Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia

Notícia

Rede Escola e 25 anos da Rede Unida foram debatidos no Encontro Centro-Oeste

by Rafael Cavadas last modified 11/11/2011 12:55
Palestrantes disponibilizaram suas apresentações e a íntegra do debate também está acessível no site da Rede Unida. Confira!
Rede Escola e 25 anos da Rede Unida foram debatidos no Encontro Centro-Oeste

(esq.) Alcindo Ferla; (dir.) Ricardo Ceccim


Após a abertura oficial do Encontro Regional Centro-Oeste, os participantes assistiram às apresentações do coordenador nacional da Rede Unida e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alcindo Ferla, que fez uma retrospectiva dos 25 ou como ele brincou “quase 30 anos” de atuação da Rede em defesa da Educação e da Saúde. Em seguida, o professor do Núcleo EducaSaúde da UFRGS apresentou o painel “Rede Escola” em que abordou a necessária mudança na formação profissional em saúde, com destaque para as residências multiprofissionais e a educação permanente. Os professores disponibilizaram suas apresentações para serem publicadas no site da Rede Unida (veja abaixo).

Confira às apresentações de Alcindo Ferla e Ricardo Ceccim.

Assista à íntegra aqui.

 

"Quem são os anormais da hora?"

by Rafael Cavadas last modified 09/11/2011 07:31
Prestigiado pela plateia do Encontro Regional Centro-Oeste, professor Emerson Merhy participa da preparação para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida e reflete sobre cuidado em saúde, saúde mental e sociedade de controle. Assista também à integra da conferência aqui.
"Quem são os anormais da hora?"

Emerson Merhy


“Qualquer vida vale a pena ser vivida. E a vida tem que ser radicalmente defendida”. Com poucas palavras, ainda no início de sua conferência, o professor Emerson Merhy explicou porque foi recebido com aplausos pela plateia que participa do Encontro Regional Centro-Oeste, dia 03/11, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

Militante da Saúde, membro da Rede Unida e dono de uma personalidade admirável e destacada pela luta antimanicomial, Merhy movimentou o primeiro dia do Encontro ao falar sobre o cuidado em saúde. A etapa Centro-Oeste é a quarta já realizada pela Rede Unida, que já esteve no sul, sudeste e nordeste para colher contribuições para o seu 10º Congresso Internacional, confirmado para maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Nos dias 24, 25 e 26/11, os membros realizarão a última etapa, na região Norte (veja mais no site www.redeunida.org.br).

Com o tema “O agir como analisador do fazer. A diferença na repetição”, o professor (cujo currículo dispensa apresentação) prendeu a atenção de mais de 400 participantes ao criticar a intolerância da sociedade com os diferentes modos de viver, a sistemática lógica punitiva praticada pela mesma e, ainda, a repetição de uma ‘biopolítica da sociedade de controle’, que medicaliza a vida dos sujeitos e modela profissionais da saúde.

Sobre o assunto, Merhy chamou a atenção para ‘diferenças suportáveis’ e ‘diferenças insuportáveis’ de serem convividas. As disputas entre gêneros, por exemplo, seriam diferenças suportáveis, na medida em que seriam necessárias à manutenção da vida; enquanto alguns grupos (judeus, gays, ‘loucos’, entre tantos outros) seriam insuportáveis, em determinados contextos, e deveriam ser afastados a fim de legitimar uma certa ‘normalidade’ conveniente à maioria.

O professor ainda citou os autores Foucault e Deleuze para provocar a reflexão da plateia sobre quais parâmetros de normalidade e anormalidade estariam sendo praticados no cuidado em saúde, bem como sobre a lógica vigente em uma sociedade punitiva que pode induzir ao autocontrole dos sujeitos, interferindo nos seus desejos.

Para reforçar sua argumentação, Merhy falou sobre um tema polêmico: o uso de drogas. E foi taxativo ao assumir posição contrária à internação compulsória de usuários. Além disso, o professor ponderou sobre os limites de tal opção que pode se estender a outros quadros de saúde como a hipertensão, a diabetes e a tuberculose, quando o sujeito não segue a fala autorizada dos médicos e deixa de cumprir suas recomendações.

Ao assistir a conferência de Emerson Merhy, é impossível não questionar a prática do cuidado em saúde, baseada num tripé controle, ameaça e punição como fórmula ideal de alcançar a saúde de uma população. Se há saída? Para ele sim! Mas é preciso estabelecer conexões e relações dialógicas entre profissionais e usuários do SUS.

Assista à conferência do professor Emerson Merhy.

