Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia

Notícia

Cebes lança autobiografia assinada por Francisco de Assis Machado

by Rafael Cavadas last modified 25/01/2011 11:36
“O SUS que eu vivi” narra incrível aventura política e intelectual de um dos principais personagens da saúde pública brasileira
Cebes lança autobiografia assinada por Francisco de Assis Machado

Cebes lança autobiografia de Francisco de Assis Machado em formato digital


O memorialista e um dos mais respeitados personagens da saúde pública do País, Francisco de Assis Machado, acaba de lançar sua autobiografia: "O SUS que eu vivi - de clínico a sanitarista". No livro, o leitor poderá conhecer um pouco da trajetória do autor e da aventura política e intelectual que transformou Machado em um dos mais respeitados sanitaristas do Brasil. A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e as lutas pela melhoria da saúde pública dos brasileiros narradas por Machado são alguns dos destaques da obra. 

“O SUS que eu vivi” é o primeiro lançamento do Centro Brasileiros de Estudos de Saúde (Cebes) apenas na versão digital. Trata-se de um projeto editorial inovador de estimular produção de obras criadas exclusivamente para o formato digital para garantir acesso universal ao conhecimento. De acordo com o presidente do Cebes, Roberto Passos Nogueira, a iniciativa não busca apenas a redução de custos, trazida pela produção em formato digital, mas o investimento em um novo modo de divulgação de trabalhos, tendo em vista o número de leitores em grande escala.

Faça o download do livro.

Conheça outras publicações do Cebes.

Mais do que VER, FAZER-SUS

by Rafael Cavadas last modified 24/01/2011 14:08
Alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática suas experiências e conhecimentos em saúde na Clínica da Família Hans Dohmann
Mais do que VER, FAZER-SUS

Aluna participa de atendimento odontológico


Os alunos de diversos cursos de graduação que participam do projeto “VER-SUS-Rio, Gestão em Saúde”, na capital carioca, aproveitaram o dia 19/01 para colocar em prática suas vivências e conhecimento em saúde na Clínica da Família Hans Dohmann. Divididos por grupos, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a visita dos agentes comunitários de saúde aos usuários, participaram de palestra e reuniões com a comunidade, e puderam vivenciar o dia-a-dia no consultório odontológico da unidade de saúde. Além de visitarem a Hans Dohmann, alguns estudantes também conheceram a rotina do Posto de Saúde Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba. Lá, o grupo assistiu a uma palestra sobre hanseníase oferecida aos moradores do entorno. Os alunos ainda registraram as atividades que irão compor um documentário produzido por eles próprios.

Após acompanhar as visitas dos profissionais da área de saúde bucal à comunidade, pela tarde um dos grupos participou dos atendimentos e de alguns procedimentos no consultório odontológico da clínica. Sob a supervisão de um dentista, a estudante do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Clarissa Brasil, pôde ajudar em uma mini-cirurgia de extração dentária. “Hoje o dia foi maravilhoso. Além de ver como os dentistas fazem a promoção da saúde indo nas casas da comunidade, pude botar a mão na massa e até extrair um dente”, comenta.

Já o estudante de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Marco Colomé, que também estava no grupo de saúde bucal, disse que, apesar da experiência não ser em sua área, o que mais lhe chamou a atenção foi a postura dos profissionais ao sentar na cadeira para realizar os procedimentos. Segundo ele, a atuação de um profissional de fisioterapia na clínica ajudaria na correção de postura e reduziria futuros problemas de coluna. A reflexão de Colomé permite entender o caráter multidisciplinar do projeto VER-SUS-Rio que prima pela observação crítica da prática profissional na ponta do sistema.

Os alunos que acompanharam o trabalho de uma das equipes da Estratégia da Saúde da Família percorreram a comunidade do entorno com o intuito de convidar a população para participar de uma reunião sobre a prevenção da dengue. O encontro aconteceu no bar de um dos moradores e os estudantes auxiliaram os profissionais com dicas de prevenção tais como fazer armadilhas contra os mosquitos. “Muito do que aprendemos de teoria na faculdade, eles (profissionais) aprenderam com a prática”, afirma a estudante do curso de Saúde Coletiva da UFRGS, Luise Silva.

