Notícia
REBRATS lança nova plataforma de avaliação de tecnologias em saúde
A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) acaba de lançar a nova plataforma virtual de avaliação de tecnologias em saúde. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas que visam integrar instituições de pesquisa e instituições gestoras no desenvolvimento, difusão e aplicação da avaliação de tecnologias em saúde, no Brasil. Com conteúdo dinâmico, veiculado pelos próprios membros da Rede, a plataforma apresenta interface com mídias sociais (Twitter, Facebook e Linkedin) e com o SISREBRATS, o maior repositório de estudos de avaliação em tecnológicas em saúde em língua portuguesa. Além disso, os usuários terão acesso ao novo canal da Rede no Youtube, criado para divulgar reuniões, entrevistas e vídeos informativos sobre o tema.
Vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde, a REBRATS é uma rede formada por instituições interessadas em produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias acerca do tema, padronizar metodologias, promover capacitação profissional, bem como estabelecer mecanismos para o monitoramento de tecnologias novas e emergentes.
A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e a Fiocruz são algumas das instituições que compõe a REBRATS.
Conheça a nova plataforma em: www.rebrats.saude.gov.br
Período de submissão para Cadernos da Saúde Coletiva foi prorrogado
Por conta da grande procura para a submissão no Cadernos da Saúde Coletiva – edição especial VER-SUS, a Editora Rede Unida informa que o prazo para envio de textos (capítulos, poesia, crônica, conto, história ou outro tipo de texto) ou imagens foi prorrogado até o dia 2/05. Os interessados devem ficar atentos as normas de publicação, extensão de arquivos, direitos autorais, número de autores, entre outras orientações para a submissão.
O novo volume da série Cadernos da Saúde Coletiva, dedicado ao VER-SUS, tem o objetivo de dar visibilidade às criativas e inovadoras ações no campo da saúde coletiva e/ou formação de profissionais, em relação à formação, gestão, participação e ao trabalho em saúde.
Últimos dias de submissão para o Cadernos da Saúde Coletiva – VER-SUS
Faltam 10 dias para o encerramento do prazo de submissão de produções textuais ou imagéticas para o Caderno da Saúde Coletiva – edição temática VER-SUS. Os interessados em submeter produções textuais (capítulo, poesia, crônica, conto, história ou outro tipo de texto) devem enviar os arquivos em formato .doc ou .docx (em arquivo único). Já as imagens devem ser enviadas em formato .jpg em qualidade máxima (mínimo de 300dpi) ou, se necessário, em arquivo .zip (ou .rar).
Este novo volume da série Cadernos da Saúde Coletiva, dedicado ao VER-SUS, tem o objetivo de dar visibilidade às criativas e inovadoras ações no campo da saúde coletiva e/ou formação de profissionais, em relação à formação, gestão, participação e ao trabalho em saúde.
As produções devem ser enviadas para o e-mail: cadernosdasaudecoletiva.versus@gmail.com
Editora lança Revista Saúde em Redes
A Editora Rede Unida acaba de lançar a Revista Saúde em Redes. Com periodicidade trimestral, a revista está organizada em plataforma online, de acesso livre, o que contribui para a disseminação de conhecimentos e tecnologias no campo da Saúde e da Educação. O periódico está aberto para receber contribuições em cada uma de suas seções (artigos de revisão; artigos originais; resenhas; e artigo de opinião), e os originais devem serem submetidos no próprio site da revista, onde estão disponíveis as regras para submissão e aceitação.
Na primeira edição, a revista traz artigos sobre temáticas relevantes, como Educação Permanente em Saúde, Acolhimento Solidário, Ética na Pesquisa, Residências Multiprofissionais em Saúde, Redução de Danos, entre outros.
A Revista Saúde em Redes se apresenta como mais um espaço para estabelecer parcerias, vínculos, relações com pessoas, projetos e instituições comprometidas com a renovação constante na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde.