Próxima parada: Belém!

by Igor Cruz last modified 01/11/2011 18:37
Encontro Norte encerra ciclo de eventos, realizados em 2011, para colher contribuições ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Encontro acontece nos dias 24, 25 e 26/11. Inscrições abertas na próxima semana. Inscreva-se!
Próxima parada: Belém!

Belém - PA

 

Após passar por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS), a Rede Unida segue para Belém (PA), nos dias 24, 25 e 26/11, onde realizará o último encontro regional preparatório do 10º Congresso Internacional, que acontecerá em maio de 2012, na capital carioca. Com o tema central “A gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a educação na saúde”, o evento reunirá acadêmicos, representantes de movimentos sociais, profissionais da Saúde e gestores que, dentre outros assuntos, debaterão: a gestão da saúde como exercício de criação do SUS; a saúde na Amazônia; e a gestão da educação e do trabalho na saúde. As inscrições para o Encontro Norte começam dia 07/11, no site da Rede Unida.

Ao percorrer o país, ao longo de 2011, para colher contribuições para a construção da programação do 10º Congresso, a Rede Unida adotou a dinâmica de debater um eixo temático por região. No sul, o eixo Educação; no sudeste, eixo Trabalho; no nordeste, foi a vez do eixo Participação; no centro-oeste, a própria história da Rede (que completa 25 anos) foi o eixo escolhido; e para o Encontro Norte, a Gestão será o eixo a ser explorado.

Acompanhe os informes sobre inscrição, programação e atividades complementares no site www.redeunida.org.br.

Saiba mais sobre submissão de trabalhos e inscrições para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida em http://conferencias.redeunida.org.br .

Secretaria de Saúde e Rede Unida anunciam 1º Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio

by Rafael Cavadas last modified 01/11/2011 18:36
A contribuição do estado fluminense para o SUS e para o campo da Saúde Coletiva é o tema central desta primeira edição que será realizada junto ao 10º Congresso da Rede e outros cinco eventos, transformando o Centro do Cidade em um grande ‘Condomínio da Saúde’


A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a Rede Unida acabam de divulgar que, entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, realizarão o 1º Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro. A primeira edição acontecerá junto ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida e mais outras cinco atividades (ver abaixo), e transformará o Centro da capital carioca em um grande “condomínio” de eventos da Saúde. “O campo da Saúde Coletiva no Estado do Rio de Janeiro e sua contribuição ao Sistema Único de Saúde: diálogos e compromissos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)” foi o tema escolhido para mobilizar debates, palestras e apresentações de trabalhos entre acadêmicos, gestores, profissionais da saúde e a sociedade civil fluminense.

Os interessados em inscrever trabalhos científicos e/ou relatos de experiência podem acessar o endereço http://conferencias.redeunida.org.br. O prazo de submissão vai até 15/12/2011. De acordo com a comissão, a primeira edição do Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro será organizada em três eixos temáticos: 'Políticas de Saúde e Intersetorialidade'; 'Saúde Coletiva e o cotidiano da atenção à saúde'; e 'Saúde e Sociedade'.

Já a 10ª edição do Congresso da Rede Unida terá como tema central “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. E seus eixos temáticos serão: Trabalho, Educação, Gestão, Participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde. Este último em comemoração aos 25 anos da Rede.

Um condomínio de eventos da Saúde

A ideia de um “condomínio de eventos da saúde” surgiu durante o planejamento do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, quando a comissão organizadora identificou a necessidade de conjugar diferentes espaços para realizar todas as atividades e acolher ao público (cerca de oito mil participantes), entre 06 e 09 de maio do ano que vem. A solução encontrada foi distribuir a programação entre os prédios da Prefeitura do Rio, o Centro de Convenções Sul América, e uma grande praça que liga todos os espaços, no Centro da Cidade.

Os eventos do 'Condomínio da Saúde':

 

  • 10º Congresso Internacional da Rede Unida;
  • 1º Congresso de Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro;
  • 3º Fórum Latino-americano de Educação na Saúde;
  • 2º Fórum Latino-americano de Gestores e Trabalhadores de Atenção Básica/Primária em Saúde;
  • 2º Fórum Latino-americano de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã;
  • 1º Fórum Latino-americano de Agentes Comunitários de Saúde;
  • Seminário Internacional Rotas Críticas IV.

