Notícia
Apresentações do Encontro Norte
Dia 24/11
Apoio e educação permanente - Necessidade radical na construção do SUS
25 anos da Rede Unida
História da Rede Unida
Dia 25/11
Desafios para a gestão e para a formação na saúde na Amazônia
Por uma enfermagem Amazônida - uma assistência de enfermagem especial para um povo especial
Rearticulação do Plano de Qualificação da Atenção à Saúde na Amazônia Legal
Clínica do SUS: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
Dia 26/11
Educação Permanente em Saúde “Tensões e questões que podem compor uma agenda de reflexões”
O “nós” na gestão
A visão naturalizada que associa a gestão da saúde a uma prática burocratizada e centralizada foi descontruída durante o primeiro dia do Encontro Regional Norte, organizado pela Rede Unida, entre os dias 24, 25 e 26/11, em Belém do Pará. Durante a mesa de abertura do evento, as professoras Rossana Baduy, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Margareth Capra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); acompanhadas do professor da Federal do Pará, Paulo de Tarso, e do coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, propuseram a reflexão sobre a gestão da saúde como um exercício de criação coletiva do Sistema Único de Saúde.
Em sua fala, a professora Rossana defendeu a problematização do cotidiano de trabalho, na perspectiva da gestão, para propor o diálogo entre gestores e profissionais de saúde, e também a criação de espaços de escuta, a professora ponderou sobre a “capacidade de produção em ato” dos indivíduos que atuam na rede de assistência. E explicou que a regulação, as propostas de fluxos e os protocolos no processo de cuidado podem ser boas ferramentas de educação permanente em saúde.
Para Rossana, o apoio, o matriciamento, conjugados à escuta dos profissionais e o diálogo entre diferentes pontos da rede permitem criar espaços de educação permanente em saúde, além de favorecerem à desconstrução da visão hegemônica de que a gestão deve ser centralizada. Mas a professora da UEL fez questão de esclarecer que a regulação, o matriciamento e os protocolos são ferramentas de tecnologias do processo de cuidado. Nas palavras dela, são “só ferramentas construídas durante a ativação de conversas, que não tiram a centralidade dos sujeitos”.
A professora Margareth contribuiu para a explanação de Rossana ao defender a necessidade de radicalizar a democratização do acesso à saúde, dando espaço de fala para aqueles que vivenciam o cotidiano do trabalho em saúde. Ela ainda criticou o modelo gerencial hegemônico, que pode ser desestabilizado se as ferramentas e dispositivos de gestão forem problematizados.
Além disso, a professora da UFRGS também pontuou que não se pode pensar no trabalho real baseado na prescrição, uma fez que o trabalho real implica encontros inusitados entre gestores, profissionais e usuários do SUS. “A lógica racionalista da produção de conhecimento tem desconsiderado o cotidiano vivo, o cotidiano do sujeito em ação”, afirmou Margareth.
Ao dar boas vindas aos participantes do Encontro Norte, o coordenador nacional da Rede Unida falou sobre diferentes iniciativas do Ministério da Saúde para mobilizar corações e mentes e mudar a subjetividade sobre a Saúde, dentre elas o Projeto VERSUS BRASIL, que levará cerca de cinco mil estudantes de graduação e pós-graduação para vivenciar a realidade do SUS.
Ao final de sua fala, Ferla comentou emocionado sobre a experiência de percorrer as cinco regiões do país para colher contribuições ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que terá a Gestão como um dos seus cinco eixos temáticos e frisou a relevância tema: “Todos nós fazemos gestão no cotidiano do trabalho! E isso é uma posição política”.
Assista à entrevista com Rossana Baduy, coordenadora do eixo Gestão do 10º Congresso Internacional da Rede Unida.
Formação profissional nas universidades ainda é um grande desafio, afirma presidente do Conass
Durante o Encontro Regional Centro-Oeste, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Secretária de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, destacou os avanços na pós-graduação em saúde e nas residências multiprofissionais, mas ponderou sobre a formação profissional de estudantes de graduação como um dos principais desafios do SUS. Para a presidente do Conass, os graduandos devem ser estimulados a entrarem em contato com a multidisciplinariedade entres as diversas profissões da saúde. Os encontros regionais acontecem durante o ano de 2011, como atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para maio de 2012.
