Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Anote na agenda! Novas datas para Encontros Regionais da Rede Unida

por Igor Cruz última modificação 17/07/2015 21:51
Salvador, Manaus, Porto Alegre e Natal sediarão os próximos Encontros, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Confira o calendário!

 

A coordenação nacional da Rede Unida acaba de divulgar as novas agendas dos Encontros Regionais 2015, preparatórios ao seu 12º Congresso Internacional. O Regional Nordeste II acontece, de 24 a 26 de agosto, em Salvador (BA). Já a região Norte agendou o seu encontro para os dias 16,17 e 18 de setembro, em Manaus (AM); e a Regional Sul marcou seu evento para os dias 1 e 2 de outubro, em Porto Alegre (RS). Encerrando o ciclo de eventos preparatórios, a Regional Nordeste I agendou seu Encontro para os dias 06 e 07 de novembro, em Natal (RN).

Os Encontros Regionais são um formato inovador criado pelos membros da Rede Unida para colher contribuições à programação de seus congressos internacionais. A 12ª edição do evento acontecerá em Campo Grande (MS), entre os dias 21 e 24 de março de 2016.

Mais informações sobre o Congresso podem ser acessadas no site www.redeunida.org.br.

Encontro Norte divulga edital para Mostra Fotográfica. Confira!

por Rafael Cavadas última modificação 17/07/2015 21:48
Iniciativa visa reunir imagens sobre a história, os serviços de saúde, as vivências de alunos e dos trabalhadores de territórios específicos da região Norte

A coordenação do Encontro Regional Norte acaba de divulgar o edital ‘Mostra de Fotografia História e Memória em Saúde dos Territórios de Vida’, que acontece entre os dias 16 e 18/09, durante o evento, em Manaus (AM). A Mostra visa reunir imagens que revelem aspectos relacionados à história, aos serviços de saúde, às vivências de alunos e dos trabalhadores sobre territórios específicos da região Norte. Os interessados têm até o dia 23/08 para submeter suas fotografias, conforme orienta o edital.

De acordo com a organização, a mostra busca incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem artística na saúde, além de ser um potente dispositivo de comunicação com os usuários e trabalhadores do SUS. A curadoria está estruturada em cinco eixos temáticos: História e Memória do Território; Experiências do VER-SUS; Serviços de Saúde; Territórios Vivos; e Territórios Líquidos. Os interessados em submeter fotografias devem acessar o edital e conferir as regras de participação.

Acesse o Edital.

Conheça os premiados do 11º Congresso

por Igor Cruz última modificação 17/07/2015 21:46
Rede Unida premia trabalhos escolhidos pelos congressistas e pela comissão científica, além de imagens da Mostra Fotográfica
Conheça os premiados do 11º Congresso

Premiação 11º Congresso

 

O encerramento do 11º Congresso Internacional da Rede Unida foi marcado pela premiação de trabalhos e relatos de experiências escolhidos pela comissão científica e pelos congressistas, além disso, uma comissão especial elegeu as melhores imagens captadas sobre saúde, submetidas à Mostra Fotográfica da Rede Unida. Conheça a lista de premiados!

VI Prêmio Sérgio Arouca - categoria melhor trabalho acadêmico escolhido pelos congressistas

Populações Tradicionais da Amazônia: saberes e práticas relacionadas a Leptospirose e Parasitoses Intestinais

Autores: Lívia de Aguiar Valentim, Cláudia Ribeiro de Souza, Leilane Ribeira de SouzaDavid Francisco Ferreira Carneiro, Alessandro Santos Bonfim de Almeida, Brenda Bianca Andrade Sales Lourinho, Andrea Leite de Alencar, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Darlan Tavares Rodrigues, Simone Aguiar Silva Figueira, Nadia Vicência do Nascimento Martins e Natália Miranda Monteiro.

III Prêmio Hortênsia de Hollanda – categoria melhor relato de experiência escolhido pelos congressistas

Extensão Universitária: um debate necessário

Autores: Marcos Aguiar Ribeiro, Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Maria José Dias Gonzaga, Iramara Sampaio Ferreira, Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque e Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas

VII Prêmio Mário Chaves – categorias experiências inovadoras de mudanças na formação de trabalhadores da saúde

Web Rádio: uma tecnologia de informação e comunicação sobre drogas no cuidado aos jovens escolares

Autores: Kátia Costa Savioli, Kelvia Maria Oliveira Borges, Samuel Ramalho Torres Maia, e Raimundo Augusto Martins Torres

IV Prêmio David Capistrano – categoria experiências inovadoras de gestão do SUS e da produção do cuidado

Território de paz tem Saúde da Família

Autor: Priscila Lunardi

II Prêmio Victor Vincent Valla – categoria educação popular e participação da população na saúde

A qualificação em Educação Popular na transformação de práticas de Atenção Básica

Autores: Vera Joana Bornstein, Márcia Raposo Lopes, Ingrid D’avilla freire Pereira, e Cristina Massadar Morel

III Prêmio Mário Quintana – categoria inovação na saúde a partir de experiências que tenham como fios condutores a criatividade, a invenção lúdica e a intersetorialidade

Vivências Interdisciplinar e multiprofissional na interação Ensino Serviço: relato de experiência na reorientação profissional em saúde

Autores Camila Rosalen Konzen, Maria Elisabeth Kleba, e Liane Colliselli

I Prêmio Cristina Carvalho – categoria melhor trabalho sobre residências multiprofissionais

Como descentralizar um Programa de residência integrada em Saúde fortalecendo a integração e respeitando os contextos?

