Este livro surgiu do desassossego sobre a formação profissional em saúde, particularmente sobre as repetidas dificuldades de aproximação entre os cursos e os tensionamentos com lógica de trabalho uniprofissional no interior dos sistemas e serviços de saúde. Mas também do contato com as formulações sobre mudanças na formação, nos dispositivos de indução às mudanças, nas iniciativas de Estágios e Vivências na Realidade do SUS (VER-SUS) e de Residências em Área Profissional da Saúde (particularmente as multiprofissionais), bem como na militância de docentes na área de Educação e Ensino da Saúde. Militância que apontava a estratégia de reconhecimento de experiências (vivenciar e refletir sobre o vivido) como caminho para produzir novos percursos, como rizoma que vai se produzindo na combinação de uma capacidade de resistir e das condições objetivas que encontra para seguir. Este livro é resultado da busca por sistematizar experiências por meio de atividades de pesquisa sobre o fazer da formação, em seus diferentes aspectos, e particularmente nas questões que envolvem a abordagem interprofissional da educação e do trabalho na saúde. Uma iniciativa conjunta com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde permitiu agrupar reflexões mais dirigidas à produção discursiva já sistematizada sobre a educação interprofissional, com autores reconhecidos nesse campo. É formado por seis capítulos com a contribuição de especialistas com produções reconhecidas sob diversas perspectivas teóricas e empíricas na experiência brasileira das últimas décadas.