Formação de Formadores para Residências em Saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva
Este livro reúne ensaios críticos sobre a formação de preceptores e tutores em programas de residência integrada e multiprofissional em saúde, tomando por base um projeto em rede do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Paraíba — NESC/UFPB. Escrita a muitas mãos, a obra oferta documentário e reflexão sobre a experiência de uma “comunidade de trocas" envolvendo professores universitários, profissionais da rede de gestão e serviços de saúde e profissionais de saúde residentes. A experiência surge da identificação de fragilidades na formação dos residentes, resultantes, entre outros motivos, da baixa qualificação do corpo docente-assistencial para o exercício das funções de preceptoria e tutoria. O livro está constituído em 12 capítulos, divididos em quatro sessões, as quais oportunizam uma visão agregada, mas que o leitor pode escolher por onde começar. A relação que se estabeleceu com os autores, ao longo da elaboração dos capítulos, constitui singularidade ao livro: por um lado, uma “reunião de textos" (ou coletânea), por outro, a construção de uma "unidade-livro" (obra por capítulos). Mas o livro não acaba em seu conjunto de capítulos, ele existe na medida em que se encontre com leitores e mobilize caminhos em novas experiências, com novos atores e com todos que desejem construir residências integradas e multiprofissionais em saúde.
Organizadores: Ricardo Burg Ceccim, Lenilma Bento de Araújo Meneses, Valéria Leite Soares, Adriene Jacinto Pereira, Jordane Reis de Meneses, Roberta Cláudia dos Santos Rocha e José da Paz Oliveira Alvarenga