Notícia
Estado do Rio de Janeiro pronto para o VER-SUS
A comissão estadual do Rio de Janeiro divulgou a data das Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS BRASIL), quando levará 100 estudantes para conhecer a rede de saúde de seis municípios fluminenses. O VER-SUS RJ começa dia 29/01 e vai até 15/02 nas cidades do Rio de Janeiro, Rio Bonito, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda e Piraí.
Garanta agora sua inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida
A Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida informa que os interessados em participar do evento podem efetuar o pagamento da inscrição por meio de depósito em conta corrente da própria Rede Unida. Para isso, é necessário que o congressista que efetuou o pagamento encaminhe uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail comunica@redeunida.org.br ou envie um fax para: (51) 3391-1252.
Conta corrente Rede Unida:
Banco do Brasil
Agência: 1899-6
Conta: 40165-X
Obs: é importante lembrar que os interessados em participar do 10º Congresso devem efetuar a inscrição no sistema de gerenciamento de inscrição (http://www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricao) antes de fazer o pagamento.
O protagonismo da média gerência
O “Manual do Gerente – desafios da média gerência em saúde”, dedicado à prática de gestão no cotidiano da rede de sistemas e serviços de saúde, acaba de ser lançado, dia 14/12, durante a ‘1ª Mostra de Experiências da Gestão Estadual de Planejamento, Monitoramento e Análise do SUS’, na capital gaúcha. Dinâmico e com programação visual cuidadosa, o manual prima pela formulação de textos objetivos e bem ilustrados, sem comprometer a compreensão da complexidade SUS. Nele, os gerentes encontram orientações sobre como planejar, programar, criar estratégias de intervenção e sobre as formas de contratação, dentre outros assuntos. A arquiteta e sanitarista da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Luisa Regina Pessôa, que assina a organização do livro, esteve no evento, onde participou da tarde de autógrafos junto a gestores e profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul.
O ‘Manual do Gerente’ foi elaborado a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). A ideia era criar um material para facilitar o dia a dia dos gerentes intermediários das unidades de saúde e das unidades hospitalares, gerentes de unidades de atenção primária e também daqueles de níveis centrais de secretariais municipais e estaduais – ou seja, profissionais responsáveis em transformar as metas de suas unidades de saúde em resultados.
Organizado em seis capítulos: Processo de Trabalho, Linha de Cuidado Integral, Planejamento e Avaliação em Saúde, Gestão do Conhecimento, Recursos Físicos e Tecnológicos, e Caixa de Ferramentas (distribuídos em 208 páginas), o ‘Manual do Gerente’ foi concebido a partir de entrevistas com gerentes da SMSDC-RJ e de pesquisa com aproximadamente 100 secretários municipais de saúde de diferentes localidades - ambas realizadas durante o Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Escrito por sete autores e validados por mais de 30 especialistas da Saúde, o ‘Manual do Gerente’ tem prefácio assinado pelo coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, que logo na abertura do livro provoca à mobilização do leitor: “o gerente intermediário que utilizar esta publicação como ‘caixa de ferramentas’ terá que ‘falar de si próprio’, como nos alertou Deleuze. Se a intenção for adentrar num discurso que busca explicações para o imobilismo e grandes teorias de impossibilidade, ainda é tempo de buscar outras leituras...”.
Fruto da iniciativa Teias-Escola Manguinhos, o manual não será comercializado e está disponível nas versões impressa e na internet (www.ensp.fiocruz.br). Durante a descontraída tarde de autógrafos, em Porto Alegre, a organizadora explicou como surgiu a ideia de criar o material: “as infindáveis portarias, infindáveis manuais de procedimentos e infindáveis papeizinhos para preencher nos fizeram pensar no que o gerente, massacrado pelo seu cotidiano, realmente precisa ter? A partir disso, nos sentamos em equipe para trabalhar o olhar sobre essa vivência e estruturamos o Manual do Gerente”.
Sobre a iniciativa Teias-Escola Manguinhos
O Projeto Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS.
Essa iniciativa é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz - sob a coordenação da ENSP -, governo estadual e Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a conformação do bairro Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada, transformador das práticas da atenção, bem como um espaço de inovação das práticas de ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico, que se traduzam em melhorias da condição atual de saúde e vida da população.
