Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Residências promovem encontro nacional

by Rafael Cavadas last modified 10/05/2012 17:23
Atividade destacou desafios pedagógicos da formação multiprofissional

 

O 10º Congresso Internacional da Rede Unida foi espaço para a realização do 1º Encontro Nacional de Residências em Saúde. O tema central foi tratar da política das residências no Sistema Único de Saúde, e suas conexões com o trabalho e a educação, discutindo as formas de inserir o aprendizado no contexto dos serviços.  Os desafios pedagógicos da formação multiprofissional no espaço de prática foi um dos destaques do Encontro, bem como a educação permanente de professores, preceptores e tutores seguindo prioridades do Sistema Único de Saúde. O encontro também foi espaço para a realização da reunião de pós-graduandos em Saúde Coletiva.

 

Agentes Comunitários presentes na Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 10/05/2012 17:20
Profissionais discutem aspectos do cotidiano da profissão da formação técnica
Agentes Comunitários presentes na Rede Unida

Agentes Comunitários participam do 10º Congresso

 

Os agentes comunitários de saúde (ACS) lotaram sala C do 2º Pavimento nos dois primeiros dias do 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Mais de 600 profissionais de diversas partes do país participaram do Fórum dos ACS, na segunda, dia 07 de maio, acompanhando discussões sobre os aspectos legais e jurídicos para o suporte ao exercício da profissão, e reflexões sobre a experiência cotidiana nos serviços e no trabalho com as comunidades. A categoria também participou ativamente do Seminário sobre formação de técnicos em agente comunitário de saúde. Durante a atividade, os agentes iniciaram a construção de documento a partir das estratégias apontadas no seminário que possa contribuir para a efetivação da política de formação técnica do ACS em todo o país.

10º Congresso é território Victor Vala

by Rafael Cavadas last modified 07/05/2012 17:42
Secretário municipal de saúde do Rio e coordenador nacional da Rede homenageiam pesquisador emérito da Fiocruz, durante abertura

 

Quando o grupo “Retreta do Apocalipse” ocupou o auditório do Centro de Convenções, na noite do dia 06/5, estava claro de que se tratava de uma abertura especial. Os bandeirões, os músicos e palhaços, os artistas de rua e atores que corriam por entre as filas de cadeiras “acordavam” o público inspirados em Paulo Freire. Em pouco tempo a festa estava pronta. Para comemorar o quê? Os mais de onze mil autores de trabalhos, as mil e quinhentas horas de atividades científicas e os cinco mil inscritos que transformaram a décima edição do congresso no maior evento sobre educação e saúde já realizado pela Rede Unida. E, para marcar tal feito, na abertura, o secretário municipal de saúde e defesa civil da cidade do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, e o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, decidiram transformar o espaço do Congresso no Território Victor Valla, em homenagem ao pesquisador emérito da Fiocruz.

A presidente do Congresso, Márcia Regina Cardoso Torres (assista ao vídeo), foi responsável por abrir a cerimônia e dar boas vindas aos congressistas. Emocionada, Márcia agradeceu a contribuição de todas as regiões do país e de diferentes segmentos na construção da programação do congresso e refletiu sobre seu crescimento pessoal após aceitar o convite para presidir a 10ª edição do Congresso.  Já o Coordenador Nacional da Associação Brasileira da Rede Unida, Alcindo Ferla, enfatizou a potência de aproximação com os governos, universidades e todas as entidades representativas; e ressaltou a participação de todas as regiões do país e dos convidados internacionais que se integram em atividades de cooperação mútua.

Presente na abertura, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, chamou o congresso de Festa da Saúde pública por trazer à tona temas essenciais para qualificar o atendimento à população. Dohmann reconheceu que muitas das transformações que já ocorreram nos serviços da cidade foram geradas a partir da troca de experiência proporcionada durante o período de construção do 10º Congresso. Ao terminar sua fala, o secretário convidou os participantes a acompanhar visitas guiadas que sairão do Centro de Convenções ruma a unidades de saúde da cidade para conhecerem o trabalho.

O diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto (assista ao vídeo), chamou a atenção para a importância dos agentes que compõem a Rede Unida pela dedicação em trabalhar em conjunto a produção de conhecimento para a saúde. Ele falou da integração entre diferentes universidades e entidades coordenados pela Rede Governo Colaborativo em Saúde para desenvolver o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que pretende fazer um mapeamento dos serviços em todo o país para qualificar o cuidado e capacitar os profissionais.

O público se emocionou com a mistura cultural durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Liga dos Cantantes do Alemão e do Grupo Fina Batucada, de deram pitadas de guitarra e da percussão de samba para dar um clima muito especial de brasilidade à abertura.

Assista a execução do Hino Nacional.

A participação impulsionando a saúde

O assessor da Presidência da República, Selvino Heck, sinalizou as mudanças internacionais que estão fazendo as comunidades se voltarem para a participação para não perder direitos diante da crise econômica mundial. “O SUS tem se consolidar como um espaço de defesa dos direitos que ampliam o conceito de saúde. O desafio é fazer a mudança em rede. Mais que saúde do corpo que seja defendido o direito à dignidade, ao respeito, a ser bem amparado. E só conseguimos isso trabalhando em conjunto”, apontou Heck.

A aproximação entre educação, saúde e participação foi destaca pelo presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Luiz Facchini (assista ao vídeo), que também participou da abertura. Facchini frisou que tal articulação é estratégica para um país que está conquistando muitos espaços no campo político e econômico no cenário mundial, de forma que a população também se beneficie desse momento. E a Superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Mônica Almeida, destacou a trajetória construída nos encontros regionais que deram corpo para reforçar a participação e as discussões do tema proposto para o 10º Congresso.