Acesse a Revista Saúde em Redes
GHC oferece Curso de Qualificação em Atenção à Saúde do Adolescente
Estão abertas até 22/04 as inscrições para o Curso de Qualificação em Atenção à Saúde do Adolescente, do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde (Escola GHC). O curso tem o objetivo de instrumentalizar e qualificar os profissionais que atuam na rede de atenção para o cuidado com os adolescentes, sob uma ótica multi e transdisciplinar, para construir conhecimentos e elementos para a tomada de decisão e planejamento da assistência integral. Ao todo, serão oferecidas 35 vagas, e os interessados devem realizar a inscrição em: www.escola.ghc.com.br.
Edital completo
http://escola.ghc.com.br/images/Editais/EDITAL%20Sade%20Adolescente30.03.pdf
Novas orientações para submissão nos Cadernos de Saúde Coletiva – especial VER-SUS
A Editora da Rede Unida acaba de divulgar adendos importantes para a submissão de textos completos e imagens à série Cadernos de Saúde Coletiva – edição temática VER-SUS. Informações sobre o número de autores, direitos autorais, formatos de arquivo e normas de publicação estão entre as orientações. Confira abaixo o texto divulgado pela Editora da Rede Unida.
Colegas,
Estamos organizando um novo volume da série Cadernos da Saúde Coletiva – Edição Temática VER-SUS, da Editora Rede Unida em parceria com a UFRGS, com experiências de Estágios e Vivências no SUS, em movimentos sociais e/ou estágios com características de imersão. Pretende-se, a partir das experiências realizadas, relatadas e analisadas, dar visibilidade às criativas e inovadoras ações no campo da saúde coletiva e/ou formação de profissionais, em relação à formação, à gestão, à participação e ao trabalho em saúde.
Pretende-se também estimular a produção conjunta de atores/autores com diferentes incursões no mundo do trabalho/formação e que foram afetados de diferentes formas, a partir da mesma experiência.
Nesse sentido, convidamos vocês para que enviem suas produções (seguindo as orientações abaixo) sobre os diferentes projetos realizados no âmbito da formação de profissionais, em caráter de imersão na realidade brasileira, e que contemple, entre os autores, ao menos três sujeitos com diferentes inserções no mundo do trabalho/formação (ou seja, docentes, discentes, gestores, trabalhadores, usuários, conselheiros de saúde, integrantes de movimentos sociais).
Observação: Serão aceitos trabalhos que não contemplem o número de autores sugeridos acima, entretanto a prioridade de publicação será para os artigos com maior pluralidade de inserções no mundo do trabalho/formação. Não há número máximo de autores.
Para a composição desse volume, serão aceitas produções textuais ou imagéticas (ou composição das duas) que deverão ser enviadas de 23 de março até o dia 30 de abril de 2015 para o e-mail cadernosdasaudecoletiva.versus@gmail.com.
As produções textuais (artigo, poesia, crônica, conto, história ou outro tipo de texto), deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx, em arquivo único.
As produções imagéticas deverão ser enviadas em formato .jpg em máxima qualidade (mínimo 300dpi) ou, se necessário, em arquivo .zip (ou.rar).
No caso de produções que envolvam a composição de textos e imagens, enviar no arquivo .doc ou .docx, sinalização onde os autores sugerem que a imagem deve ser utilizada. Enviar em arquivo separado, em formato .jpg (mínimo 300dpi) as imagens.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS PRODUÇÕES TEXTUAIS:
Os textos (excluindo-se títulos e autores) deverão ter de 6.000 a 8.000 caracteres sem espaço, de acordo com as regras de formatação abaixo indicadas:
-Título: Centrado, caixa alta, Times New Roman 14pt, negrito;
-Nomes de autores: Alinhado à direita, Times New Roman 12pt. Para cada autor, indicar, em nota de rodapé, titulação, universidade/movimento ao qual está vinculado e email;
-Texto: com alinhamento justificado, espaçamento de 1,5cm entre linhas. Caso seja divido em secções, colocar os subtítulos em negrito; recuo de primeira linha de 1,25 cm, com espaçamento de 10pt entre parágrafos (geralmente basta adicionar espaço depois de parágrafo no item próprio no word);
-Notas de rodapé: colocar automática, ao pé da pagina, alinhamento justificado, Times New Roman, 10 pt;
-Referências bibliográficas: deverão ser apresentadas no final do texto, observando-se as normas correspondentes da ABNT, alinhamento à esquerda, Times New Roman 11pt, espaço simples para o texto e, entre cada uma das obras, deixar espaço.