Saiba mais sobre o Teias Manguinhos em www.ensp.fiocruz.br.
Ministro da Saúde lança nova edição do VER-SUS na UFRGS
Ocorreu na Escola de Enfermagem da UFRGS na tarde desta sexta-feira, 9, o lançamento da nova edição do Projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil). Para os próximos dois anos, devem ser oferecidas, em todo o País, cinco mil vagas para que universitários possam conhecer e vivenciar a realidade dos serviços da rede pública de saúde brasileira. O VER-SUS é um programa do Ministério da Saúde que nasceu em 2004 tendo como foco a reorientação da formação em saúde a partir da integração dos estudantes à amplitude e à complexidade do SUS. A UFRGS destaca-se como a universidade que manteve continuadamente a iniciativa, registrando uma média de cem participantes por ano, desde 2004. O programa tem a parceria da escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação Brasileira Rede Unida e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
O coordenador da Rede de Governo Colaborativa de Saúde, professor Alcindo Ferla, abriu a cerimônia com a apresentação da nova logomarca do programa e dos materiais que integram o kit para uso dos estudantes. A camiseta que faz parte do kit foi entregue aos secretários de Saúde do Estado, Ciro Simoni, e de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, em um ato simbólico de apoio ao programa.
O ministro Alexandre Padilha afirmou que 100 municípios já aderiram ao programa e que confia na parceria com as entidades e com os estudantes “para ajudar o SUS a ser sempre inovador, criativo e questionador”. Padilha destacou que o VER-SUS busca mostrar não só os espaços exitosos do sistema público de saúde, mas também as questões que precisam ser superadas, para que se formem profissionais comprometidos com a atuação na rede pública. Os estudantes interessados em participar do VER-SUS já podem fazer a inscrição no site do Projeto.
O vice-reitor Rui Vicente Oppermann representou o reitor no evento, que teve também a participação do deputado federal Henrique Fontana, de gestores dos cursos da área de saúde da UFRGS e das entidades parceiras, autoridades municipais e estaduais, além de professores, técnicos-administrativos e estudantes.
Parcerias
Após a cerimônia na Escola de Enfermagem, o ministro Alexandre Padilha foi recebido pelo reitor Carlos Alexandre Netto no Salão Nobre da Reitoria, com a presença do vice-reitor Rui Vicente Oppermann; do vice-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Sergio Pinto Ribeiro; do secretário Ciro Simoni e dos gestores dos cursos da área de saúde da UFRGS. Padilha agradeceu o apoio e a parceria da UFRGS com as políticas do ministério e da Secretaria de Saúde do Estado e elogiou “as práticas inovadoras da Universidade na formação dos profissionais nesta área”. O ministro destacou ainda que “um SUS forte é um campo fértil para as universidades porque cria campo para a inovação, para a pesquisa e para a formação profissional”.
O reitor Carlos Alexandre Netto afirmou que a “UFRGS concentra recursos humanos na área da saúde entre os mais qualificados do país e a Universidade quer colocá-los à disposição da sociedade brasileira por meio das parcerias com o ministério”.
Acompanhado do reitor, o ministro proferiu, à noite, aula inaugural conjunta de dois cursos de especialização da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED) destinados à formação docente para a área da saúde: "Formação Integrada Multiprofissional em Educação e Ensino da Saúde" e "Práticas Pedagógicas em Serviços da Saúde".
Fonte: UFRGS
Tire suas dúvidas sobre o 10º Congresso da Rede Unida
Onde será realizado o evento?
O Centro de Convenções Sul América está situado na Cidade Nova, bem ao lado da Prefeitura do Rio, região central da cidade. A maior parte das atividades programadas para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida acontecerá nestes dois espaços.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro – Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Centro de Convenções Sul América - Av: Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Como posso realizar minha inscrição?
As inscrições para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida e demais eventos associados somente serão realizadas, via internet, no endereço http://conferencias.redeunida.org.br, até o dia 30 de abril de 2012. Após esta data, somente serão aceitas inscrições na secretaria do evento a partir do dia 06 de maio de 2012.
