Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

NOVIDADE! E nasce a Editora Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 27/11/2013 16:28
Iniciativa visa promover à edição de obras de autores nacionais e internacionais, de reconhecido valor cultural ou científico na área da Saúde Coletiva

Por Janaína Collar

 

O mundo acadêmico ganha força e ainda mais corpo com a criação da Editora da Rede Unida, que nasce com o objetivo de promover a produção científica, cultural e crítica de instituições de ensino e pesquisa, bem como promover à edição de obras de autores nacionais e internacionais, de reconhecido valor cultural e científico na área da Saúde Coletiva. Sendo assim, como ato inaugural a Editora publica dois volumes da Coleção de Cadernos de Saúde Coletiva e seu primeiro livro internacional feito em parceria com a Publicacions URV, da Colección de Antropología Médica, como o titulo,  Evidencias Y Narrativas en la Atención Sanitária,  sendo estes:

- Inovação na Formação de Sanitaristas vol. 1, organizado por Cristianne Famer Rocha e Alcindo Antônio Ferla;

O primeiro volume da coleção nos convida ao diálogo sobre a criação dos cursos de graduação em Saúde Coletiva enquanto movimento de amadurecimento da área, provocada por uma demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). O acelerado crescimento dos conhecimentos disponíveis em todas as áreas e o limite do alcance da especialização como recurso para atribuir núcleos do saber para diferentes profissões é  o marco do processo da nova profissão. Mais do que um fenômeno do mundo do conhecimento, a avaliação da necessidade de um profissional que se ocupasse das capacidades que transcendem os núcleos assistenciais na saúde é fato registrado em diversos documentos e seminários da área. Esse número do Caderno de Saúde Coletiva, apresenta parte do aprendizado coletivo sobre o ensinar e como fazê-lo.

- Ensino-Serviço: Caminhos Possíveis vol. 2, organizado por Alcindo, Cristianne, Miriam e Liliane;

O segundo volume da coleção, procura focar na integração ensino-serviço, objetivando socializar as vivências percorridas por estudantes, professores, trabalhadores da saúde e comunidade usuária em dois territórios assistenciais do sistema municipal de saúde de Porto Alegre/RS, que constituem-se, de certa forma, territórios de saúde-escola para iniciativas de ensino e extensão, além de atividades de pesquisa. Neste cenário, destacam-se duas questões o contexto atual das políticas de educação e de saúde: a aproximação entre o ensino e o sistema locorregional de saúde e o relato de experiências, como dispositivo de compartilhamento do conhecimento.

- Evidencias Y Narrativas en la Atención Sanitária, organizado por Àngel Martínez-Hernáez, Lina Masana  e Susan M;

Este livro é resultado da reflexão coletiva do X Colóquio REDAM (Red de Antropologia Medica) que teve com titulo  "De la evidencia a la narrativa en la atención sanitaria: biopoder y relatos de aflicción", realizado em junho de  2013. Tendo como objetivo destacar as narrativas da”construcción de la prueba en biomedicin”, na publicação entendidas como  uma questão estratégica.

 

Acesse as NOVAS publicações da Editora Rede Unida.

Prorrogado prazo para submissão de trabalhos

by Igor Cruz last modified 21/11/2013 14:17
Grande procura para envio de trabalhos fez com que Comissão Organizadora prorrogasse o prazo para 15/12.
Prorrogado prazo para submissão de trabalhos

Artesanato

 

Por conta da grande procura para a submissão de trabalhos do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, a Comissão Organizadora informa que o prazo para envio de resumos será prorrogado até 15/12. Todos os atores envolvidos com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social estão convidados a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 11º Congresso. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais.

A Comissão Científica espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários. A premiação será feita a partir dos trabalhos inscritos, ou seja, todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios.

Submissão de trabalhos vai até 15/12

Inscreva seu trabalho agora mesmo! Acesse:

www.redeunida.org.br/congresso2014/submissao

Novo Projeto de Educação Permanente

by Igor Cruz last modified 31/10/2013 11:25
Lançamento acontece dia 1º/11, em Londrina, e formará mais de 6 mil especialistas em educação permanente, e em práticas pedagógicas, em todas as regiões do país

 

Amanhã (1º/11), a Rede Unida lançará a partir das 10h, em Londrina, o Programa Educação Permanente em Saúde em Movimento, que prevê a formação de 6 mil especialistas em educação permanente em saúde nas diversas regiões do Brasil, a formação de especialistas em práticas pedagógicas para os cursos novos na área da saúde e a mobilização de iniciativas no Brasil. Na ocasião, acontecerá o painel “Educação Permanente nas práticas de ensino e no trabalho em saúde: reconhecimento e cooperação”, com os professores Emerson Merhy (UFRJ) e Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), e o representante do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES)/Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAUDE) e da Rede Governo Colaborativo em Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Associação Brasileira da Rede Unida.

