-
A Rua em Cena Implantação de Projetos de Redução de Danos em Barbacena/MG
-
por Davi Duarte
—
publicado
22/07/2016
—
última modificação
24/07/2016 08:57
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital
/
Série Atenção Básica e Educação na Saúde
-
v. 2, n. 1suplem (2016)
-
por Davi Duarte
—
última modificação
05/07/2016 14:58
Localizado em
12º Congresso
-
Residência Integrada em Cenas: Ensaios críticos acerca da formação do profissional em saúde [PDF]
-
por Davi Duarte
—
última modificação
24/05/2016 15:59
O trabalho de pesquisa deste livro tem como cenário um programa de Residência Integrada em saúde. Os encontros e desencontros no cotidiano de um Serviço de Saúde da Família e Comunidade, que atende uma significativa parcela da população de Porto Alegre, RS, são o substrato para a reflexão em forma de ensaios que compõem este livro. Os ensaios procuram dar visibilidade aos representantes e efeitos dos discursos que organizam a formação em saúde. A teoria psicanalítica a respeito do discurso universitário auxilia na elaboração do pensamento crítico acerca da formação proposta para o profissional em saúde. Na primeira parte encontra-se o enquadre lógico da tese composto pelo tratamento ensaístico dado a cenas do cotidiano de trabalho nas equipes de saúde do local onde se desenvolve a Residência. As cenas foram colecionadas pelo pesquisador e o tratamento conceitual e expressivo foi efetivado pela elaboração ensaística como forma de produzir conhecimento. Na segunda parte, a teoria psicanalítica, os estudos sobre a integralidade nas práticas de saúde, a filosofia de Adorno e Benjamin, entre outros elementos conceituais, serviram de inspiração teórica para a construção de uma estrutura articulada em três momentos, composta de ensaios mais concisos e que procuram apresentar os resultados da elaboração da pesquisa. Uma elaboração que, entretanto, não é fechada. Constitui um convite para que o leitor interessado no tema contribua com os encaminhamentos de sua leitura singular. Por fim, no sentido de uma abertura de novas questões, encontram se algumas observações sobre a condição do preceptor no seu ato de acompanhar a formação integral do Residente. Esses são os principais elementos de um verdadeiro convite à reformulação constante de pensamento e de práticas para encontrar e promover efeitos de experiência na formação do profissional em saúde que excedam o treinamento e as vivências efêmeras. Efeitos imprescindíveis para que sua preparação para o mundo do trabalho não conte apenas com o saber técnico, mas com o saber de sujeito desejante de sua profissão. Trecho do Prólogo.
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital
/
Série Vivências em Educação na Saúde
-
Residência Integrada em Cenas: Ensaios críticos acerca da formação do profissional em saúde
-
por Davi Duarte
—
última modificação
24/05/2016 15:58
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital
/
Série Vivências em Educação na Saúde
-
Residência Integrada em Cenas: Ensaios críticos acerca da formação do profissional em saúde [FLASH]
-
por Davi Duarte
—
última modificação
24/05/2016 15:58
O trabalho de pesquisa deste livro tem como cenário um programa de Residência Integrada em saúde. Os encontros e desencontros no cotidiano de um Serviço de Saúde da Família e Comunidade, que atende uma significativa parcela da população de Porto Alegre, RS, são o substrato para a reflexão em forma de ensaios que compõem este livro. Os ensaios procuram dar visibilidade aos representantes e efeitos dos discursos que organizam a formação em saúde. A teoria psicanalítica a respeito do discurso universitário auxilia na elaboração do pensamento crítico acerca da formação proposta para o profissional em saúde. Na primeira parte encontra-se o enquadre lógico da tese composto pelo tratamento ensaístico dado a cenas do cotidiano de trabalho nas equipes de saúde do local onde se desenvolve a Residência. As cenas foram colecionadas pelo pesquisador e o tratamento conceitual e expressivo foi efetivado pela elaboração ensaística como forma de produzir conhecimento. Na segunda parte, a teoria psicanalítica, os estudos sobre a integralidade nas práticas de saúde, a filosofia de Adorno e Benjamin, entre outros elementos conceituais, serviram de inspiração teórica para a construção de uma estrutura articulada em três momentos, composta de ensaios mais concisos e que procuram apresentar os resultados da elaboração da pesquisa. Uma elaboração que, entretanto, não é fechada. Constitui um convite para que o leitor interessado no tema contribua com os encaminhamentos de sua leitura singular. Por fim, no sentido de uma abertura de novas questões, encontram se algumas observações sobre a condição do preceptor no seu ato de acompanhar a formação integral do Residente. Esses são os principais elementos de um verdadeiro convite à reformulação constante de pensamento e de práticas para encontrar e promover efeitos de experiência na formação do profissional em saúde que excedam o treinamento e as vivências efêmeras. Efeitos imprescindíveis para que sua preparação para o mundo do trabalho não conte apenas com o saber técnico, mas com o saber de sujeito desejante de sua profissão. Trecho do Prólogo.