Qual é o valor da Taxa de Inscrição?
O valor das inscrições varia de acordo com a data de pagamento e vínculo com a Rede Unida. No site do congresso, existe uma tabela que informa sobre prazos de pagamento (quanto antes o pagamento da inscrição for efetuado, menor é o valor da Taxa) e tipo de inscrição (associado, não associado, estudante e representante de movimento social). Para se associar à Rede Unida, basta acessar o endereço www.redeunida.org.br e preencher o cadastro. A Rede Unida não cobra anuidade nem taxa de adesão aos sócios. Informações sobre valores da inscrição, acesse o link: http://www.redeunida.org.br/congresso/inscricoes
Como posso realizar o pagamento da minha inscrição?
O pagamento da inscrição pode ser realizado via boleto bancário ou empenho.
Tenho trabalho aprovado para o evento. Preciso fazer minha inscrição?
Sim! A inscrição no 10º Congresso Internacional da Rede Unida deve ser realizada tanto por quem deseja participar como ouvinte, quanto por quem deseja apresentar trabalhos científicos ou relatos de experiência. A inscrição é a única forma de a Comissão Organizadora planejar e garantir infraestrutura para que os congressistas assistam a apresentações de trabalhos, participem de oficinas, távolas, rodas de conversa, eventos culturais, entre outras atividades.
Já sou cadastrado no site da Rede Unida. Como realizo minha inscrição?
Se você já é cadastrado no site da Rede Unida, você também é associado à Rede Unida. E, por ser associado à Rede, você terá preços especiais para o pagamento de sua inscrição. Assim, para realizar sua inscrição basta acessar http://conferencias.redeunida.org.br, digitar o mesmo LOGIN e SENHA, utilizado no site da Rede Unida (www.redeunida.org.br) no espaço destinado ao USUÁRIO, e preencher o formulário de inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida.
Tenho cadastro e esqueci minha senha?
Se já é cadastrado no site da Rede Unida e esqueceu sua senha, você deve acessar o endereço www.redeunida.org.br, clicar em “ESQUECEU SUA SENHA?”, e digitar seu endereço de e-mail. O sistema gerará uma nova senha que será encaminhada ao endereço de e-mail cadastrado.
Ainda não tenho cadastro nem sou associado à Rede Unida. Como devo proceder?
Você deve acessar www.redeunida.org.br, clicar em “registrar” no topo da página à direita e preencher o formulário. O sistema gerará uma senha que será encaminhada ao seu endereço de e-mail. Com posse de seu LOGIN E SENHA, basta acessar o site do congresso http://conferencias.redeunida.org.br e preencher seu formulário de inscrição no 10º Congresso Internacional da Rede Unida, na categoria ASSOCIADO.
Já fiz o cadastro pessoal. Como me inscrevo?
1º passo: coloque seu LOGIN e SENHA, localizados no lado esquerdo do site. Em seguida, seleciona o evento: “10º Congresso Internacional da Rede Unida”.
2º passo: em “Informações sobre a Conferência”, clique em INSCRIÇÃO.
3º passo: selecione seu “tipo de inscrição”: ASSOCIADO, NÃO ASSOCIADO, ESTUDANTE OU REPRESENTANTE DE MOVIMENTOS SOCIAIS.
4º passo: informe o código secreto de taxa de inscrição, caso tenha recebido, e certifique-se de ter escolhido o tipo correto de inscrição. Caso contrário, deixe o campo “Código de taxa de inscrição em branco”. Verifique se suas informações de cadastro estão corretas. Caso contrário, atualize seus dados clicando em “Meu perfil” ou em “Sair do sistema” para acessar com outro cadastro. Em seguida, descreva suas solicitações especiais (ex: acesso para cadeirante), caso necessário.
Preciso me inscrever nos fóruns, conferências, távolas, rodas de conversa e círculos de cultura?
Não! Todas as atividades da programação são abertas aos congressistas (respeitando a capacidade máxima dos espaços) sem necessidade de inscrição prévia. Mas vale a dica: como muitas atividades acontecem simultaneamente é aconselhável que o congressista anote as atividades que mais o interessam.
O Congresso disponibiliza certificado? Como retiro meu certificado?