Subcomissão aprova relatório propondo fontes de financiamento para o SUS

by Rafael Cavadas last modified 25/10/2011 10:05
Gastos das três esferas de governo com o SUS são apenas metade do que a OMS recomenda


Foi aprovado, ontem (24/10), o relatório da subcomissão que analisa o financiamento, reestruturação, organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre outros pontos, o documento defende uma série de alternativas, como apoiar a criação de um novo tributo para financiar o setor (o Projeto de Lei Complementar 32/11 institui a Contribuição Social para a Saúde); tributar grandes fortunas, como, por exemplo, o patrimônio sobre jatinhos, helicópteros, iates e lanchas; tributar remessa de lucros para o exterior; e instituir um imposto sobre grandes movimentações financeiras para transações acima de R$ 1 milhão.


Com quase 400 páginas, o relatório ainda conclui que o Brasil gasta muito pouco com saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sistemas de cobertura universal, como o brasileiro, demandam entre 6,5% e 7% do Produto Interno Bruto (PIB). No caso brasileiro, somando-se os gastos das três esferas de governo, chega-se a pouco mais de 3,6%, um valor próximo à metade do necessário.


Saiba mais em www.saudecomdilma.com.br.

ATENÇÃO! Últimos dias! EducaSaúde lança dois editais para formação de preceptores e para residência multiprofissional em saúde mental

by Rafael Cavadas last modified 10/11/2011 09:09
Interessados em concorrer aos processos de seleção devem ficar atentos ao período de inscrição que termina em meados de novembro


O Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), da Universidade Federal do Rio Grande Sul, acaba de lançar dois novos editais: um para a 2ª edição do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde, e o outro para o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição que termina em meados de novembro (acesse os editais em www.ufrgs.br/educasaude). Parceiro da Rede Unida de longa data, o Núcleo EducaSaúde participa ativamente da organização do nosso 10º Congresso Internacional, confirmado para maio de 2012, no Rio de Janeiro. Em 2010, o EducaSaúde acolheu a 9ª edição do Congresso, quando reuniu quase de três mil pessoas na Faculdade de Educação da UFRGS.

Especialização em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde

Coordenada pelo Núcleo EducaSaúde em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, a 2ª edição oferecerá 50 vagas para profissionais vinculados às instituições de saúde que têm ou desejam ter Programas de Residência em Saúde (Residências Médicas ou Residências em Área Profissional da Saúde), no Estado do Rio Grande do Sul. A especialização visa qualificar a ação pedagógica dos profissionais que atuam em educação e ensino da saúde na rede de serviços do SUS. As inscrições estão abertas até 15/11 e devem ser realizadas na secretaria do EducaSaúde, localizada na Faculdade de Educação da UFRGS, no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h, de segunda à sexta-feira.

Para obter mais informações sobre a especialização e sobre a inscrição não presencial, acesse o Edital.

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva (2011)

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva (2011) divulga o edital para concorrer a 12 vagas de Residência em Área Profissional da Saúde: Saúde Mental. As inscrições devem ser realizadas até dia 18/11, exclusivamente via internet, na página do EducaSaúde (www.ufrgs.br/educasaude), e o valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00. Os candidatos selecionados deverão cumprir um regime de 60h semanais e receberão bolsa no valor de R$ 2.384,82, conforme previsto em Lei.

Leia o Edital aqui.

Inscrições para curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica vão até 24/10

by Rafael Cavadas last modified 23/10/2011 13:32
Objetivo é contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições do SUS e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia

 

Estão abertas até 24/10 as inscrições para o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS - RS). Destinado à profissionais graduados do Rio Grande do Sul que atuem nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica, informática e atividades correlatas na área da saúde, o curso tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições do SUS e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia. O curso é promovido pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Escola GHC, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Ao todo serão disponibilizadas 30 vagas e os interessados devem se inscrever em www.sigals.fiocruz.br.

 

Saiba mais em http://escola.ghc.com.br/

Veja a programação do Encontro Centro-Oeste

by Rafael Cavadas last modified 01/11/2011 18:37
Conferência com Profº da Unicamp, Emerson Merhy, e 12 oficinas temáticas são alguns destaques dos dois dias de atividade no Mato Grosso do Sul. Não deixe de se inscrever. Vagas limitadas!

 

A Comissão Organizadora do Encontro Regional Centro-Oeste acaba de divulgar a programação preliminar do evento que acontece nos dias 3 e 4/11, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Dentre os destaques da programação estão o professor da Unicamp, Emerson Merhy, que fará a conferência “O agir como analisador do fazer. A diferença na repetição”, o professor da UFRGS, Ricardo Ceccim, com o painel “Rede Escola”, além das oficinas de ‘Humanização e produção do cuidado’, ‘Políticas indutoras da formação’, dentre outras. Para participar, basta acessar www.redeunida.org.br e realizar sua inscrição gratuitamente. A Comissão informa que devido à capacidade do espaço, as vagas são limitadas. Não deixe para a última hora! Se inscreva aqui.

