Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Nota Pública

by Rafael Cavadas last modified 24/09/2015 12:39
Membros da Rede Unida se manifestam em apoio ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e em defesa do Sistema Único de Saúde

NOTA PÚBLICA:

A Associação Brasileira da Rede Unida, entidade de articulação e intervenção no escopo da formação e desenvolvimento de conjunto dos trabalhadores de saúde, vem, por meio de seu Colegiado Gestor, manifestar o grande reconhecimento ao trabalho realizado pelo Ministro Arthur Chioro a frente do Ministério da Saúde, junto com uma equipe de gestão altamente qualificada e identificada com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Em particular, referimos as iniciativas no âmbito da política de gestão do trabalho e da educação na saúde, alma do fazer em saúde, pela primeira vez assumida como tarefa de Estado e do poder público. Em que foram iniciadas a regulação e a avaliação da formação de profissionais de saúde, o provimento de postos de trabalho e a construção de linhas de cuidado no interior das redes estratégicas; bem como aprovadas diretrizes assistenciais para atenção domiciliar; cuidado em crack, álcool e outras drogas; saúde mental; atenção ao parto; luta contra a homofobia; dentre tantas lideranças técnicas e políticas no campo da qualidade da vida e da saúde coletiva.

A Rede Unida manifesta sua forte preocupação com a possível substituição da atual equipe para reacomodação de forças políticas da coalizão que compõe a base do governo federal; e, assim, entende que a utilização da pasta da Saúde como moeda de troca na composição de coalizões de partidos, com foco deslocado do debate sobre política de saúde, ameaça a consolidação do direito à saúde e o fortalecimento do SUS; fragiliza sobremaneira todo o apoio às iniciativas governamentais conquistadas nas bases docentes e discentes da área da Saúde; e empobrece o papel que o poder público vinha aprendendo a desenvolver na gestão do trabalho e da educação na saúde. Desde a imposição de vetos à lei do ato médico, a liderança na saúde requer cuidados rigorosos!

O momento atual do SUS, com expressiva ampliação de cobertura populacional e expansão do acesso e da qualidade da atenção oferecida à população, requer a mobilização de esforços de grande monta dos órgãos governamentais e da sociedade civil, não apenas para a afirmação da Saúde como direito universal, conforme registrado na Constituição Brasileira, como para a ampliação da qualidade e da oferta de ações.

Se por um lado, a saúde é uma área em que diferentes interesses disputam vigência, sempre sujeita a investidas de forças do mercado, da indústria farmacêutica e de equipamentos e de outros interesses privados, conforme foi expresso recentemente no Congresso Nacional, por exemplo, em propostas de restrição da gratuidade e universalidade do SUS e de expansão do setor financeiro privado na Saúde – planos e seguros de saúde. Propostas estas capitaneadas por integrantes de partidos da coalizão do governo que disputam no momento a condução do Ministério da Saúde.

Por outro lado, há alguns anos, somada com outras políticas sociais inclusivas, as políticas de saúde demonstram avanços no sentido da prevalência do interesse público. Uma iniciativa muito corajosa implementada há dois anos, o Programa Mais Médicos para o Brasil, não apenas ampliou a cobertura assistencial e o acesso a profissionais de saúde em diferentes regiões, como também vem contribuindo de forma decisiva na ampliação da oferta de vagas na graduação e na pós-graduação a setores da população até então pouco presentes na profissionalização e incidindo fortemente em novos perfis nacionais de trabalho e formação em saúde.

Além dos efeitos de agravamento produzidos pela crise financeira que tem raízes nas relações econômicas que se estabelecem internacionalmente, a descontinuidade da gestão federal motivada por reacomodação de interesses, em especial quando estes sinalizam para propostas que geram grave risco à continuidade da política de saúde, como referimos, tem impacto na construção do sistema de saúde universal, igualitário, inclusivo e na luta pela qualidade da vida individual e coletiva, assim como grave risco na credibilidade das novas gerações de profissionais recém-formados ou no interior da formação quanto à relevância do Sistema Único de Saúde com as bandeiras da reforma sanitária, reforma psiquiátrica e redes estratégicas na atenção integral à saúde.

A Rede UNIDA em defesa do SUS!

Porto Alegre, 23 de setembro de 2015.

Coordenação Nacional da Rede Unida.

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos do 12º Congresso

by Igor Cruz last modified 21/09/2015 19:03
Grande procura para envio de trabalhos fez com que Comissão Organizadora prorrogasse o prazo até 15/10. Confira as normas de elaboração de resumos!

