Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia

Notícia

Rede lamenta perda do Prof. Mário Chaves

por Rafael Cavadas última modificação 18/03/2015 11:27
Chaves, que teve papel fundamental na criação da Rede Unida, faleceu em 28/02, no Rio de Janeiro
Rede lamenta perda do Prof. Mário Chaves

Prof. Mário Chaves

Os membros da Rede Unida lamentam profundamente o falecimento do prof. Mário Chaves, ocorrido no dia 28/02, na cidade do Rio de Janeiro. Médico, odontólogo e professor, que atuou por 60 anos na saúde pública, Prof. Mário é reconhecido pelo papel fundamental no desenvolvimento do projeto de criação da Rede Unida, em 1985, junto com docentes, pesquisadores e profissionais da saúde mobilizados para a qualificação da Educação Profissional em Saúde.

Como sanitarista trabalhou durante dois anos na Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública), doze anos na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e na Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo ocupado postos em Washington, D.C, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Genebra. Além disso, Prof. Mário colaborou para a criação e desenvolvimento do NUTES/CLATES, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou na criação de entidades como a ABEM, ABENO, ABEn e ABRASCO, e contribuiu para a criação de várias associações latino-americanas, como a FEPAFEM.

No Brasil, Prof. Mário recebeu a homenagem da Rede Unida com a criação do Prêmio Mário Chaves, na categoria de experiências inovadoras de mudanças na formação de trabalhadores da saúde. Também recebeu o honroso título de Professor Doutor Honoris Causa pela Universidade do Brasil, em 1964, e pela Universidade Federal da Bahia em 1985, além de ter ocupado a Cadeira 42 da Academia Brasileira de Odontologia.

A Coordenação Nacional da Rede Unida lamenta a morte do amigo e Prof. Mário Chaves, que se mantém vivo no exemplo de vida e pela história construída.

80 estudantes comemoram êxito do VER-SUS Amazonas

por Rafael Cavadas última modificação 12/03/2015 11:47
Graças ao empenho e articulação da Coordenação Regional Norte, participantes puderam visitar 11 cidades e conhecer a realidade do SUS, no Estado.
80 estudantes comemoram êxito do VER-SUS Amazonas

VER-SUS Amazonas

 

Até dia 14/03, 80 estudantes participam do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), no Amazonas. Ao longo dos oito dias de vivência, os participante puderam fazer aproximações e reflexões sobre o SUS nos municípios de Borba, Barreirinhas, Boa Vista dos Ramos, Caapiranga, Itapiranga, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Urucurituba, na região norte do Brasil. A iniciativa, que acontece em todo o território nacional, alcançou grande êxito na região norte devido à ativa participação do coordenador regional da rede Unida, Júlio Cesar Schweickardt, e Rodrigo Tobias, na comissão organizadora do Amazonas.

Saiba mais sobre o VER-SUS em versus.otics.org.

 

Carta aos estagiários e mediadores do Estágio de Vivências no SUS (BA)

por Igor Cruz última modificação 05/03/2015 19:11
Comissão Organizadora prepara carta com informações sobre hospedagem, alimentação, transporte, entre outros. Confira!

 

A Comissão Organizadora da 7ª edição do Estágio de Vivências no SUS, na Bahia, preparou uma carta aos estagiários e mediadores com informações sobre as vivências. A carta traz informações sobre hospedagem, alimentação, transporte e a dinâmica de distribuição dos estagiários e mediadores. As vivências na Bahia acontecem de 7 a 14/03.

Confira a carta na íntegra:

Carta aos estagiários e mediadores e novas informações sobre a imersão da 7ª Edição do Estágio de Vivências no SUS Bahia

Está chegando a hora mais esperada! O momento de vivenciar o Sistema Único de Saúde nos seus diversos contextos, refletir, pensar alternativas e construir coletivamente o saber, considerando a atuação dos futuros profissionais de saúde engajados com as necessidades sociais.

