Interiorização da Educação e Repercussão na Formação Profissional [PDF]
by
Davi Duarte
—
last modified
02/11/2016 14:37
“Neste trabalho há 10 manuscritos inéditos, que são desdobramentos de dissertações de duas turmas do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Saúde Coletiva e, também, de artigos originários da Residência Médica – Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Com 56 anos de existência, somente em 1999 foi reconhecida como Universidade e passou a fazer parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), que congrega fundações criadas por lei municipal, como o caso da UNIPLAC e pelo Estado, como o da Universidade de Santa Catarina (UDESC). A obra é dividida em três capítulos compostos por artigos nas seguintes temáticas: Capítulo 1 – DIMENSÕES DA SAÚDE: ampliando o olhar sobre integralidade e a centralidade de dados populacionais – contemplando a percepção de profissionais de equipes de saúde da família, enfatiza a importância de discussão acerca do tema da integralidade no cotidiano das práticas das equipes de saúde da família. Além disso, evidencia a centralidade de resultados de pesquisas que contemplem dados advindos, neste caso, de inquérito de base populacional, uma vez que há inúmeros aspectos que podem subsidiar as linhas de cuidados prioritárias e que são trazidas à luz a partir de situações e problemas de saúde específicos. O Capítulo 2 – PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA RESIDÊNCIA: diálogos sobre cidadãos e equipes de saúde – contempla três artigos, frutos de trabalhos de final de curso de residentes de Medicina de Família e Comunidade, demonstra as múltiplas possibilidades de pesquisa e contribui para ampliar, no processo de formação e educação profissional, a interlocução entre os atores sociais
envolvidos na assistência e no cuidado à saúde. O Capítulo 3 – RELAÇÕES TERRITORIAIS, COMPLEXIDADE DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E SAÚDE DO TRABALHADOR – contempla dois estudos que apresentam a importância da abordagem interdisciplinar para objetos complexos de pesquisa, como aqueles situados na interface entre ambiente e saúde, com metodologias criativas e inovadoras.” Trechos da apresentação.
Interiorização da Educação_02_11.pdf — PDF document, 1272 kB (1303094 bytes)