Sim! O 10º Congresso Internacional da Rede Unida e demais eventos associados disponibiliza certificado de PARTICIPAÇÃO e de APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. Os certificados estarão disponíveis no perfil do congressista, no site http://conferencias.redeunida.org.br ao final do evento.
Me inscrevi em um eixo temático/ modalidade/linha programática, mas o aceite veio diferente. Foi erro do sistema?
Não. Se você se inscreveu como comunicação oral, mas foi aceito para oficina (ou vice versa), significa que, segundo a avaliação dos pareceristas, seu trabalho não se encaixava na categoria solicitada, mas, pela qualidade do trabalho, poderia ser aceito em uma outra modalidade e, sob estas condições, foi aprovado.
Caso não tenha interesse em apresentá-lo neste eixo temático/modalidade, é necessário, somente, que não efetue sua inscrição.
Vale lembrar que, mesmo não apresentando trabalho você pode se inscrever no 10º Congresso Internacional da Rede Unida e assistir às apresentações como ouvinte, além de ter a oportunidade de participar de outras atividades, como oficinas, rodas de conversa, círculos de cultura, entre outras.
É possível realizar alterações no meu trabalho que já foi submetido?
Não. Os trabalhos analisados e aceitos não poderão sofrer nenhum tipo de alteração, independente de sua natureza (inserção/correção de nomes e/ou de instituições, etc), para mantermos a idoneidade do Congresso.
Secretarias de saúde do estado e do município do Rio aderem ao VER-SUS Brasil
Os estudantes de graduação do estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de participar, em 2012, do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, o VER-SUS Brasil. Isto porque, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) acabam de formalizar uma parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), a Associação Brasileira Rede Unida e a União Nacional dos Estudantes (UNE). A iniciativa visa aproximar graduandos de diferentes cursos de saúde e o cotidiano do sistema de saúde dos fluminenses. Ao levar o projeto VER-SUS Brasil para o Rio, as secretarias têm o objetivo de qualificar a formação profissional em saúde ao forjando trabalhadores ética e politicamente comprometidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
Algumas experiências anteriores do VER-SUS apontam como a aproximação entre ensino e serviço pode favorecer à formação de trabalhadores do SUS e de como, o próprio SUS, deve ser entendido enquanto escola. Isso porque, o projeto tem como eixos estruturantes a aprendizagem significativa, as pedagogias problematizadoras, a multiprofissionalidade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Em outras palavras, o VER-SUS estimula o encontro com o novo, a sensação de incômodo e o desejo de ação ao transformar estudantes em atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações no cotidiano do trabalho.
Mas, de acordo com o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, o projeto não beneficia apenas os estudantes de graduação, uma vez que também sensibiliza os profissionais dos serviços que recebem a visita dos mesmos. “O estágio de vivências na realidade do SUS pode ser considerado uma imersão no mundo profissional, porém não necessariamente em estágio prático na área de formação do estudante, já que experiência não envolve somente os estudantes, mas também os gestores e os trabalhadores do SUS”, explica o coordenador nacional da Rede Unida.
De acordo com Ferla, o novo projeto VER-SUS Brasil, lançado dia 09/11, em Porto Alegre, tem um diferencial que viabilizará uma avaliação da educação permanente, por meio de um ambiente virtual exclusivamente para o projeto. Trata-se da Estação VER-SUS Brasil. Nela, será possível alcançar uma interface mais rápida entre os participantes que contarão com inúmeras ferramentas, como um portfólio virtual que registra textos, vídeos, fotos, entre outros.
Além da SES-RJ, SMSDC, Rede Unida, Une e DAB/MS, também participam da edição fluminense: a Rede Governo Colaborativo em Saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras entidades. De acordo com os organizadores, o VERSUS Brasil no Estado do Rio de Janeiro, está previsto para o início de 2012.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Todos os estudantes universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS. As inscrições nacionais estão abertas no site http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus.
COMO REALIZAR?
As regiões e municípios demonstram interesse nessa parceria através da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde e seus parceiros. Portanto, se você estiver interessado em ajudar a organizar um VER-SUS na sua região, procure seus parceiros, gestores, trabalhadores, estudantes, docentes, IES, movimentos sociais, movimento estudantil, e comece já a organizar uma comissão local do VER-SUS.