Esclarecemos que o Ministério da Saúde/Rede Unida custeará as despesas referentes ao café da manhã, almoço e jantar no período da Vivência, no próprio hotel onde os estagiários e mediadores ficarão hospedados e o transporte interno (van) para o deslocamento no município (Salvador) durante a imersão. Cabendo a todos os participantes, apenas, as despesas referentes ao consumo próprio (lanches, água e outras coisas pessoais) e os seguintes deslocamentos:

- da residência para Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) (dia 07 de março de 2015, sábado) e do Hotel para residência (dia 14 de março de 2015, sábado).

Todos os estudantes e mediadores deverão comparecer à EESP, localizada na Rua Conselheiro Pedro Luiz, nº 171, Rio Vermelho, CEP: 41.950-610, Salvador – Bahia, no dia 07 de março de 2015, impreterivelmente, às 8h.

Neste momento, os mesmos saberão em qual Distrito Sanitário, Hotel e com quais mediadores de aprendizagem realizarão a vivência. Além disso, receberão o material do Estágio e se deslocarão para o Hotel, onde a vivência terá início.

Todos os estudantes deverão permanecer, impreterivelmente, hospedados no Hotel durante o período integral da vivência, assim como declarado no Termo de Compromisso.

Desejamos a todos uma vivência bastante proveitosa, com muita discussão e aprendizado e que vocês possam se tornar atores ativos na luta e construção de uma saúde integral para todos no Estado da Bahia e no Brasil.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora

Congresso de 2016 já tem tema definido

por Rafael Cavadas última modificação 13/09/2015 18:27
Coordenação nacional da Rede Unida divulgou mote que conduzirá as discussões do 12º congresso em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

 

A coordenação nacional da Rede Unida acaba de divulgar o tema central de seu próximo congresso internacional, previsto para março de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em sua 12ª edição, o congresso se desdobrará em torno do tema “Diferença sim, Desigualdade não: pluralidade na invenção da vida”, abordando questões relativas ao trabalho, à educação, à gestão e à participação social na Saúde.

Acompanhe as novidades e informações da comissão organizadora no site da Rede Unida.

 

Rede Unida apoia nota divulgada pelo CNS

por Igor Cruz última modificação 12/02/2015 16:11
Conselho posiciona-se contrário à aprovação da PEC do Orçamento Impositivo. Confira a nota na íntegra!

 

A Coordenação Nacional da Rede Unida apoia o Conselho Nacional de Saúde que posicionou-se (por meio de nota divulgada no dia 11/02) contrário à aprovação do Projeto de Emenda Constitucional nº 358 pela Câmara dos Deputados. Conhecido como PEC do Orçamento Impositivo, por tornar obrigatória a execução das emendas parlamentares, o projeto altera a metodologia de financiamento do SUS, reduzindo consideravelmente o montante de recursos federais destinado à saúde pública.

Leia a nota do CNS na íntegra

Participação popular é destaque no VER-SUS no Vale do São Francisco

por Igor Cruz última modificação 28/01/2015 18:42
Além de conhecer os serviços de saúde da região, estudantes visitaram comunidades de assentados, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e terreiros de Candomblé

 

De 11 a 17/01, cerca de 50 estudantes de diversas universidades do país tiveram a oportunidade de participar da 3ª edição do VER-SUS nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), na região do Vale do São Francisco. Durante a vivência, além de visitar os serviços de saúde da região, como as unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais, os participantes puderam conhecer outros espaços como a Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar e Centros de Referência de Assistência Social. Os estudantes visitaram também comunidades de assentados, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e terreiros de Candomblé com o intuito de gerar a compreensão de que a saúde não se resume aos serviços de saúde.

