Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia

Notícia

Editora Rede Unida lança nova publicação sobre Saúde Coletiva

by Rafael Cavadas last modified 08/10/2015 15:51
Obra é fruto da cooperação entre Brasil e Itália e aborda diferentes aspectos envolvendo planejamento, gestão e ciências sociais. Acesse a publicação gratuitamente!

“Problematizando Epistemologias na Saúde Coletiva Saberes da Cooperação Brasil e Itália - volume 2” é o novo título lançado pela Editora Rede Unida, disponível gratuitamente em formato digital. A publicação internacional aborda diferentes aspectos envolvendo dois eixos da Saúde Coletiva: Planejamento e Gestão e Ciências Sociais, para repensar sobre a atenção e o cuidado em saúde, fomentada pelos profissionais, que muitas vezes reproduzem o modelo médico hegemônico em detrimento de outros conhecimentos em saúde. Os escritos recolhidos neste livro mostram, de diferentes formas, como profissionais de saúde podem desempenhar um papel central para lidar com estas questões. A obra teve apoio e financiamento do Ministério da Saúde do Brasil, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Bolonha (UNIBO).

Acesse a publicação.

Manifesto de apoio aos povos indígenas

by Igor Cruz last modified 07/10/2015 15:47
Associação Brasileira da Rede Unida manifesta protesto contra a violência sistemática imposta aos povos indígenas. Confira o documento na íntegra!

 

MANIFESTO DE APOIO AOS POVOS INDÍGENAS

A Associação Brasileira da Rede Unida manifesta seu protesto veemente contra a violência sistemática imposta aos povos indígenas. Em atenção à Declaração das Nações Unidas sobre os Povos Indígenas nos termos de seu Art. 8:

Os povos e as pessoas indígenas têm o direito a não sofrer da assimilação forçosa ou a destruição de sua cultura.

Os Estados estabelecerão mecanismos efetivos para a prevenção e o ressarcimento de: a) todo ato que tenha por objeto ou consequência privá-los de sua integridade como povos distintos ou de seus valores culturais, ou sua identidade étnica; b) todo o ato que tenha por objeto ou consequência alienar-lhes suas terras ou recursos; c) toda forma de transferência forçada da população, que tenha por objetivo ou consequência a violação e o menosprezo de qualquer de seus direitos; d) toda a forma de assimilação e integração forçada; e) toda a forma de propaganda que tenha com finalidade promover ou incitar a discriminação racial ou étnica dirigida contra eles. (ONU, 2008, p.8)

Cabendo ressaltar, entre os princípios orientadores da Declaração:

A contribuição da desmilitarização das terras e territórios dos povos indígenas para a paz, o progresso e o desenvolvimento econômico e social, a compreensão e as relações de amizade entre as nações e os povos do mundo.

E o incentivo dos Estados ao cumprimento e aplicação eficazes de todas as suas obrigações... (ONU, 2008, p 4 - 5).

A Rede Unida vem por meio deste Manifesto:

  1. Declarar apoio incondicional aos os povos indígenas nas suas lutas pelo reconhecimento, pela vida e pela defesa de sua cultura;
  2. Declarar apoio aos Guyra Kaiowa do Tekoha Guyra Kambi – Mato Grosso do Sul – divulgando Carta Aberta dos Servidores da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 02 de setembro de 2015, disponível em http://ggnnoticias.com.br/blog/ricardo-cavalcanti-schiel/o-estado-atual-do-massacre-etnico-no-ms, mantendo-se à espera das providências cabíveis pelas autoridades já acionadas;
  3. Exigir o término das práticas genocidas, a proteção da vida dos Guarani Kaiowa do Tekoha Guyra Kambi, no Mato Grosso do Sul, o restabelecimento do acesso aos serviços essenciais, e o respeito à territorialização;
  4. Divulgar e apoiar o documento político da Mobilização da Articulação dos Povos e Comunidades Tradicionais (Brasília, 2015);
  5. Repudiar a PEC 215/00 e outras posições legislativas que tramitam no Congresso Nacional que ferem os direitos fundamentais dos povos indígenas em nome de interesses empresariais privados apoiados por parlamentares integrantes da bancada ruralista;
  6. Repudiar e denunciar o extermínio sistemático de comunidades indígenas motivado por diferenças étnicas e, sobretudo, por interesses relacionados ao agronegócio e disputas fundiárias;
  7. Repudiar a posição do Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Eduardo Cunha, que no dia em que se comemorava o 26º Ano da Constituição Cidadã, recusou-se a negociar com representantes dos Povos e Comunidades Tradicionais;
  8. 8. Apoiar a demarcação das terras dos povos indígenas com o reassentamento daqueles que habitam esses territórios; e
  9. 9. Defender a resolução de conflitos conduzida em bases legais, democráticas e humanizadas, sem a violação dos direitos humanos e da vida.