Representando todos os movimentos sociais participantes do Congresso, Simone Leite, representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde - ANEPS, ponderou que é preciso estimular o casamento entre os saberes científico e popular, para criar novos saberes que vão dar respostas mais significativas às demandas da sociedade.

O diálogo como forma de construção

A diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, representando o Ministério da Saúde, Mônica Carvalho (assista ao vídeo), apontou diversos pontos que são necessários para resgatar e efetivar os princípios básicos que renovam constantemente o SUS. Entre eles, apontou a educação permanente, os espaços de articulação e a formação nos espaços dos serviços, como acontece no Ver-SUS, estágio de vivências no Sistema Único de Saúde. Ela destacou que o papel do Ministério deve ser de estimular e articular essas diferentes formas de transformação.

Paulo Gadelha, presidente da Fundação Oswaldo Cruz, lembrou de Victor Valla, para falar da arte de  unir, envolver, dar voz como forma de construir uma melhor gestão aos serviços primando pelo diálogo constante com a população e com os trabalhadores. E Ruth Riberio Bittencourt, membro do Conselho Nacional de Saúde, ressaltou a necessidade pela busca da qualidade da saúde passa pela participação, que deve trazer a educação e o trabalho para pensar formas de dialogar e construir coletivamente.

A homenagem à Victor Valla

Alcindo Ferla aproveitou a ocasião para apresentar que seguindo uma tradição do Congresso, o espaço desta edição vai ser nominado pela prefeitura como Território Victor Valla, para marcar o evento e homenagear o pesquisador emérito da Fundação Oswaldo Cruz, morto em 2009.

Valla foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde e estimulou a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.

Troca-se aqui histórias, afeição, objetos e serviços

by Igor Cruz last modified 07/05/2012 15:27
10º Congresso terá Feira de Trocas, uma opção inovadora para quem quer acumular informações fazendo economia
Troca-se aqui histórias, afeição, objetos e serviços

Feira de Trocas

 

As feiras de trocas são empreendimentos de economia nos quais pessoas e grupos se reúnem para trocar produtos, serviços ou saberes entre si. A atividade será realizada, no dia 06/5, durante o 10° Congresso Internacional da Rede Unida, no bairro Cidade Nova, Rio de Janeiro. Surgida no Canadá nos anos 1980, a feira é uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda nos últimos anos. É um espaço sugestivo para pessoas, instituições ou projetos mostrarem e trocarem seus objetos e aprenderem com as próprias experiências. Para realizar a troca, os interessados devem levar seus objetos como livros, CDs, roupas, acessórios, objetos usados, aulas de violão, corte de cabelo, e até mesmo coisas fora do mercado formal, como cuidar do gato ou fazer compras e prestar serviços. É essencial que os produtos estejam em bom estado, serviços ou saberes para trocar.

Governo Colaborativo em Saúde lança revista dia 08/5

by Rafael Cavadas last modified 07/05/2012 10:58
Publicação marca 1 ano de parceria entre universidades e MS no 10º Congresso

 

Os resultados alcançados a partir da união de esforços para desenvolver estratégias e projetos para qualificar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) são os destaques da primeira edição da revista "Governo Colaborativo em Saúde". A publicação será lançada na terça (08/5), durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece no Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, nº1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro). O lançamento será às 13h, no Estande da Rede Unida, no 2º pavimento.

A revista traz entrevistas e reportagens sobre os projetos e parcerias geradas a partir da assinatura do termo de cooperação assinado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul em maio de 2011. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), o Ver-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) e as ações integradoras geradas a partir de iniciativas desenvolvidas em conjunto com a UFRGS e com o Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS) são alguns dos destaques desta primeira edição. Atualmente, a Rede Governo Colaborativo em Saúde já abrange 13 universidades federais de relevância regional, além de outras 47 instituições de ensino superior.

Estimulando a Cooperação

A Rede Governo Colaborativo em Saúde tem como proposta promover intercâmbio e ações em rede entre instituições de ensino e pesquisa, entre órgãos de gestão da saúde e entre movimentos de educação e cultura da saúde, do Brasil e de outros países. E, isso se dá por meio de missões técnicas, de estudos e pesquisas e de atividades em rede científica, além da promoção de eventos, simpósios, conferências e encontros sobre temas relacionados à Rede Governo Colaborativo. Outra característica está no desenvolvimento de atividades de divulgação científica e tecnológica, por meio de publicações em diferentes mídias e veículos de temas de interesse da cooperação.

Em breve, a versão eletrônica estará disponível no site da Rede Unida.

Assembleia Geral da Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 04/05/2012 11:45
Coordenação convoca membros da Rede para assembleia geral que acontece dia 07 de maio, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Assembleia Geral da Rede Unida

Assembleia geral

 

A coordenação nacional da Associação Brasileira da Rede Unida acaba de publicar três editais de convocação para assembleia geral, processo eleitoral e nomeação de comissão eleitoral. A Assembleia acontece dia 07/05, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, no bairro Cidade Nova, na cidade do Rio de Janeiro. Leia os editais abaixo:

EDITAL Nº 1 DE CONVOCAÇÃO PARA A ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA DE 2012

EDITAL Nº2 DE CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA - GESTÃO 2012/2014

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Março 2019 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31