Para o estudante de Educação Física da UFRGS, Felipe Breuning, o mais interessante da experiência foi ver como os profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes comunitários, entre outros) atuam a partir de um conceito ampliado de saúde que não está focado apenas na doença. “Pude ver que o médico, por exemplo, faz todo um diagnóstico ampliado com a população. O interessante é que a equipe observa todo o contexto em que o usuário está inserido”, revela.

Os participantes do VER-SUS ficarão até o dia 30/01 no Rio de Janeiro, onde terão a oportunidade de conhecer algumas inovações do sistema de saúde carioca, em particular da atenção primária e promoção à saúde. O resultado desta experiência poderá ser conferido por meio de um documentário produzido pelos alunos para registrar a vivência.

Inscrições abertas para especialização multiprofissional em Atenção à Saúde

by Rafael Cavadas last modified 19/01/2011 15:52
Veja o edital de seleção pública e se inscreva até 31 de janeiro no site do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas


Os profissionais de saúde com nível superior podem concorrer, até 31/01, ao processo de seleção para o curso de especialização Multiprofissional na Atenção à Saúde em Infectologia. O curso terá uma carga de 448 horas, com início em 14/03/2011 e término em 25/06/2012. As atividades teóricas e práticas acontecerão sempre às segundas-feiras de 9h às 17h. De acordo com a resolução nº 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde, é necessário possuir título de nível superior de assistente social, biólogo, biomédico, profissional de educação física, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional para participar da especialização.

Saiba mais no endereço: www.ipec.fiocruz.br

Divulgado o Calendário de Bolsas e Auxílios 2011

by Rafael Cavadas last modified 19/01/2011 15:28
Doutorado sanduíche, organização de eventos e participação em reunião científica são as novidades do calendário da Fundação


O calendário de 2011 para bolsas e auxílios do programa Faperj já encontra-se disponível no site da fundação. A novidade do programa é a inclusão da modalidade de bolsas para estágio de doutoramento no exterior (doutorado sanduíche). Além disso, estão previstos para 2011, os auxílios para a organização de eventos, e para a participação em reunião científica. A direção da Faperj informa que as bolsas de pós-doutorado recém-doutor (PDR) permanecem temporariamente suspensa do calendário regular. O motivo é a negociação existente entre a Capes e a Faperj para o lançamento de novo edital, específico para “Apoio ao Programa de Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro”.

Saiba mais no endereço: www.faperj.br

"Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história"

by Rafael Cavadas last modified 24/01/2011 12:31
Publicação apresenta a trajetória da saúde pública brasileira, unindo a história às questões mais recentes da área
"Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história"

Capa do Livro "Na corda bamba de sombrinha"


O livro "Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história" conta a trajetória percorrida pela sociedade brasileira na busca por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia até os dias atuais. O título do livro é uma referência ao contexto histórico da criação do SUS e da reforma sanitária brasileira, assim como se refere aos desafios enfrentados na atualidade para a manutenção da saúde como um direito de todos e um dever do Estado.

Lançada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC), duas unidades da Fiocruz, a publicação é fruto de um projeto que inclui ainda um livro de apoio ao professor, um vídeo-documentário, um site e uma exposição. A obra é financiada pela Organização Pan-Americana de Saúde e foi coordenada por duas estações de trabalho da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde – Observatório dos Técnicos em Saúde e Observatório História e Saúde. Boa leitura!

 

IGC destaca educação profissional

by Rafael Cavadas last modified 19/01/2011 14:50
Dos 15 melhores centros universitários do País, 11 são da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi destaque no Índice Geral de Cursos (IGC). As instituições da rede foram avaliadas na categoria centros universitários, em que ocuparam 11 das 15 melhores colocações e alcançaram conceito 4, numa escala que vai no máximo até 5. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira (Inep). O índice refere-se ao triênio 2007-2009. Todas as instituições de ensino superior do País foram avaliadas.

O IGC abrange indicadores dos cursos de graduação e pós-graduação. Nas graduações, é utilizada a média dos conceitos preliminares de curso (CPC) da instituição, que tem como base o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e ainda variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Saiba mais no endereço: www.inep.gov.br

Inscrições para ProUni começam dia 21/1

by Rafael Cavadas last modified 18/01/2011 23:27
Programa oferta mais de 123 mil vagas em universidades até o dia 25 deste mês


De 21 a 25 de janeiro, estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). São mais de 123 mil bolsas de estudo, distribuídas nas modalidades: 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (50%). Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 é um dos critérios para concorrer às bolsas. O candidato deve ter alcançado média superior a 400 pontos nas cinco notas do exame e ter nota superior à zero na redação. Somente serão aceitas as inscrições realizadas via internet. Os critérios para concorrer às diferentes modalidades do ProUni estão disponíveis no endereço: http://prouni2011.com.