 

A nossa Constituição reconhece em seu Artigo 5º, parágrafos 2º e 3º, a Declaração Internacional de Direitos Humanos e dispõe sobre os direitos indígenas em seus Artigos 231º e 232º. Respeitar os direitos dos povos indígenas é respeitar a institucionalidade legal, é defender a vida. Reconhecer os povos indígenas, sua cultura e suas etnias é uma prerrogativa civilizatória, que o respeito às diferenças não se expressa em produção de desigualdade.

Associação Brasileira da Rede Unida

12º Congresso Internacional da Rede Unida

“Diferença sim, desigualdade não: Pluralidade na invenção da vida”

Brasil, outubro de 2015.

Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas

Documento Político da Mobilização da Articulação dos Povos e Comunidades Tradicionais

Nota Pública

by Rafael Cavadas last modified 24/09/2015 12:39
Membros da Rede Unida se manifestam em apoio ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e em defesa do Sistema Único de Saúde

NOTA PÚBLICA:

A Associação Brasileira da Rede Unida, entidade de articulação e intervenção no escopo da formação e desenvolvimento de conjunto dos trabalhadores de saúde, vem, por meio de seu Colegiado Gestor, manifestar o grande reconhecimento ao trabalho realizado pelo Ministro Arthur Chioro a frente do Ministério da Saúde, junto com uma equipe de gestão altamente qualificada e identificada com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Em particular, referimos as iniciativas no âmbito da política de gestão do trabalho e da educação na saúde, alma do fazer em saúde, pela primeira vez assumida como tarefa de Estado e do poder público. Em que foram iniciadas a regulação e a avaliação da formação de profissionais de saúde, o provimento de postos de trabalho e a construção de linhas de cuidado no interior das redes estratégicas; bem como aprovadas diretrizes assistenciais para atenção domiciliar; cuidado em crack, álcool e outras drogas; saúde mental; atenção ao parto; luta contra a homofobia; dentre tantas lideranças técnicas e políticas no campo da qualidade da vida e da saúde coletiva.

A Rede Unida manifesta sua forte preocupação com a possível substituição da atual equipe para reacomodação de forças políticas da coalizão que compõe a base do governo federal; e, assim, entende que a utilização da pasta da Saúde como moeda de troca na composição de coalizões de partidos, com foco deslocado do debate sobre política de saúde, ameaça a consolidação do direito à saúde e o fortalecimento do SUS; fragiliza sobremaneira todo o apoio às iniciativas governamentais conquistadas nas bases docentes e discentes da área da Saúde; e empobrece o papel que o poder público vinha aprendendo a desenvolver na gestão do trabalho e da educação na saúde. Desde a imposição de vetos à lei do ato médico, a liderança na saúde requer cuidados rigorosos!

O momento atual do SUS, com expressiva ampliação de cobertura populacional e expansão do acesso e da qualidade da atenção oferecida à população, requer a mobilização de esforços de grande monta dos órgãos governamentais e da sociedade civil, não apenas para a afirmação da Saúde como direito universal, conforme registrado na Constituição Brasileira, como para a ampliação da qualidade e da oferta de ações.

Se por um lado, a saúde é uma área em que diferentes interesses disputam vigência, sempre sujeita a investidas de forças do mercado, da indústria farmacêutica e de equipamentos e de outros interesses privados, conforme foi expresso recentemente no Congresso Nacional, por exemplo, em propostas de restrição da gratuidade e universalidade do SUS e de expansão do setor financeiro privado na Saúde – planos e seguros de saúde. Propostas estas capitaneadas por integrantes de partidos da coalizão do governo que disputam no momento a condução do Ministério da Saúde.

Por outro lado, há alguns anos, somada com outras políticas sociais inclusivas, as políticas de saúde demonstram avanços no sentido da prevalência do interesse público. Uma iniciativa muito corajosa implementada há dois anos, o Programa Mais Médicos para o Brasil, não apenas ampliou a cobertura assistencial e o acesso a profissionais de saúde em diferentes regiões, como também vem contribuindo de forma decisiva na ampliação da oferta de vagas na graduação e na pós-graduação a setores da população até então pouco presentes na profissionalização e incidindo fortemente em novos perfis nacionais de trabalho e formação em saúde.