 

Por conta da grande procura para a submissão de trabalhos do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, a Comissão Organizadora informa que o prazo para envio de resumos será prorrogado até 15/10. Os interessados podem enviar resumos de trabalhos científicos de diferentes origens, como artigos, teses, pesquisas e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários. Seguindo a tradição dos Congressos da Rede Unida, os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais. É importante lembrar que a premiação será feita a partir dos trabalhos inscritos, ou seja, todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios.

Com o tema “Diferença sim, desigualdade não: Pluralidade na invenção da vida”, o 12º Congresso Internacional da Rede Unida acontece de 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

Confira as normas de elaboração de resumos e veja como enviar seu trabalho em:

www.redeunida.org.br/congresso2016/submissao

Atenção! Últimos dias de submissão de trabalhos para o 12º Congresso

by Igor Cruz last modified 15/09/2015 18:04
Resumos de artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários devem ser enviados até o dia 15/09.

 

Está aberto até 15/09, o prazo de submissão de trabalhos do 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Serão aceitos resumos de trabalhos científicos de diferentes origens, como artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários. Os interessados devem preencher todos os campos do formulário e indicar o eixo temático predominante de cada resumo, são eles: Educação, Trabalho, Gestão, Controle Social e Participação Popular, Rede Unida e Seminário Rotas Críticas.

Seguindo a tradição dos Congressos da Rede Unida, os trabalhos inscritos serão analisados pela comissão científica e poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais. É importante lembrar que todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios do Congresso.

Com o tema “Diferença sim, desigualdade não: Pluralidade na invenção da vida”, o 12º Congresso Internacional da Rede Unida acontece de 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Campo (MS).

Confira as normas de elaboração de resumos e veja como enviar seu trabalho em:

www.redeunida.org.br/congresso2016/submissao

Congresso de 2016 já tem tema definido

by Rafael Cavadas last modified 13/09/2015 18:27
Coordenação nacional da Rede Unida divulgou mote que conduzirá as discussões do 12º congresso em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

 

A coordenação nacional da Rede Unida acaba de divulgar o tema central de seu próximo congresso internacional, previsto para março de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em sua 12ª edição, o congresso se desdobrará em torno do tema “Diferença sim, Desigualdade não: pluralidade na invenção da vida”, abordando questões relativas ao trabalho, à educação, à gestão e à participação social na Saúde.

Acompanhe as novidades e informações da comissão organizadora no site da Rede Unida.

 

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos

by Igor Cruz last modified 11/09/2015 16:42
Grande procura por envio de trabalhos fez com que Comissão Organizadora prorrogasse o prazo para 15/12.
Prorrogado prazo para submissão de trabalhos

Artesanato

 

Por conta da grande procura para a submissão de trabalhos do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, a Comissão Organizadora informa que o prazo para envio de resumos será prorrogado até 15/12. Todos os atores envolvidos com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social estão convidados a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 11º Congresso. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais.

A Comissão Científica espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários. A premiação será feita a partir dos trabalhos inscritos, ou seja, todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios.

Submissão de trabalhos vai até 15/12

Inscreva seu trabalho agora mesmo! Acesse:

www.redeunida.org.br/congresso2014/submissao

Encontro Norte prorroga submissão para Mostra Fotográfica

by Igor Cruz last modified 02/09/2015 13:01
Imagens sobre a história, os serviços de saúde, as vivências de alunos e dos trabalhadores de territórios específicos da Região podem ser enviadas até 9/09

 

Foi prorrogado até 9/09 o prazo de envio de imagens para a “Mostra de Fotografia História e Memória em Saúde dos Territórios de Vida”, do Encontro Regional Norte da Rede Unida. A iniciativa visa reunir imagens que revelem aspectos relacionados à história, aos serviços de saúde, às vivências de alunos e dos trabalhadores sobre territórios específicos da região Norte. A curadoria da Mostra está estruturada em cinco eixos temáticos: História e Memória do Território; Experiências do VER-SUS; Serviços de Saúde; Territórios Vivos; e Territórios Líquidos.

Com o tema “Diferença Sim, Desigualdade Não: as vozes nos territórios de vida”, o Encontro Regional Norte acontece de 16 a 18/09, em Manaus (AM).

Saiba mais sobre o evento em: www.redeunida.org.br/congresso2016/regionais/norte

Acesse o edital

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930