 

LOCAL:

Universidade Católica Dom Bosco - Av. Tamandaré, nº 7000, Jardim Seminário - Campo Grande (MS).

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 03/11/2011

 

7h30 – Acolhimento
8h30 - Painel “História da Rede Unida” - Alcindo Ferla - Coordenador Nacional
da Associação Brasileira Rede Unida
9h30 – Painel “Rede Escola” - Ricardo Burg Ceccim – Profº da UFRGS
10h30 - Acolhimento das Oficinas
12h – Intervalo para almoço
14h – Conferência “O agir como analisador do fazer. A diferença na repetição” - Profº Emerson Elias Merhy - UNICAMP
16h – Oficinas Temáticas
18h – Momento de encontros, reuniões por grupos de interesse (PET-SAÚDE; PRÓ SAUDE; UNA-SUS; RESIDENCIAS MULTIDISCIPLINARES; LIGAS; NASF; ANEPS)

 

Dia 04/11/2011

 

8h às 12h - Oficinas Temáticas
12h – Intervalo para almoço
14h – Plenária final
16h30min – Análise de conjuntura - Agenda Rede Unida (articulações, propostas e encaminhamentos)
18h – Plenária final

 

OFICINAS DE TRABALHO NOS 4 EIXOS: Formação; Gestão; Cuidado e Controle Social/ Educação Popular em Saúde.

 

1- “10 Anos de Diretrizes Curriculares Nacionais: Regulação e Avaliação da Formação Superior em Saúde” – Tema: Avaliação e mudanças na formação superior e reflexão sobre os 10 anos das diretrizes curriculares nacionais;
2- Políticas indutoras da formação para o trabalho em equipe – Pet- Saúde; Pró- Saúde; Residências Multiprofissionais em Saúde; Programa de Valorização da APS; UNA-SUS;
3- Linhas de Cuidado em Saúde;
4- Apoio Matricial e Clínica Ampliada;
5- Trabalho em equipe de saúde;
6- Metodologias Ativas de Aprendizagem;
7- A Educação Aberta e a Distância na Formação de Profissionais de Saúde;
8- Integração Ensino/ Trabalho/ Comunidade: Rede Escola;
9- Movimentos Sociais, formação e controle social;
10- Educação Popular e Gestão Participativa;
11- Saúde indígena;
12- Humanização e produção do cuidado.

CNS publica moção de repúdio contra criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

by Igor Cruz last modified 18/10/2011 14:57
Órgão acredita que iniciativa é um retrocesso no processo de fortalecimento dos serviços públicos

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou, no dia 6/10, uma moção de repúdio contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cujo Projeto de Lei está em tramitação no Senado Federal. A empresa tem como objetivo administrar os hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal das unidades, atualmente feita pelas fundações de apoio das universidades. De acordo com o CNS, a iniciativa é um retrocesso no processo de fortalecimento dos serviços públicos e, caso implementada, representa o aprofundamento das contradições existentes na formatação do Estado brasileiro.

 

Confira a moção de repúdio do CNS

 

Instituto de Medicina Social da Uerj lança site ‘Análise das Políticas na Saúde’

by Rafael Cavadas last modified 13/10/2011 16:27
Site é resultado de projeto de pesquisa financiado pela Faperj para buscar respostas a diferentes questões sobre o SUS e a saúde dos brasileiros

 

Um novo espaço virtual para promover diálogo sobre questões relativas ao SUS acaba de ser lançado pelo Instituto de Medicina Social (IMS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Denominado ‘Análise das Políticas na Saúde’, o site oferece um conjunto de textos que podem ser lidos na tela ou baixados em PDF e visa buscar respostas para diferentes questões sobre os problemas que se apresentam no contexto do sistema de saúde e das práticas em serviço e que dificultam o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, tal como idealizado na Constituição Federal de 1988. O espaço virtual é resultado do projeto ‘Construindo caminhos para análise das políticas de saúde’, desenvolvido pelo IMS em parceria com as escolas Nacional de Saúde Pública (Ensp) e Politécnica de Saúde (EPSJV), ambas da Fiocruz.

 

Conheça o site! Acesse www.ims.uerj.br/ccaps.

 

Filed under:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031