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital
/
Série Vivências em Educação na Saúde
-
Residência Integrada em Cenas: Ensaios críticos acerca da formação do profissional em saúde [EPUB]
-
por Davi Duarte
—
última modificação
20/06/2016 12:20
O trabalho de pesquisa deste livro tem como cenário um programa de Residência Integrada em saúde. Os encontros e desencontros no cotidiano de um Serviço de Saúde da Família e Comunidade, que atende uma significativa parcela da população de Porto Alegre, RS, são o substrato para a reflexão em forma de ensaios que compõem este livro. Os ensaios procuram dar visibilidade aos representantes e efeitos dos discursos que organizam a formação em saúde. A teoria psicanalítica a respeito do discurso universitário auxilia na elaboração do pensamento crítico acerca da formação proposta para o profissional em saúde. Na primeira parte encontra-se o enquadre lógico da tese composto pelo tratamento ensaístico dado a cenas do cotidiano de trabalho nas equipes de saúde do local onde se desenvolve a Residência. As cenas foram colecionadas pelo pesquisador e o tratamento conceitual e expressivo foi efetivado pela elaboração ensaística como forma de produzir conhecimento. Na segunda parte, a teoria psicanalítica, os estudos sobre a integralidade nas práticas de saúde, a filosofia de Adorno e Benjamin, entre outros elementos conceituais, serviram de inspiração teórica para a construção de uma estrutura articulada em três momentos, composta de ensaios mais concisos e que procuram apresentar os resultados da elaboração da pesquisa. Uma elaboração que, entretanto, não é fechada. Constitui um convite para que o leitor interessado no tema contribua com os encaminhamentos de sua leitura singular. Por fim, no sentido de uma abertura de novas questões, encontram se algumas observações sobre a condição do preceptor no seu ato de acompanhar a formação integral do Residente. Esses são os principais elementos de um verdadeiro convite à reformulação constante de pensamento e de práticas para encontrar e promover efeitos de experiência na formação do profissional em saúde que excedam o treinamento e as vivências efêmeras. Efeitos imprescindíveis para que sua preparação para o mundo do trabalho não conte apenas com o saber técnico, mas com o saber de sujeito desejante de sua profissão. Trecho do Prólogo.
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital
/
Série Vivências em Educação na Saúde
-
Residência Integrada em Cenas: Ensaios críticos acerca da formação do profissional em saúde
-
por Davi Duarte
—
publicado
24/05/2016
—
última modificação
24/05/2016 18:10
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital
/
Série Vivências em Educação na Saúde
-
Anais 10º Congresso
-
por Davi Duarte
—
publicado
20/05/2016
Localizado em
10º Congresso
-
Anais Encontro Regional Norte
-
por Davi Duarte
—
publicado
19/05/2016
—
última modificação
19/05/2016 10:46
Localizado em
12º Congresso
/
Encontros Regionais
/
Norte
-
Série Saúde, Ambiente e Interdisciplinaridade
-
por Davi Duarte
—
publicado
22/04/2016
—
última modificação
22/04/2016 14:44
Esta série tem como tema, a educação na saúde, partindo do entendimento que ainda constata-se grande distância entre as diretrizes legais para a educação na saúde e o cotidiano do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um tema cujo debate contemporâneo tem salientado a construção de novas práticas acadêmicas e a internalização de novas posturas profissionais como objeto das políticas de educação e saúde, com êxito apenas parcial. É sabido que políticas nacionais de educação na saúde vêm induzindo processos de mudança na formação dos profissionais da denominada “Área da saúde”, no entanto - para além da carga horária e dos conteúdos obrigatórios - o perfil dos egressos de cursos superiores (ou não) é o que deve estar no centro da discussão. Por meio desta série se quer oportunizar espaço de socialização de conhecimento útil à gestão e às instituições formadoras, partilhando experiências potentes em educação na saúde.
Localizado em
Editora Rede Unida
/
Biblioteca Digital