Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / 11º Congresso / Notícias / Rede Unida se despede de Fortaleza

Rede Unida se despede de Fortaleza

by Igor Cruz last modified 17/07/2015 21:46
11º Congresso Internacional da Rede Unida encerra suas atividades em ritmo de comemoração pelo sucesso do evento
Rede Unida se despede de Fortaleza

Plenária de Encerramento do 11º Congresso

 

Em tom de agradecimento, o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, falou, na tarde deste domingo (13/04), aos participantes do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, durante a plenária de encerramento do evento. Ao se despedir, Alcindo lembrou que foram quatro dias intensos com uma programação diversificada envolvendo mais de 100 távolas, 219 rodas de conversa, 4 fóruns internacionais, 38 oficinas, entre outras atividades.

O Centro de Eventos do Ceará foi o palco escolhido para a realização dos grandes debates que buscaram soluções, bem como projeção das teses que servirão de referência para o aprimoramento do serviço de saúde pública no Brasil. Este ano, a Associação Brasileira da Rede Unida comemorou 30 anos de vida e realizações em prol da melhoria da formação profissional em saúde e do fortalecimento da Política de Educação Permanente.

Sob o tema “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”, o evento reuniu mais de seis mil congressistas, 60 convidados internacionais e mais de 400 conferencistas brasileiros.

O coordenador nacional da Rede Unida se emocionou ao lembrar da amiga e militante da saúde Cristina Carvalho que, segundo ele, deixou um legado importante para as residências médicas no Brasil. Em seguida, Alcindo agradeceu a hospitalidade e o suporte prestado pela equipe do Ceará, citando os nomes da presidente do 11º Congresso, Ivana Barreto, e da coordenadora da comissão científica, Rocineide Ferreira. Ainda dentro das premiações foram entregues publicações da editora da Rede Unida aos destaques do Concurso de Fotografia da edição 2014 do Congresso.

Antes de encerrar a sua fala Alcindo anunciou a próxima sede do Congresso, que será realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Os membros da comissão organizadora eleita para coordenar o 12º Congresso afirmaram que já iniciaram os processos de captação de recursos e apoios para a realização do evento.

Alcindo lembrou ainda carinhosamente o aniversário da cidade sede do congresso deste ano, Fortaleza, que comemorou seus 288 anos de emancipação política.

Ao meio dia, um cortejo carnavalesco, puxado pelo “Bloco Doido é Tu”, de Fortaleza, percorreu as instalações do Centro de Eventos como forma de despedida. A ação foi coordenada pelos atores da Ação Cultural para a Liberdade da Tenda Paulo Freire.

Por Washington Nogueira