Confira o relato completo da vivência no site da Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net/88423-ver-sus-no-vale-do-sao-francisco-ressignificando-a-formacao-de-profissionais-da-saude)

Inscrições abertas para cursos de especialização na Fiocruz

por Igor Cruz última modificação 28/01/2015 11:23
Três cursos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) estão com inscrições abertas, são eles: Mamografia, Radioproteção e Manutenção em Equipamentos Biomédicos

 

Estão abertas as inscrições para os cursos de especialização em Mamografia, Radioproteção e Manutenção em Equipamentos Biomédicos, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz. Os cursos são gratuitos e voltados, preferencialmente, para profissionais da rede pública de saúde.

Para mais informações, acesse o site: www.epsjv.fiocruz.br.

Nota de Falecimento: Carolina Miranda

por Rafael Cavadas última modificação 26/01/2015 14:40
Estudante de psicologia, Carolina era filha de Márcia Torres, membro da Coordenação Nacional da Rede Unida, presidente do 10º Congresso Internacional e coordenadora da regional sudeste (2012-2014)
Nota de Falecimento: Carolina Miranda

Carolina Miranda era estudante de psicologia

 

Os amigos da Rede Unida lamentam o falecimento de Carolina Torres Berbert Miranda, 19 anos, ocorrido na noite de 25/01, na cidade do Rio de Janeiro. Estudante do curso de Psicologia, Carolina era filha de Márcia Torres, membro da coordenação nacional da Rede Unida, presidente do 10º Congresso Internacional e coordenadora da regional sudeste no período de 2012 a 2014. A coordenação da Rede Unida externa a imensa tristeza pela perda da estudante, e lamenta profundamente que continuemos perdendo vidas e futuros no trânsito deste país. 

O sepultamento será dia 27/01, às 11h, na Capela 08 do Cemitério Memorial do Carmo (Av. Monsenhor Manuel Gomes, 287 – Cajú, Rio de Janeiro).

Atenção! Últimas inscrições para VER-SUS Verão 2015

por Igor Cruz última modificação 23/01/2015 17:47
Sete localidades de diferentes estados do país oferecem mais de 300 vagas para participar do projeto. Interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição. Confira!

 

Ainda dá tempo de se inscrever para a edição de Verão do VER-SUS Brasil. Sete localidades de diferentes estados do país oferecem mais de 300 vagas para participar do projeto. Os interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição para cada localidade. O VER-SUS é um projeto coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde que visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o SUS.

No quadro abaixo você pode consultar os prazos para inscrição das vivências:

LOCALIDADEESTADOINSCRIÇÃO ATÉ
Parnaíba Piauí 23/01

Barreirinha, Boa Vistas do Ramos,

Itacoatiara, Itapiranga, Borba, Urucurituba,

Caapiranga, Manaquiri, Presidente Figueiredo,

Iranduba e Manacupuru

Amazonas 25/01
Aparecida de Goiânia Goiás 30/01
Nova Xavantina/Barra dos Bugres Mato Grosso 01/02
João Pessoa Paraíba 06/02
Vale do Jequitinhonha Minas Gerais 10/02

Para realizar sua inscrição, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus

Criatividade marca projeto VER-SUS no Sertão do Pajeú (PE)

por Rafael Cavadas última modificação 23/01/2015 13:46
Além de produzir caderno de textos com escritos sobre o papel social dos graduandos, viventes preparam cordel revelando interlocução com a Educação Popular. Confira!

Durante o VER-SUS no Sertão do Pajeú (PE), que ocorreu de 8 a 21/01, os participantes mostraram como é possível inovar durante as vivências. Com criatividade e vontade de mudanças, os viventes produziram um caderno de textos com escritos que contemplassem a singularidade da vivência, problematizando temas que vão desde o papel social dos graduandos até a reflexão sobre a Atenção Primária à Saúde. Além disso, os participantes criaram um cordel intitulado “Coletiva é a construção” revelando uma interlocução com a Educação Popular em Saúde e suas expressões.

Veja o Cordel.

registrado em:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Novembro 2024 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930