14ª edição da CNS determina retomada da Educação Permanente em Saúde
A retomada da Educação Permanente em Saúde e a necessidade de investir na formação profissional foram destacadas no relatório final da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), aprovado neste domingo (04/12), pelos mais de 4.300 mil delegados vindos de todo o Brasil. Além do relatório final, também foi apresentada uma Carta da Conferência, voltado à sociedade brasileira, que sintetiza o debate dos quatro dias de trabalho. A Rede Unida participou intensamente das atividades da 14ª CNS, em Brasília, onde distribuiu um documento produzido pelos participantes dos seus Encontros Regionais para mobilizar atores comprometidos com as mudanças na formação profissional, na gestão e na organização do trabalho.
Ministério da Saúde fará monitoramento da saúde dos profissionais do SUS
A partir de agora a saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) será monitorada. Uma portaria que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS foi assinada nesta quarta-feira (01/12) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentre as diretrizes para a promoção da qualidade de vida e redução dos riscos a quem trabalha nos hospitais públicos e nas unidades básicas de saúde (UBS), está a criação de um comitê que fiscalizará as condições de trabalho dos profissionais. Serão verificados, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual e a manutenção dos equipamentos. As principais doenças que atingem os trabalhadores do SUS também serão monitoradas e notificadas.
As diretrizes foram traçadas pelo Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador, criado especificamente para este fim, e composto por representantes dos trabalhadores e representantes dos gestores (Conass, Conasems, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde).
Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br
Educação permanente e gestão do trabalho na pauta da 14ª Conferência Nacional de Saúde
Interessadas em reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária, democratização da saúde e fortalecimento do SUS, por meio de mudanças na formação profissional em saúde, na gestão e na organização do trabalho, os membros da Rede Unida levarão para a 14ª Conferência Nacional de Saúde um documento em defesa de mudanças na formação profissional em saúde, na gestão e na organização do trabalho. No texto, a Rede propõe a construção de dispositivos para que a política de educação e do trabalho se materializem em todos os espaços do Sistema Único de Saúde para forjar trabalhadores críticos e reflexivos, criativos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas, propor soluções no cotidiano de sua prática profissional e estejam comprometidos com a construção de um sistema de saúde universal, equânime, integral e participativo.
Leia o documento encaminhado para a 14ª CNS.
Panorama dos Encontros Regionais
Ao planejar a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, a coordenação junto à comissão organizadora do evento se desafiou a percorrer todo o país, unindo diferentes pontos da Rede a fim de colher contribuições para construir a programação do Congresso. Na ideia original, seriam cinco reuniões ampliadas, para aproximadamente 100 participantes, onde cada região debateria um dos cinco eixos do Congresso (Trabalho, Gestão, Educação, Participação e a História da Rede Unida). Porém, quando a proposta foi divulgada, a coordenação se deparou com algo que não esperava: a grande mobilização de diferentes partes do Brasil querendo participar das reuniões.
Sê deu certo? Os números falam por si. Em menos de seis meses, a Rede Unida passou pelo Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS) e Belém (PA). Foram mais de 3 mil inscritos, quase 50 oficinas temáticas, mais de 30 mesas de debate, cerca de 150 horas de registro audiovisual com a íntegra dos encontros, uma infinidade de propostas a serem incorporadas à programação, além de intervenções artísticas e culturais, articuladas por representantes de movimentos sociais, acadêmicos, profissionais da saúde e gestores. Ufa!
Mas como é possível transformar cinco reuniões para 500 participantes em um evento descentralizado para 3 mil pessoas? A resposta é simples: mobilizando a própria Rede! As 58 entidades (dentre universidades, institutos de pesquisa e ensino, órgãos de governo, escolas de formação em saúde, movimentos populares, Ong’s e conselhos regionais de diversas profissões) mobilizadas para a organização local dos Encontros Regionais foram a chave para esta equação.
E não para por aí! A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio já anunciaram que, até maio de 2012, ainda acontecerão oficinas pré-congresso com os profissionais da rede de saúde do estado e do município.
Veja a Retrospectiva de todos os Encontros Regionais