Obs.: Não devem ser utilizadas formatações especiais, como: estilos (headings, hyperlinks, etc.); texto em colunas; cabeçalhos de páginas (headers); diferentes de letra; sublinhados; hifenização automática; numeração automática de seções ou parágrafos.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS:
No caso de fotografias, necessita de autorização do fotógrafo e também das pessoas que apareçam nas imagens. A qualidade das imagens deve ser superior a 350 dpi.
Observação: O critério de número de autores não se aplica às produções imagéticas.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PRODUÇÕES TEXTUAIS EM FORMATOS DIFERENCIADOS (POESIAS, CONTOS, CRÔNICAS, MÚSICAS E ENSAIOS)
O objetivo é ensejar um espaço de interação e aprendizado oportunizando a consequente troca de experiências e amadurecimento crítico com um olhar ampliado da saúde transversal a educação e a cultura.
Seja poesia, conto, crônica, música ou ensaio, é importante que abranjam reflexões teóricas e análises concretas, incluindo também contribuições filosóficas, metodológicas e análises de manifestações valorativas, tal como na área da Saúde Coletiva, no mundo da arte (cinema, histórias em quadrinhos, música, etc.), da ciência (em suas diversas expressões) e na vida social em geral. Dentro de uma perspectiva inter/transdisciplinar em que possa contribuir com o desenvolvimento teórico e colaborar com o processo de ampliação do pensamento crítico e da transformação social, com impacto na vida das pessoas.
Observação: O critério de número de autores não se aplica às produções imagéticas. Além disto, o critério de número mínimo de caracteres não se aplica às produções textuais em formatos diferenciados.
DIREITOS AUTORAIS
Ao autorizar a publicação da sua obra, o autor ou autora cede os direitos de uso do seu texto ou produção imagética, de forma exclusiva e isento de qualquer ônus para publicação nos Cadernos da Saúde Coletiva – edição temática VER-SUS. Ele ou ela permanece proprietário de todos os direitos autorais sobre a obra, e apenas autoriza a fazer uma publicação pública e aberta da mesma. Ao remeter sua produção autoral, o autor ou autora anui com todos os termos aqui expostos responsabilizando-se, portanto, pela autoria e originalidade do trabalho.
Caso tenham alguma dúvida a respeito das orientações acima, favor entrar em contato com os organizadores, através do email: cadernosdasaudecoletiva.versus@gmail.com.
Aguardamos o envio das produções até a data combinada.
Atenciosamente,
Alcindo Antônio Ferla, Cristianne Famer Rocha, Thais Maranhão, Igor Fangueiro, Fernanda Feijó, Richard Assimos, Vera Rocha, Sueli Goi Barrios e Guilherme Pereira Peixoto (organizadores).
ERRATA – Chamada para Cadernos de Saúde Coletiva especial VER-SUS
A Editora da Rede Unida divulgou no último dia 23 uma chamada para a série Cadernos de Saúde Coletiva – edição temática VER-SUS e agora retifica que serão aceitos trabalhos completos até 30/04. Para esta edição a Editora aceita produções textuais e/ou imagéticas (ou composição das duas) dos atores envolvidos nos Estágios e Vivências no SUS, em movimentos sociais e estágios com característica de imersão. O objetivo da série é de estimular a produção coletiva de autores com diferentes incursões no mundo do trabalho e da formação em saúde. As produções textuais poderão ser enviadas em forma de artigo, poesia, crônica, conto, história ou outro tipo de texto. Já as produções imagéticas deverão ser enviadas em formato JPEG com qualidade superior a 300 DPI’s ou, se necessário, em arquivo .ZIP (ou .rar). A iniciativa é uma parceria da Associação Brasileira da Rede Unida com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Participe e ajude à Rede Unida a contar a história do VER-SUS Brasil.