Assista a entrevista com Beatriz Dobashi para o site da Rede Unida.
Veja a íntegra da participação da presidente do Conass, aqui.
Saúde com Dilma sorteará duas isenções de inscrição para o Congresso da Rede Unida
O ‘Blog Saúde com Dilma’ está convocando seus leitores para votarem e comentarem sobre a mudança do nome. A ideia é poder convidar mais e mais brasileiras e brasileiros a conversar sobre saúde, dialogar sobre o caráter necessariamente público, universal e gratuito dos serviços de saúde, fortalecendo a luta pela definitiva consolidação do SUS. Em apoio à iniciativa da equipe do ‘Saúde com Dilma’ e para estimular a participação, a Coordenação Nacional da Rede Unida ofereceu duas isenções de taxa de inscrição em seu 10º Congresso Internacional a serem sorteadas entre os que votaram e comentaram sobre o novo nome. O Congresso acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro e tem como tema central “Educação, Saúde e Participação: Ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”.
Para votar no novo nome, acesse www.saudecomdilma.com.br.
Para saber mais sobre o 10º Congresso da Rede Unida, acesse www.redeunida.org.br ou http://conferencias.redeunida.org.br.
10º Congresso terá hospedagem solidária
A hospedagem solidária é uma forma de facilitar a vinda de participantes com dificuldade de custear a permanência durante os dias do congresso. A ideia é que os inscritos residentes nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói abram as portas de suas casas para receber congressistas de outras regiões do país. Pensando nisso, a comissão organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida anunciou o desconto de 50% na taxa de inscrições daqueles que aderirem à iniciativa, hospedando participantes.
Em poucos dias, a comissão disponibilizará dois formulários (um para anfitrião e outro para hóspede) que devem ser preenchidos a fim de viabilizar a comunicação entre os interessados. A hospedagem solidária é uma experiência internacionalmente conhecida e favorece o intercâmbio entre culturas. Se você mora no Rio ou Niterói, não deixe de se inscrever.
O 10º Congresso Internacional da Rede Unida acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. As inscrições e a submissão de trabalhos e/ou relatos de experiência estão abertas no endereço http://conferencias.redeunida.org.br.
Conheça a programação do Encontro Norte
A Comissão Local que organiza o Encontro Regional Norte acaba de divulgar a programação preliminar do evento, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Belém do Pará. O Encontro tem como tema central “A Gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a educação na Saúde”, e visa colher contribuições para o eixo Gestão do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, confirmado para 06, 07, 08 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro (saiba mais sobre o congresso). Você que é da Região Norte, não deixe de participar do Encontro. Faça sua inscrição o quanto antes, pois as vagas são limitadas.
Faça sua inscrição para o Encontro Regional Norte.
Saiba mais sobre o 10º Congresso Internacional da Rede Unida.
ENCONTRO REGIONAL NORTE - A GESTÃO DO SUS NO CONTEXTO ATUAL E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA SAÚDE
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
DIA 24 DE NOVEMBRO
9h - Abertura
9h30 – Mesa 1: “A gestão da saúde como exercício de criação do SUS: o que temos aprendido nesses vinte e poucos anos?”
12h – Pausa para almoço
13h30 - Mesa 2: “Novas configurações para o tema da regionalização: o que nos dizem para a gestão e para a formação na saúde?”
16h - 1ª Sessão de Rodas de Conversa
17h30 - Grupos de interesse
DIA 25 DE NOVEMBRO
9h - Mesa 3: “A Saúde na Amazônia: singularidades e desafios para a gestão e para a formação na saúde”
11h - 2ª Sessão de Rodas de Conversa
13h30 – Pausa para almoço
16h - Mesa 4: “A gestão da educação e do trabalho na saúde: oscilações na agenda governamental versus o adensamento nas práticas do cotidiano – como organizar esse cenário?”
