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Problematizando Epistemologias na Saúde Coletiva Saberes da Cooperação Brasil e Itália - Volume 2 [PDF]
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por Davi Duarte
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última modificação
08/10/2015 11:36
Trata-se do volume inaugural da coleção internacional, fruto de pesquisas epistemológicas entre pesquisadores brasileiros e italianos sobre diferentes aspectos envolvendo dois eixos da Saúde Coletiva: Ciências Sociais e Planejamento e Gestão. As discussões são resultados da cooperação entre renomados centros de pesquisas tanto no Brasil quanto na Itália, que objetivam um repensar sobre a atenção e o cuidado em saúde, fomentada pelos profissionais, que muitas vezes reproduz o modelo médico hegemônico de forma passiva, deslegitimando ou desvalorizando outros conhecimentos em saúde. Os escritos recolhidos neste livro mostram, de diferentes formas, como profissionais de saúde podem desempenhar esse papel através de um trabalho de normatização de suas práticas, aceitando-as como elas aparecem, sem se perguntarem a fundação e significados dessas práticas e conhecimentos. A pesquisa demonstra um tema transversal e não restrito a um ou outro território, região ou país, que persiste na necessidade de "problematização", portanto. A obra foi traduzida do italiano, originalmente do volume 1 desta mesma Série, teve apoio e financiamento do Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Bolonha (UNIBO).
Localizado em
Editora Rede Unida
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Biblioteca Digital
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Série Saúde Coletiva e Cooperação Internacional
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Localização
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por Davi Duarte
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publicado
28/04/2015
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última modificação
10/06/2015 16:21
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi o local escolhido para a realização do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece de 21 a 24 de março de 2016, em Campo Grande (MS)
Localizado em
12º Congresso
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Proposição de Oficinas
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por Davi Duarte
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publicado
10/04/2015
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última modificação
20/07/2015 23:44
Prorrogado até 14/06 o prazo para proposição de Oficinas de Trabalho do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Localizado em
12º Congresso
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Submissão
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por Davi Duarte
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publicado
28/04/2015
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última modificação
04/12/2015 09:04
Localizado em
12º Congresso
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Proposição de Oficinas do 12º Congresso
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por Davi Duarte
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publicado
28/04/2015
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última modificação
14/05/2015 19:15
Localizado em
Eventos
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Série Vivências em Educação na Saúde
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por Davi Duarte
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publicado
05/05/2015
Esta série pretende propor como tema a educação na saúde, partindo do entendimento que ainda há grande distância entre as diretrizes legais para a educação na saúde e no cotidiano do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um tema cujo debate contemporâneo tem salientado a construção de novas práticas acadêmicas e a internalização de novas posturas profissionais, tendo como objeto as políticas de educação e saúde, com êxito apenas parcial. É sabido que políticas nacionais de educação na saúde vêm induzindo processos de mudança na formação dos profissionais da denominada “área da saúde”, no entanto - para além da carga horária e dos conteúdos obrigatórios - o perfil dos egressos de cursos superiores (ou não) é o que deve estar no centro da discussão. Por meio desta série se quer oportunizar espaço de socialização de conhecimento útil à gestão e às instituições formadoras, mostrando experiências potentes em educação na saúde.
Localizado em
Editora Rede Unida
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Biblioteca Digital
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Série Vivências em Educação na Saúde
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por Davi Duarte
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publicado
05/05/2015
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última modificação
12/06/2018 16:09
Esta série pretende propor como tema a educação na saúde, partindo do entendimento que ainda há grande distância entre as diretrizes legais para a educação na saúde e no cotidiano do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um tema cujo debate contemporâneo tem salientado a construção de novas práticas acadêmicas e a internalização de novas posturas profissionais, tendo como objeto as políticas de educação e saúde, com êxito apenas parcial. É sabido que políticas nacionais de educação na saúde vêm induzindo processos de mudança na formação dos profissionais da denominada “área da saúde”, no entanto - para além da carga horária e dos conteúdos obrigatórios - o perfil dos egressos de cursos superiores (ou não) é o que deve estar no centro da discussão. Por meio desta série se quer oportunizar espaço de socialização de conhecimento útil à gestão e às instituições formadoras, mostrando experiências potentes em educação na saúde.
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Editora Rede Unida
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Biblioteca Digital
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Função-facilitador(a) nos Estágios e Vivências na Realidade do Sistema Único de Saúde
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por Davi Duarte
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última modificação
05/05/2015 18:52
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Editora Rede Unida
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Biblioteca Digital
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Série Vivências em Educação na Saúde
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Função-facilitador(a) nos Estágios e Vivências na Realidade do Sistema Único de Saúde: Marcas de protagonismo estudantil na construção de práticas formativas [PDF]
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por Davi Duarte
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última modificação
05/05/2015 18:57
Mais do que o texto de uma dissertação de mestrado com o tema VER-SUS, temos aqui uma produção acadêmica que marca a história do Programa. Thaís atravessou o Mestrado com essa motivação e reverberou a temática do VER-SUS, da formação profissional e do trabalho no cotidiano do sistema de saúde nas atividades de ensino e nos encontros por que passou. Não se trata de um relato de experiência, senão de uma análise com uma construção epistemológica interessante. Da experiência e do relato de seus pares, à época, Thaís reflete sobre a função do facilitador. Para isso, é inevitável, a produção de um território de formulações que atravessa a Saúde Coletiva e encontra a Educação, mas também a Sociologia e a Filosofia. Bom, para restringir a descrição às áreas do conhecimento segundo a árvore do CNPq. Sim, pois se formos além, a poesia e a literatura comparecem com metáforas significativas e choques no pensamento que abrem a produção do pensamento ao seu “fora”; aprendizagem pela inteligência!!! Trecho do prefácio de Alcindo Antônio Ferla.
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Editora Rede Unida
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Biblioteca Digital
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Série Vivências em Educação na Saúde
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Função-facilitador(a) nos Estágios e Vivências na Realidade do Sistema Único de Saúde: Marcas de protagonismo estudantil na construção de práticas formativas [FLASH]
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por Davi Duarte
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última modificação
05/05/2015 18:57
Mais do que o texto de uma dissertação de mestrado com o tema VER-SUS, temos aqui uma produção acadêmica que marca a história do Programa. Thaís atravessou o Mestrado com essa motivação e reverberou a temática do VER-SUS, da formação profissional e do trabalho no cotidiano do sistema de saúde nas atividades de ensino e nos encontros por que passou. Não se trata de um relato de experiência, senão de uma análise com uma construção epistemológica interessante. Da experiência e do relato de seus pares, à época, Thaís reflete sobre a função do facilitador. Para isso, é inevitável, a produção de um território de formulações que atravessa a Saúde Coletiva e encontra a Educação, mas também a Sociologia e a Filosofia. Bom, para restringir a descrição às áreas do conhecimento segundo a árvore do CNPq. Sim, pois se formos além, a poesia e a literatura comparecem com metáforas significativas e choques no pensamento que abrem a produção do pensamento ao seu “fora”; aprendizagem pela inteligência!!! Trecho do prefácio de Alcindo Antônio Ferla.
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Editora Rede Unida
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Série Vivências em Educação na Saúde