CRONOGRAMA DA SÉRIE CADERNO DA SAÚDE COLETIVA – EDIÇÃO TEMÁTICA VER-SUS
Envio de trabalhos completos | 23 a 30/04 |
---|---|
Envio aos pareceristas | até 11/05 |
Retorno para autores para revisão/adequações solicitadas | até 30/05 |
Revisão das adequações solicitadas | até 7/06 |
Divulgação online (PDF, Flash e E-pub) | a partir de 27/07 |
Veja também: Cadernos de Saúde Coletiva terão edição dedicada ao VER-SUS
Nova data para reunião de pós-vivência do 7º EVSUS Bahia
A comissão organizadora do Estágio de Vivências no SUS Bahia acaba de divulgar a nova data para a reunião pós-vivência da 7ª edição da imersão, que acontecerá no próximo dia 11/04, no turno da manhã. A decisão pelo adiamento visa garantir maior participação dos estagiários e mediadores de aprendizagem que, neste momento, estão envolvidos em outras atividades acadêmicas.
A pós-vivência acontecerá na Escola Estadual de Saúde Pública - EESP, localizada à Rua Conselheiro Pedro Luiz, nº 171, Rio Vermelho, CEP: 41.950-610, Salvador – Bahia, com início às 8h.
A comissão organizadora ratifica que esta é a última oportunidade para realizar a pós-vivência devido aos prazos de elaboração e entrega do relatório de avaliação da comissão local.
Os estagiários e mediadores devem confirmar a participação na oficina, na data indicada, através do email: vivenciasus.eesp@gmail.com.
Estágio de Vivências no SUS (BA) promove reunião de avaliação
Está marcada para o dia 1/04, às 14h, no auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), em Salvador, a reunião de avaliação da 7ª edição do Estágio de Vivências no SUS (EVSUS), na Bahia. A iniciativa tem o intuito de reunir os participantes da vivência para pensar novas possibilidades de metodologia, debater a formação em saúde, bem como colher contribuições para vivências futuras. O EVSUS, na Bahia, ocorreu de 7 a 14/03 em diversas regiões do estado. A comissão organizadora do EVSUS ressalta que é obrigatória a presença de, pelo menos, três participantes de cada grupo/distrito sanitário, sendo um destes, o mediador de aprendizagem na reunião.
Serviço:
Data: 01/04/2015
Horário: 14h
Local: Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis
Endereço: Avenida Cardeal da Silva, nº 1339, Federação – Salvador (BA)
Confira a programação completa da reunião
Cadernos de Saúde Coletiva terão edição dedicada ao VER-SUS
A Editora da Rede Unida está em fase de organização do novo volume da série Cadernos de Saúde Coletiva – edição temática VER-SUS, e recebe até 30/04 as produções textuais e/ou imagéticas (ou composição das duas) dos atores envolvidos nos Estágios e Vivências no SUS, em movimentos sociais e estágios com característica de imersão. O objetivo da série é de estimular a produção coletiva de autores com diferentes incursões no mundo do trabalho e da formação em saúde. As produções textuais poderão ser enviadas em forma de artigo, poesia, crônica, conto, história ou outro tipo de texto. Já as produções imagéticas deverão ser enviadas em formato JPEG com qualidade superior a 300 DPI’s ou, se necessário, em arquivo .ZIP (ou .rar). A iniciativa é uma parceria da Associação Brasileira da Rede Unida com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Participe e ajude à Rede Unida a contar a história do VER-SUS Brasil.
CRONOGRAMA DA SÉRIE CADERNO DA SAÚDE COLETIVA – EDIÇÃO TEMÁTICA VER-SUS
- Envio resumos: de 23/3 a 30/04 de 2015
- Envio aos pareceristas: até 11/05/15
- Retorno autores para revisão/adequações solicitadas: até 30/5/15
- Revisão adequações solicitadas: até 7/6/15
- Divulgação online (PDF, Flash e E-pub): a partir de 27/7/15