17h30 – Grupos de Interesse
DIA 26 DE NOVEMBRO
9h - Mesa 5: “A síntese das Rodas de Conversa”
10h30 – “Roda de conversas sobre a organização do 10º Congresso da Rede: o que levamos de Belém para o Rio de Janeiro?”
12h – Plenária Final
LOCAL DO EVENTO:
Computer Hall – Rua Antônio Barreto nº 1176 (entre a Rua 9 de Janeiro e Alcindo Cacela), Umarizal - Belém / PA - Brasil
Últimos dias de inscrição para Encontro Regional Norte
Estão abertas no site da Rede Unida as inscrições para o último Encontro Regional para colher contribuições ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A etapa Norte acontece nos dias 24, 25 e 26/11, em Belém do Pará, e será dedicada a debater o eixo “Gestão” da 10ª edição do congresso, confirmada para maio de 2012. Após passar por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS), a Rede Unida vai à região Norte, onde promoverá debates sobre “A gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a educação na saúde”. O evento reunirá acadêmicos, representantes de movimentos sociais, profissionais da Saúde e gestores que, dentre outros assuntos, debaterão: a gestão da saúde como exercício de criação do SUS; a saúde na Amazônia; e a gestão da educação e do trabalho na saúde.
Faça sua inscrição aqui.
Veja o convite eletrônico.
Veja o passo-a-passo de como se inscrever na Encontro Regional Norte:
Estudantes universitários terão nova oportunidade de estágio na Saúde
Os estudantes dos cursos de saúde das universidades brasileiras terão novas oportunidades de vivências e estágios, em serviços e redes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de janeiro. Isso porque o Ministério da Saúde (MS) acaba de retomar o projeto ‘Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil’ (VER-SUS Brasil). Ao longo de 2012, cerca de cinco mil estudantes, de carreiras como medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras, farão parte do projeto que visa oferecer uma experiência maior nas diversas esferas de funcionamento do SUS. A ideia é reunir grupos multiprofissionais de estudantes que vivenciarão a realidade do Sistema Único de Saúde , em particular na atenção básica, em complementação aos estudos que fazem na sua formação.
Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão. O projeto VER-SUS Brasil será lançado oficialmente, pelo Ministério da Saúde, na próxima quarta-feira (dia 09/11), às 17h, na Tenda Paulo Freire do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontece na Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS). E um projeto piloto será realizado em janeiro e fevereiro de 2012, com 1000 estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino superior, em 10 municípios, para formar facilitadores para as etapas seguintes.
No VER-SUS Brasil, os estudantes aprenderão sobre: financiamento, estratégias de controle e auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Rede Governo Colaborativo em Saúde, o Grupo Hospitalar Conceição (Escola GHC), e a Associação Brasileira da Rede Unida são parceiras do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) na retomada do projeto.
Assista à entrevista com Alexandre Ramos, do Deptº de Atenção Básica do MS.
Emoção e agradecimentos na Plenária Final do Encontro Centro-Oeste
A plenária final do Encontro Regional Centro-Oeste, certamente, será lembrada pelos participantes como um dos momentos mais emocionantes do Encontro, realizado nos dias 03 e 04/11, em Campo Grande (MS). Mais do que apresentar os resultados das oficinas temáticas e dar encaminhamentos para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, a plenária foi marcada pelo diálogo emocionado entre monitores, professores, comissão organizadora e coordenação da Rede, que destacaram o cuidado e acolhimento de todas as partes como pontos chave do evento.
Ao contabilizar mais de 500 participantes de diferentes partes do centro-oeste, o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, admitiu ter sido surpreendido com a atuação dos monitores e organizadores e disse durante o encerramento: “Nós ficamos absolutamente encantados. Vocês exerceram uma capacidade de cuidado emocionante com essa rede de contágio que vai envolvendo, cada vez mais, corações e mentes no cenário da educação na saúde. Eu saio marcado pela sensibilidade, pela suavidade de vocês, e eu quero agradecer muito pela disponibilidade, que nos dá a certeza de que vale a pena a gente se esforçar”.
