Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Vem aí, Encontro Norte

by Rafael Cavadas last modified 03/09/2013 15:26
Manaus receberá membros da Rede Unida nos dias 11, 12 e 13/09 para debater a educação e a formação em saúde e o cotidiano do SUS

 

De 11 a 13/09, Manaus sediará a quarta atividade preparatória para o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, o Encontro Regional Norte. O evento reunirá profissionais de saúde, educadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos, bem como estudantes e representantes de movimentos sociais e populares, tendo com tema central “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS”.

 

Um rio que se agita em pequenas ondas. Este é o banzeiro na dança das águas, que movimenta o cotidiano dos seres, girando e transformando vidas. Embalados por este sentimento, convidamos toda a Região Norte para sentir esse banzeiro do SUS que contribui para o fortalecimento das Políticas de Saúde no cotidiano do SUS, na Gestão do Trabalho, na Participação e na Atenção à Saúde.

O Encontro Regional Norte é uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS/AM), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Instituto Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ Amazônia).

 

Inscreva-se gratuitamente! Participe e venha apresentar o seu trabalho, seja acadêmico ou um relato de experiência.

Inscrições no site: http://www.redeunida.org.br/congresso2014/regional/norte/inscricao

Novo edital da PMAQ

by Igor Cruz last modified 29/08/2013 12:28
Interessados podem concorrer a vagas de avaliador e de supervisor de campo, em diferentes regiões do país, com valores que varia entre mil e quinhentos e dois mil e quinhentos reais

 

A Rede Governo Colaborativo em Saúde acaba de divulgar dois novos editais com vagas para avaliadores e supervisores da Pesquisa de Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). O contrato é temporário (quatro meses) e serão ofertadas 301 vagas para avaliadores da qualidade (bolsa de pesquisa de campo no valor de mil e quinhentos reais) e 41 vagas para supervisor de campo (bolsa de pesquisa de campo no valor de dois mil e quinhentos reais). De acordo com o edital, há vagas disponíveis em diversas regiões do país. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição.

Edital Avaliadores

Edital Supervisores

Estudantes do VER-SUS debatem no CO

by Igor Cruz last modified 21/08/2013 17:29
Viventes, facilitadores e apoiadores da região Centro-Oeste se reuniram em Campo Grande para compartilhar experiências sobre o Projeto

 

O Encontro Regional Centro-Oeste da Rede Unida, realizado durante os dias 22 e 23/07, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), abordou a temática da formação dos profissionais em saúde e os desafios da integração ensino/trabalho/comunidade. A partir dessa temática, foi realizada uma roda de conversa sobre o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que contou com ampla participação de viventes, facilitadores, representantes da comissão local do VER-SUS no Mato Grosso do Sul e representantes da Coordenação Nacional do Projeto.

Desde 2012, foram realizadas quatro edições do VER-SUS no Mato Grosso do Sul, que reuniu um total de 416 viventes, dentre eles 67 facilitadores - num total de 17 cursos de graduação de 12 diferentes instituições de ensino superior distribuídos em 24 municípios do estado. A partir dos relatos compartilhados durante roda de conversa, ficou reforçada a ideia da aprendizagem significativa e a mudança de perceber o SUS, que estão associadas às vivências. Além disso, identificou-se a importância do protagonismo estudantil na organização do processo e ocupação das diferentes esferas de representação para manutenção do projeto.

O encontro também possibilitou a troca de experiências operacionais entre membros da Comissão Local do Mato Grosso do Sul e representantes de Comissões Locais do Rio Grande do Sul, que hoje atuam como apoiadores da Secretaria Executiva Nacional do VER-SUS, destacando situações e estratégias de operacionalizá-las, tendo em vista as particularidades de cada região. Dentre os desafios e realizações propiciadas pela vivência o que reverbera é o compromisso com a saúde e a necessidade de recontextualização do ensino nas instituições.

A roda de conversa também avançou no planejamento de novas iniciativas do VER-SUS no Mato Grosso do Sul, a participação nos eventos da Rede Unida e a mobilização por mudanças na formação das profissões da saúde nas instituições envolvidas.

Um encontro com a sensibilidade

by Rafael Cavadas last modified 19/08/2013 17:39
Membros da Rede Unida conheceram a exposição de arte contemporânea do Instituto Inhotim, onde realizaram rodas de conversa e debates sobre Educação em Saúde


Marcado pela sensibilidade, o Encontro Regional Sudeste será lembrado pelos membros da Rede Unida por seu caráter inovador de propor o debate sobre temas relativos à Educação em Saúde em meio a obras de arte contemporânea de artistas como Hélio Oticica, Cildo Meireles e Adriana Vareijão, exposta no Instituo Inhotim. O evento aconteceu nos dias 16 e 17/08, em Brumadinho (MG), e foi uma atividade preparatória para construir a programação da 11ª edição do congresso internacional da Rede, previsto para abril de 2014, em Fortaleza. O encontro contou com a participação de representantes do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.    

Na edição sudeste dos Encontros Regionais, contamos com a colaboração da equipe da Rádio Web Saúde, da UFRGS, na cobertura do evento. Veja abaixo!  

Entrevista com o professor Emerson Merhy

Entrevista com o pesquisador da FIOCRUZ Edmundo Gallo

Entrevista com a professora Dora Lúcia de Oliveira

Entrevista com o médico, pesquisador e ator Vitor Pordeus

Entrevista com o professor Marco Akerman

Bastidores da RWS, com Marco Akerman

Página da RWS UFRGS no Facebook

Fotos no Facebook

Livestream da RWS UFRGS


Rede Unida apóia abaixo-assinado do CNS

by Rafael Cavadas last modified 13/08/2013 17:22
Todos mobilizados pela manutenção integral do veto e abaixo-assinado do Conselho Nacional de Saúde sobre exercício da medicina


A coordenação nacional da Rede Unida divulga nota de apoio ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) ao realizar abaixo-assinado pela manutenção integral do veto parcial, decidido pela Exma. Sra. Presidenta da República, Dilma Rousseff, por contrariedade ao interesse público, a Lei nº 12.842 de 11.07.2013, referente ao PL nº 268, de 2002 (n. 7.703/06 na Câmara dos Deputados), que "Dispõe sobre o exercício da Medicina". A mobilização do CNS visa defender o livre exercício de todas as profissões da área da saúde, a não reserva de mercado ao profissional médico, o atendimento nos estabelecimentos privados de saúde e, especialmente, as políticas públicas do Sistema Único de Saúde.


Não deixe de assinar e divulgar!


http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/07jul_18_abaixo_assinado.html

Prorrogado o prazo para submissão do Enc. Norte

by Igor Cruz last modified 08/08/2013 15:39
Interessados têm até o dia 20/08 para enviar resumos acadêmicos ou resumos de relatos de experiências e/ou sistematização de experiência

 

O prazo para submissão de trabalhos do Encontro Regional Norte foi prorrogado até o 20/08. “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS” é o tema central do evento que reunirá profissionais de saúde, educadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos, bem como estudantes e representantes de movimentos sociais e popularesOs interessados devem submeter trabalhos de acordo com os quatro eixos temáticos do evento:

· O banzeiro na formação e educação permanente em saúde

· O banzeiro da atenção à saúde

· O banzeiro da participação popular e social

· O banzeiro da gestão em saúde

Os resumos poderão ser apresentados em duas modalidades: resumos acadêmicos ou resumos de relatos de experiências e/ou sistematização de experiência.

Confira todas as regras de submissão de trabalhos do Encontro Regional Norte em:

http://www.redeunida.org.br/congresso2014/regional/norte/trabalhos

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Julho 2019 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031