Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

12º Congresso terá “Vivências nos Territórios” do Mato Grosso do Sul

by Igor Cruz last modified 19/02/2016 15:50
Congressistas terão a oportunidade de visitar assentamentos, quilombos, cooperativas, comunidades indígenas, unidades de saúde, entre outros locais. Confira a lista completa!

 

A comissão organizadora do 12º Congresso Internacional da Rede Unida preparou mais uma surpresa para os participantes do evento. Os congressistas terão a oportunidade de participar de diversos momentos de integração com a sociedade Sul-mato-grossense por meio de visitas a assentamentos, quilombos, cooperativas, comunidades indígenas, unidades de saúde, entre outros locais. As “Vivências nos Territórios” têm o objetivo de aproximar os participantes da realidade de saúde de grupos populacionais que vivem em situação de vulnerabilidade e que desenvolvem ações de promoção e prevenção em saúde na região.

O 12º Congresso disponibilizará o translado (ida e volta) de todas as vivências, e cada atividade contará com o apoio de um facilitador e de um monitor. Cada grupo de vivência terá a oportunidade de compartilhar um resumo da experiência na sessão de encerramento do Congresso, que acontecerá no dia 24/03.

As inscrições para as “Vivências nos Territórios” poderão ser realizadas no balcão geral de inscrições durante todos os dias de evento. Mas fique atento, pois as vagas são limitadas!

Confira a lista de “Vivências nos Territórios”

E você, já fez sua inscrição para o 12º Congresso Internacional da Rede Unida? Acesse a tabela de valores em: www.redeunida.org.br/congresso2016/inscricao


Editora Rede Unida lança livro sobre a avaliação em saúde no Brasil

by Igor Cruz last modified 17/02/2016 15:18
Organizado por Marco Akerman e Juarez Furtado, publicação está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH. Confira!

 

Mais uma publicação acaba de ser lançada pela Editora Rede Unida. “Práticas de avaliação em saúde no Brasil – diálogos”, que integra a Série Atenção Básica e Educação na Saúde, contribui para o debate acerca das interfaces entre os campos científico e burocrático na constituição do espaço social da avaliação em saúde no Brasil e das discussões de questões da avaliação com base empírica constituída pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Organizado por Marco Akerman e Juarez Furtado, o livro está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH.

Práticas de avaliação em saúde no Brasil – diálogos

Últimos dias de votação para a Mostra Fotográfica do 12º Congresso

by Igor Cruz last modified 16/02/2016 12:16
As seis fotografias mais votadas de cada eixo temático estarão expostas durante o Congresso. Prazo para votação vai até 20/02. Veja como participar!

 

Está aberto até 20/02, o prazo para a votação da Mostra Fotográfica do 12º Congresso Internacional da Rede Unida. As seis fotografias mais votadas de cada eixo temático estarão expostas durante o Congresso, que acontece de 21 a 24 de março de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Nesta edição, a Mostra conta com 104 fotografias distribuídas pelos seguintes eixos temáticos:

- História da Rede Unida;

- Vivências dos Trabalhadores do SUS;

- Os olhares sobre a avaliação em saúde no SUS;

- Vivências do movimento estudantil no SUS; e

- Participação popular no SUS.

Para votar, além de estar inscrito no 12º Congresso, basta acessar o endereço www.redeunida.org.br/congresso2016/mostra-fotografica, selecionar o eixo temático e conferir pontuação de 1 a 5 pontos para cada fotografia.

Rotas Críticas VII confirmado no 12º Congresso da Rede Unida

by Igor Cruz last modified 15/02/2016 15:10
Seminário internacional que debate desigualdades de gênero e violência é mais uma atividade que irá compor a programação do Congresso

 

A sétima edição do Seminário Internacional Rotas Críticas está confirmada para acontecer nos dias 23 e 24/03, durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, em Campo Grande (MS). Com o tema “Desigualdades de Gênero”, o seminário tem o objetivo de garantir visibilidade às violências e vulnerabilidades decorrentes das desigualdades de gênero na sociedade.

A conferência de abertura do Seminário será com a Dra. Montserrat Sagot, professora da Universidade da Costa Rica e especialista em Sociologia de Gênero. Além disso, a programação do evento contará com palestras, mesas redondas, rodas de conversa e apresentação de trabalhos sobre o tema.