Além dos efeitos de agravamento produzidos pela crise financeira que tem raízes nas relações econômicas que se estabelecem internacionalmente, a descontinuidade da gestão federal motivada por reacomodação de interesses, em especial quando estes sinalizam para propostas que geram grave risco à continuidade da política de saúde, como referimos, tem impacto na construção do sistema de saúde universal, igualitário, inclusivo e na luta pela qualidade da vida individual e coletiva, assim como grave risco na credibilidade das novas gerações de profissionais recém-formados ou no interior da formação quanto à relevância do Sistema Único de Saúde com as bandeiras da reforma sanitária, reforma psiquiátrica e redes estratégicas na atenção integral à saúde.

A Rede UNIDA em defesa do SUS!

Porto Alegre, 23 de setembro de 2015.

Coordenação Nacional da Rede Unida.

Editora lança livro sobre Cuidado e a Educação Popular em Saúde

by Igor Cruz last modified 31/08/2015 19:29
Organizado por Luciano Bezerra Gomes, publicação faz parte da Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde e está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH. Confira!

 

A Editora Rede Unida acaba de lançar em sua Biblioteca Digital o livro “O Cuidado e a Educação Popular em Saúde”. Organizado por Luciano Bezerra Gomes, o livro faz uma reflexão sobre as interfaces e conexões entre a educação e o cuidado em saúde. Para disparar o debate sobre o tema, a primeira parte da publicação apresenta a dissertação de mestrado defendida pelo organizador em 2010. Já na segunda parte, os leitores encontram textos originais que ofertam relevantes reflexões sobre a temática de autores como: Emerson Elias Merhy, Laura Camargo Macruz Feuerwercker, Julio Wong un, Eymard Mourão Vasconcelos, entre outros.

O lançamento da publicação faz parte da Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde e está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH.

Livro "O Cuidado e a Educação Popular em Saúde"

Rede Unida divulga aprovados para Cadernos da Saúde Coletiva

by Rafael Cavadas last modified 30/07/2015 13:24
Edição especial dedicada ao VER-SUS trará cerca de 100 trabalhos em diferentes formatos que registram iniciativas criativas e inovadoras no campo da saúde coletiva e da formação profissional em saúde

Cerca de 100 trabalhos, em diferentes formatos, foram aprovados para a edição especial da série Cadernos da Saúde Coletiva, dedicada ao VER-SUS. Organizada pela Rede Unida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nova edição apresenta trabalhos e relatos de experiências no campo da Saúde Coletiva e da formação profissional em saúde, que destacam os estágios e vivências no SUS, em movimentos sociais e/ou estágios com características de imersão.

Ao estimular a produção conjunta de autores com diferentes inserções no mundo do trabalho e da formação, a Rede Unida visa registar a criatividade e as inovações do projeto do Ministério da Saúde “Vivências e Estágios na Realidade do SUS”. Para tanto, foram aceitos trabalhos em diferentes formatos, tais como capítulos, crônicas, contos, poesias, poemas, paródias, repentes, imagens, etc.

De acordo com os organizadores da publicação, os trabalhos selecionados foram aprovados integral ou parcialmente. Nas próximas semanas, todos os autores receberão os pareceres de seus trabalhos, o que inclui os que necessitam de revisão, os não aprovados e os aceitos integralmente.

Confira os títulos aprovados.

Região Nordeste inicia temporada de inverno das vivências do VER-SUS

by Igor Cruz last modified 17/07/2015 19:31
Mais de 130 participantes das cidades de Sobral (CE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) terão a oportunidade de se aproximar dos serviços de saúde e do SUS. Confira o cronograma de início de todas as vivências!

 

Desde 16/07, viventes e facilitadores de Sobral (CE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) deram início a temporada de inverno das vivências do VER-SUS Brasil (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), em 2015. Ao todo, mais de 130 participantes terão a oportunidade de se aproximar dos serviços de saúde e de trocar experiências entre os diversos atores envolvidos no sistema de saúde.

De acordo com a secretaria executiva do VER-SUS, mais duas vivências iniciam suas atividades ainda nesta semana, são elas: Distrito Federal (DF) e Uberaba (MG). Além disso, nos dias 18 e 19/07 acontece, em Guararema (MG), uma atividade de formação que contará com 30 participantes.