Sobre as etapas regionais, Ferla ponderou que os encontros renderam grandes contribuições em termos de temário e de dinâmica. Falou também do quadrilátero ‘trabalho, educação, gestão e participação’ como sendo estruturante para as discussões do congresso, pois “a gente olha uma fratura exposta e não enxerga a aprendizagem, e não enxerga a gestão, e não enxerga a participação”. O coordenador da Rede aproveitou a plenária para passar alguns informes sobre o Congresso, que acontece em maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e lembrou que o período de submissão de trabalhos está aberto até 15/12/2011.
“Com esse encontro, certamente, nós passamos de duas mil pessoas nas regionais. A nossa meta, absolutamente pretenciosa, era de uma média de 500 pessoas e ainda temos o encontro de Belém, nos dias 24, 25 e 26 de novembro”, explicou Ferla. E completou: “o que me parece ser importante, aqui, é que o 10º Congresso e a Rede Unida têm que estar aí como uma espécie de ‘máquina de guerra’ para retomar alguns temas, algumas pautas e algumas políticas importantes. E eu estou me lembrando das políticas de educação permanente, dos fóruns de gestão e controle social”.
Para Márcia Torres, coordenadora do 10º Congresso e Superintendente de Promoção de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, o maior desafio para a organização do congresso é superar o sucesso da 9ª edição, realizada em 2010, na capital gaúcha. Sobre sua atuação no planejamento do evento, a superintendente pontuou: “A comissão local é uma comissão de apoio e ela só faz a ligação entre todas as regiões do país, que vem acompanhando e trabalhando junto, em todas as regionais. Desejo que todos se sintam parte integrante e criativa de todo este processo. Todos devem se sentir ativos e participativos para o congresso acontecer”.
Antes de encerrar a plenária final, a representante da comissão organizadora do Encontro Centro-Oeste, Vera Lúcia Kodjaoglanian, foi só elogios ao evento ao agradecer a todos os parceiros e à Universidade Católica Dom Bosco, e confessou: “Há muitos anos eu sou apaixonada pela Rede e eu nunca consegui fazer um evento aqui no nosso Centro-Oeste. É um momento muito emocionante ver a Rede Unida acontecendo aqui na nossa cidade, na nossa região”.
Assista à plenária final aqui.
Acesse o site do 10º Congresso Internacional da Rede Unida em http://conferencias.redeunida.org.br.
Inscrições abertas para o 10º Congresso da Rede Unida
Estão abertas as inscrições de participação do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, cujo tema é “Educação, Saúde e Participação: Ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. O maior congresso já organizado pela Rede será na cidade do Rio de Janeiro, entre 06 e 09 de maio de 2012, e reunirá cerca de oito mil participantes e mais de quatro mil apresentações de trabalho em diferentes modalidades. O Congresso está estruturado em cinco eixos (Educação, Trabalho, Participação, Gestão e História da Rede Unida) e o temário de todos os eixos é resultado das contribuições colhidas pela comissão organizadora, ao longo de 2011, com os Encontros Regionais.
A experiência das etapas regionais, como atividades preparatórias e de construção coletiva do evento, certamente, estará refletida numa programação plural, dinâmica e que aproxima os diferentes pontos da Rede. Tanto que os atores mobilizados durante os encontros acabaram apelidando a 10ª edição do congresso como o “Condomínio da Saúde”, devido a sua dimensão, que também incorpora outros seis eventos (ver lista abaixo).
Para se inscrever e submeter trabalhos científicos e/ou relatos de experiências, basta acessar o endereço http://conferencias.redeunida.org.br. Não deixe de participar. Tem uma Rede esperando por você!
Além do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, acontecem:
- 1º Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro;
- 3º Fórum Latino-americano de Educação na Saúde;
- 2º Fórum Latino-americano de Gestores e Trabalhadores de Atenção Básica/Primária em Saúde;
- 2º Fórum Latino-americano de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã;
- 1º Fórum Latino-americano de Agentes Comunitários de Saúde.
- Seminário Internacional Rotas Críticas IV.