Para participar do Seminário, basta realizar sua inscrição no 12º Congresso Internacional da Rede Unida.

www.redeunida.org.br/congresso2016/inscricao

Confira a programação do Seminário

Nota da Associação Brasileira da Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 06/02/2016 10:44
QUANTO VALE UMA VIDA? UMA VIDA, QUANTO VALE?
Nota da Associação Brasileira da Rede Unida

Marcus Matraga

 

A Associação Brasileira da Rede Unida PARA diante da morte de um cidadão. Aqui, diante da morte de um guerreiro, militante generoso e incansável do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e de tantas outras causas em defesa da vida e da dignidade humana.

Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, membro do Conselho Regional (Minas e Bahia) e Federal de Psicologia em várias gestões, produziu relevantes contribuições para o campo das ciências humanas no Brasil e na América Latina, em especial para psicologia e para a área de Direitos Humanos. No Conselho Nacional de Saúde participou da Comissão Nacional de Saúde Mental como representante do FENTAS – Fórum Nacional de Trabalhadores de Saúde.

Em defesa de uma sociedade sem manicômios, contra a tortura, o tratamento cruel, degradante e tecnicamente condenável do modelo médico-custodial asilar vivido nos macros hospitais psiquiátricos, Marcus foi um dos fundadores e atores políticos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sendo reconhecida sua efetiva participação na formulação da Política Nacional de Saúde Mental  e na reestruturação do modelo de atenção psicossocial.

Um inquietante e amoroso defensor de indivíduos e coletivos ultrajados em suas liberdades fundamentais, em seus direitos de cidadania, em suas condições de vida, lutando legítima e legalmente contra qualquer discriminação e expressão de tirania, perseguição ou crimes de direito.

Marcus jamais se calou diante de qualquer violação de respeito às pessoas, de intolerância à diversidade ou de maldade. Escolheu Matraga para acompanhar seu nome por afinidade ao personagem de Guimarães Rosa, que escancarava a violência e se transmutava diante da própria história. Pessoa forte, viva, audaz e amorosa.

A Associação Brasileira da Rede Unida declara sua profunda tristeza e sua perplexidade diante da banalização do mal, que faz parecer trivial um homicídio, e vem publicamente clamar ao poder público que reconstitua o valor da vida e cumpra o seu papel de proteger o direito de todos(as) de viver em liberdade e em segurança.

Marcus Vinícius de Oliveira Silva foi vítima de homicídio, circunstâncias que devem ser apuradas e devidamente esclarecidas pelas autoridades competentes.

Aos familiares e amigos nossa solidariedade e nosso carinhoso abraço.

Ao Marcus Vinícius

Nossos genuínos aplausos em reconhecimento e agradecimento ao seu percurso e obra. Seguiremos na luta, até que todos sejam livres!

Marcus Vinícius de Oliveira Silva: Presente

Hospedagem em Alojamentos: veja a lista de selecionados

by Igor Cruz last modified 04/02/2016 18:35
Ao todo, 202 vagas serão disponibilizadas para acomodar os participantes do 12º Congresso que residem em outras cidades. Confira a lista!

 

A comissão organizadora do 12º Congresso Internacional da Rede Unida acaba de divulgar a lista de selecionados para a Hospedagem em Alojamentos. Ao todo, 202 vagas serão disponibilizadas para acomodar os participantes do evento que residem em outras cidades. Os alojamentos são:

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Escola de Saúde Pública “Dr. Jorge David Nasser” e “Escola Técnica do SUS Prof.ª Ena de Araújo Galvão”
  • Ginásio Poliesportivo Dom Bosco

 

Os selecionados receberão um e-mail da comissão organizadora (através dos e-mails cadastrados no site da Rede Unida) com as orientações para pagamento da taxa de inscrição. O não pagamento desta taxa na data estabelecida acarretará na substituição por outro candidato a hospedagem.

Vale lembrar que os candidatos foram selecionados de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

  1. Participante monitor;
  2. Participante com trabalho aprovado;
  3. Participante estudante de graduação;
  4. Participante representante de Movimento Social;
  5. Demais participantes inscritos.

 

Confira a lista de selecionados

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Abril 2019 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930