Ensino e sistemas de saúde em uma experiência única

by Rafael Cavadas last modified 17/01/2011 21:02
Começa, no Rio de Janeiro, mais uma edição do VER-SUS para aproximar estudantes do cotidiano das Clínicas da Família
Ensino e sistemas de saúde em uma experiência única

Clínica da Família Hans Dohmann


Para integrar atividades de ensino e sistemas de saúde, começou nesta semana (17/01) mais uma edição do VER-SUS (Vivências, Estágios e Relatos do SUS), na cidade do Rio de Janeiro. Nesta edição, 16 alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passarão 15 dias na capital carioca, onde conhecerão o Programa Saúde Presente, participarão de oficinas de vídeo, informação e postais, além de vivenciar o cotidiano das Clínicas da Família. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde e é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro junto ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz.

No primeiro dia de atividade, os visitantes já conheceram toda a estrutura da Clínica da Família Hans Dohmann com salas de imunização, esterilização, saúde bucal, consultórios e sala dos agentes comunitários, bem como assistiram palestras sobre o projeto Academia Carioca, a Superintendência de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro SMSDC, e sobre saúde bucal. Além da visita e das palestras, os alunos vivenciaram um pouco da inovação do Programa Saúde Presente, que prima pela atenção primária como estratégia para melhorar a qualidade de vida da população.

Saiba mais no endereço: www.otics.org.

 

Prefeitura do Rio de Janeiro divulga vídeo sobre 9º Congresso da Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 14/01/2011 16:11
Assista à produção audiovisual e saiba um pouco do que aconteceu na capital gaúcha


Entre 17 e 22 de julho de 2010, a cidade de Porto Alegre foi considerada “Território Nacional da Saúde” por abrigar a 9ª edição do Congresso da Rede Unida. Realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o congresso reuniu representantes de diferentes países da América Latina, pesquisadores e alunos, gestores e profissionais de saúde para debater o tema: Trabalho, educação e cidadania.

Para registrar a experiência, a Prefeitura do Rio de Janeiro produziu um vídeo com os principais momentos do congresso, inclusive a participação do novo ministro da saúde, Alexandre Padilha, que na ocasião era ministro das relações institucionais. Assista ao vídeo e relembre o congresso. Assista ao vídeo e saiba um pouco do que aconteceu durante este seis dias na capital gaúcha.

Clique aqui para ver o vídeo.

Ministro da Saúde Alexandre Padilha encerrou o 9º Congresso da Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 14/01/2011 15:57
Ainda no cargo de ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Padilha participou de evento que aconteceu em julho de 2010, em Porto Alegre
Ministro da Saúde Alexandre Padilha encerrou o 9º Congresso da Rede Unida

Ministro da Saúde Alexandre Padilha


O atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da cerimônia de encerramento do 9º Congresso Nacional da Rede Unida, realizado em julho de 2010, em Porto Alegre, quando ainda ocupava o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. Durante a cerimônia, que aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Padilha fez um balanço das principais ações do governo Lula para a Saúde.

Formado em medicina pela Unicamp e pós-graduado pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da USP, o ministro já foi diretor nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde; comandou a Subchefia de Assuntos Federativos, no ministério de Relações Institucionais; e coordenou projetos do Ministério da Saúde ligados ao combate da malária em povos indígenas do Pará e de cooperação entre Brasil e Suriname para o controle da doença.

Padilha é filiado ao PT, participou da executiva do partido em São Paulo e foi membro do diretório estadual do início dos anos 1990 até 1995. Também coordenou as campanhas presidenciais do partido em 1989 e 1994. O currículo do futuro ministro revela que Padilha possui larga experiência em lidar com demandas de prefeitos e governadores, e em intermediar as relações do Executivo com o Congresso Nacional.

Logo após ser nomeado para o cargo de Ministro da Saúde, Padilha postou no twitter (rede social) que nos próximos quatro anos levará para a Saúde o que aprendeu com trabalhadores, usuários, pesquisadores, movimentos e gestores desde os primeiros passos da Reforma Sanitária.

Filed under:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031