Autores: Paula Lopes Gomide Haubrich e Cristianne Maria Famer Rocha

MOSTRA FOTOGRÁFICA DA REDE UNIDA

Eixo História da Rede Unida

“A Festa”, de Alessandra Bueno, na categoria amadora

“Preconceito isola”, de Mayna de Ávila, na categoria profissional

Eixo Vivências dos Trabalhadores do SUS

“Vivências em uma comunidade marcada pela presença de um aterro sanitário”, de Alexandre Petraglia Sena, na categoria amadora

Eixo Os Olhares no percursos da avaliação em saúde em diferentes cenários do SUS

“Ribeirinhos na Rede”, de Fernanda Monte da Cunha, na categoria amadora

Eixo Vivências no movimento estudantil no SUS

“Conceito de saúde no território”, de Roberto Santos Lacerda, na categoria amadora

“Braços dados ou não”, de Bárbara Andrés, na categoria profissional

Eixo Participação popular no SUS

“Uma Maria”, de Talita Abi Rios, na categoria amadora

“Território livre e saudável”, de Rafael Dall Alba, na categoria profissional

Rede Unida se despede de Fortaleza

por Igor Cruz última modificação 17/07/2015 21:46
11º Congresso Internacional da Rede Unida encerra suas atividades em ritmo de comemoração pelo sucesso do evento
Rede Unida se despede de Fortaleza

Plenária de Encerramento do 11º Congresso

 

Em tom de agradecimento, o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, falou, na tarde deste domingo (13/04), aos participantes do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, durante a plenária de encerramento do evento. Ao se despedir, Alcindo lembrou que foram quatro dias intensos com uma programação diversificada envolvendo mais de 100 távolas, 219 rodas de conversa, 4 fóruns internacionais, 38 oficinas, entre outras atividades.

O Centro de Eventos do Ceará foi o palco escolhido para a realização dos grandes debates que buscaram soluções, bem como projeção das teses que servirão de referência para o aprimoramento do serviço de saúde pública no Brasil. Este ano, a Associação Brasileira da Rede Unida comemorou 30 anos de vida e realizações em prol da melhoria da formação profissional em saúde e do fortalecimento da Política de Educação Permanente.

Sob o tema “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”, o evento reuniu mais de seis mil congressistas, 60 convidados internacionais e mais de 400 conferencistas brasileiros.

O coordenador nacional da Rede Unida se emocionou ao lembrar da amiga e militante da saúde Cristina Carvalho que, segundo ele, deixou um legado importante para as residências médicas no Brasil. Em seguida, Alcindo agradeceu a hospitalidade e o suporte prestado pela equipe do Ceará, citando os nomes da presidente do 11º Congresso, Ivana Barreto, e da coordenadora da comissão científica, Rocineide Ferreira. Ainda dentro das premiações foram entregues publicações da editora da Rede Unida aos destaques do Concurso de Fotografia da edição 2014 do Congresso.

Antes de encerrar a sua fala Alcindo anunciou a próxima sede do Congresso, que será realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Os membros da comissão organizadora eleita para coordenar o 12º Congresso afirmaram que já iniciaram os processos de captação de recursos e apoios para a realização do evento.

Alcindo lembrou ainda carinhosamente o aniversário da cidade sede do congresso deste ano, Fortaleza, que comemorou seus 288 anos de emancipação política.

Ao meio dia, um cortejo carnavalesco, puxado pelo “Bloco Doido é Tu”, de Fortaleza, percorreu as instalações do Centro de Eventos como forma de despedida. A ação foi coordenada pelos atores da Ação Cultural para a Liberdade da Tenda Paulo Freire.

Por Washington Nogueira

Certificados online do 11º Congresso

por Igor Cruz última modificação 17/07/2015 21:45
Imprima agora seus certificados de participação e apresentação de trabalhos do 11º Congresso

 

A Comissão Organizadora acaba de disponibilizar os certificados do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado de 10 a 13/04, em Fortaleza, no Ceará. Para ter acesso ao seu certificado, acesse www.redeunida.org.br/congresso2014/certificados. A Comissão disponibiliza os certificados de participação, apresentação de trabalhos, debatedores, ativadores, monitores e comissões.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para certificados@redeunida.org.br.

Região Nordeste inicia temporada de inverno das vivências do VER-SUS

por Igor Cruz última modificação 17/07/2015 19:31
Mais de 130 participantes das cidades de Sobral (CE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) terão a oportunidade de se aproximar dos serviços de saúde e do SUS. Confira o cronograma de início de todas as vivências!

 

Desde 16/07, viventes e facilitadores de Sobral (CE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) deram início a temporada de inverno das vivências do VER-SUS Brasil (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), em 2015. Ao todo, mais de 130 participantes terão a oportunidade de se aproximar dos serviços de saúde e de trocar experiências entre os diversos atores envolvidos no sistema de saúde.

De acordo com a secretaria executiva do VER-SUS, mais duas vivências iniciam suas atividades ainda nesta semana, são elas: Distrito Federal (DF) e Uberaba (MG). Além disso, nos dias 18 e 19/07 acontece, em Guararema (MG), uma atividade de formação que contará com 30 participantes.

Financiado pelo Ministério da Saúde, o VER-SUS é um projeto coordenado pela Rede Unida que visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o SUS.

Confira o cronograma de vivências e atividades do VER-SUS

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930