e duas mesas-redondas para a troca de experiências. As inscrições são gratuitas.

Faça sua inscrição!

Inscrições em Rodas de Conversa / Oficinas

Conheça a programação do Encontro Sul

by Rafael Cavadas last modified 02/10/2013 15:17
Três palestras, fóruns e oficinas são destaques da programação do evento que acontece nos dias 30 e 31/10, em Londrina

 

A comissão organizadora do Encontro Regional Sul divulga a programação do evento que acontece nos dias 30 e 31/10, em Londrina (PR). O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, será o responsável pela palestra de abertura do Encontro, dia 30/10, às 19h30. Outros destaques da programação são o professor Emerson Merhy, que palestra sobre a gestão para a produção de cuidado, no dia 31/10, às 8h30; e a assessora da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, Débora Bertussi, que fala também no dia 31 sobre as ferramentas para a gestão em saúde. As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas até 20/10, no site da Rede Unida e no site da Prefeitura de Londrina. Participe!

Conheça a Programação!

Faça sua inscrição!

Inscrições homologadas do PMAQ

by Rafael Cavadas last modified 23/09/2013 21:57
Veja a lista dos candidatos a avaliadores e pesquisadores do Programa nos estados da Paraíba, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul


A Rede Governo Colaborativo em Saúde acaba de divulgar a lista de inscrições homologadas para Avaliadores da Qualidade e Supervisores da fase de pesquisa da Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), nos estados do Pará, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Inscrições homologadas do Pará.

Inscrições homologadas da Paraíba.

Inscrições homologadas do Mato Grosso.

Inscrições homologadas do Mato Grosso do Sul.

Inscrições homologadas de São Paulo.

Inscrições homologadas do Rio Grande do Sul.

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Julho 2019 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031