Programação:

01/11/2013

  • 10:00 – Cerimônia de Abertura com a presença de autoridades
  • 10:30 - Lançamento do portal EPS em Movimento
  • 11:00 – Painel: Educação Permanente nas práticas de ensino e no trabalho em saúde: reconhecimento e cooperação
    • Painelistas: Emerson Elias Merhy (UFRJ), Ricardo Burg Ceccim (UFRGS) e Alexandre Medeiros (DEGES/MS)

Local: Hotel Sumatra (Rua Sen. Souza Naves, 803 – Centro – (43) 3374-9000.

Sai lista dos trabalhos aprovados para Enc. Sul

by Igor Cruz last modified 29/10/2013 11:02
Ao todo, foram aprovados 29 resumos referentes aos quatro eixos temáticos do evento. Confira a lista agora mesmo!

 

A Comissão Científica divulgou a lista dos trabalhos aprovados para o Encontro Regional Sul. Ao todo, foram aprovados 29 resumos referentes aos quatro eixos temáticos do evento: O cuidado e a formação dos profissionais de saúde; A educação permanente em saúde e a gestão em saúde; Gestão para produção do cuidado em redes de atenção a saúde; e A educação e o trabalho no cotidiano do SUS. Além disso, a Comissão divulgou as salas e rodas de conversa onde os trabalhos serão apresentados.

O Encontro Regional Sul acontece nos dias 30 e 31/10, em Londrina, no Paraná.

Confira a lista dos aprovados

Confirmado! Rotas Críticas VI, em abril, na Rede Unida

by Igor Cruz last modified 23/10/2013 15:29
Seminário internacional que debate iniqüidades de gênero e violência fará parte da programação do Congresso, em Fortaleza
Confirmado! Rotas Críticas VI, em abril, na Rede Unida

Rotas Críticas

 

A sexta edição do Seminário Internacional Rotas Críticas está confirmada para acontecer entre 10 e 13 de abril de 2014, durante o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, na cidade de Fortaleza (CE). Com o tema “Equidade de Gênero”, o seminário visa garantir visibilidade às violências e vulnerabilidades decorrentes das desigualdades de gênero na sociedade, por meio da troca de experiências em rodas de conversa e apresentação de trabalhos.

O Rotas Críticas VI tem como tema central a equidade de gênero que será desdobrado em seis dimensões: na atenção básica; na atenção à saúde da mulher; nas redes intersetoriais; na educação e escola; no âmbito da interseccionalidade racial e econômica; nas pesquisas, intervenções e práticas; e por fim nas iniquidades de gênero e violências.

Na ocasião, também haverá espaço para ouvir as experiências bem sucedidas, a avaliação do trabalho em rede, a integração entre os serviços, os ganhos dos movimentos de mulheres, feministas e sociais, as propostas para trabalhar gênero transversalmente nos serviços tendo como meta a equidade.

Ao longo das edições, o Rotas Críticas tem se constituído como espaço para partilhar pesquisas e relatar experiências, refletir criticamente e construir estratégias para alcançar a equidade de gênero na atenção a mulheres quer seja na atenção básica, nos serviços de saúde, na escola, no trabalho e nas demais instituições dentro da sociedade.

O evento é dedicado a estudantes, profissionais, pesquisadores, trabalhadores e operadores do campo da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas. Os interessados podem submeter trabalhos e relatos de experiência no endereço www.redeunida.org.br/congresso2014.

Prorrogado prazo de submissão para Enc. Sul

by Igor Cruz last modified 21/10/2013 17:25
Interessados têm até o dia 25/10 para enviar resumos acadêmicos e/ou relatos de experiências. Evento debaterá a gestão pública, a gestão do trabalho e a gestão municipal

 

Foi prorrogado até 25/10 o prazo de submissão de trabalhos para o Encontro Regional Sul. Com o tema central “Encontro de Gestão em Redes de Atenção à Saúde de Londrina”, o evento visa promover debates sobre a gestão pública, a gestão do trabalho e a gestão municipal. Para realizar a submissão, os interessados devem escolher um dos eixos temáticos do Encontro Regional Sul. São eles:

  • O cuidado e a formação dos profissionais de saúde;
  • A educação permanente saúde e a gestão em saúde;
  • Gestão para produção do cuidado em redes de atenção a saúde;
  • A educação e o trabalho no cotidiano do SUS.

 

Os resumos poderão ser apresentados em duas modalidades: resumos acadêmicos ou relatos de experiências e/ou sistematização de experiências. O Encontro Regional Sul acontece nos dias 30 e 31/10, em Londrina, no Paraná.

Confira as orientações para submissão em http://www.redeunida.org.br/congresso2014/regional/sul/trabalhos

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Julho 2019 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031