Financiado pelo Ministério da Saúde, o VER-SUS é um projeto coordenado pela Rede Unida que visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o SUS.

Confira o cronograma de vivências e atividades do VER-SUS

Livro sobre saúde bucal será lançado em congresso de odontologia

by Rafael Cavadas last modified 07/07/2015 18:10
Publicação responde a questões importantes sobre o trabalho das equipes de saúde bucal, suas habilidades e atribuições. Confira!

A Associação Brasileira da Rede Unida divulga o lançamento do livro “Saúde bucal – Atuação do técnico e do auxiliar. Promoção, prevenção e controle. Humanização do Atendimento”, que acontece às 15h, do dia 18/07, no Congresso Internacional de Odontologia, no Rio de Janeiro. A publicação é assinada pelas autoras Márcia Regina Cardoso Torres e Mara Torres, e responde a questões importantes como: O que significa ser um profissional da área de saúde bucal? Quais atribuições e habilidades são importantes para o trabalho da equipe de saúde bucal? E qual é exatamente o campo de atuação do profissional de saúde bucal? O lançamento será no estande da ABO/RJ, na feira de expositores do Congresso, no pavilhão 3 do RioCentro (Jacarépagua). Márcia Regina Cardoso Torres é membro da coordenação nacional da Rede Unida, foi presidente do 10º Congresso Internacional da Rede, em 2012, na capital carioca, e coordenadora da regional sudeste no período 2012/14.

Saiba mais em www.ciorj.org.br.

Submissão do 14º Congresso Paulista de Saúde Pública vai até 12/07

by Igor Cruz last modified 07/07/2015 17:44
Interessados podem enviar resumos de relatos de pesquisa, relatos de experiências e resumo descritivo de outras produções

 

Está aberto até 12/07 o período de submissão de trabalhos para o 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. Com o tema “Saúde e Poder: Reconectando Cidadãos e Trabalhadores ao SUS”, o evento será realizado na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, entre 26 a 30/09. Os trabalhos podem ser submetidos em três modalidades: resumos de relatos de pesquisa, resumo de relatos de experiências e resumo descritivo de outras produções, e cada resumo deve estar ligado a um eixo temático, como alimentação e nutrição; comunicação e saúde; cuidado em saúde; trabalho, formação e educação em saúde, controle social e participação cidadã, entre outros.

É importante lembrar que os trabalhos aprovados devem ser apresentados em forma de pôster com participação em discussões temáticas.

Saiba mais em: www.14congressoapsp.com.br/

Comunicado Cadernos da Saúde Coletiva

by Rafael Cavadas last modified 02/07/2015 17:02
Resultado dos trabalhos aprovados para a edição especial dedicada ao VER-SUS será divulgado dia 30/07

Os organizadores da revista Cadernos da Saúde Coletiva divulgaram, hoje (02/07), que o resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à edição especial dedicada ao VER-SUS será divulgado no dia 30/07. De acordo com os organizadores, o grande volume de trabalhos recebidos e a complexidade no processo de avaliação exigiram a ampliação do prazo para garantir a qualidade merecida. A Editora da Rede Unida, responsável pela revista Cadernos da Saúde Coletiva, lamenta o adiamento da divulgação dos resultados e pede a compreensão de todos os autores.

Ministério da Saúde e Rede Unida abrem inscrição para o VER-SUS Brasil

by Igor Cruz last modified 30/06/2015 14:55
Com 18 imersões em 13 estados, projeto de educação permanente começa o processo de seleção para mais uma edição de inverno. Confira!

 

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Rede Unida acabam de abrir o período de inscrição para a imersão no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), edição de inverno. Ao todo, serão realizadas 18 imersões, distribuídas nos seguintes estados: Ceará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Os interessados em participar podem se inscrever no site do VER-SUS Brasil, como viventes (participante selecionado para realizar a vivência), ou facilitador (responsável por contribuir na problematização das vivências juntamente com o grupo, acolher e encaminhar demandas surgidas durante as vivências).

Para se inscrever e saber detalhes de cada vivência, acesse:

http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus

Além das imersões, também estão previstos seminários e rodas de conversa sobre o VER-SUS Brasil. Para saber mais, veja:

http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoes-seminarios

Informações sobre o processo seletivo, características de cada vivência e o termo de esclarecimento podem ser obtidas no link:

http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/termos-de-esclarecimento-sobre-as-vivencias-2015.2

Filed under:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930