Submissões
NOVO PERÍODO DE SUBMISSÕES ATÉ 06/03! Acesse e faça sua submissão!
A Comissão Organizadora convida a todos os atores envolvidos com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 10º Congresso Internacional da Rede Unida e demais eventos associados.
Você encontrará informações gerais e normas para elaboração dos resumos e submissão dos trabalhos no endereço http://www.redeunida.org.br/congresso/submissao.
Informações Gerais:
O 10º Congresso Internacional da Rede Unida espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários.
Nesta edição do Congresso, os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para diversas atividades: sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, rodas de conversa, távolas e intervenções culturais. A premiação será feita a partir dos trabalhos inscritos. Ou seja, todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios.
Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente e publicados nos anais. Tal inovação permitirá maior participação dos autores dos trabalhos na programação do Congresso e maior compartilhamento entre os congressistas. Além disso, a dinâmica de manter apenas apresentações orais se trata de uma iniciativa da Comissão para buscar soluções à comunicação científica mais sustentável, reduzindo a impressão de material gráfico.
A inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, via internet, na página do Congresso, onde são informadas as “Normas para elaboração de resumo” (ver texto abaixo).
Os trabalhos serão selecionados em duas etapas: uma primeira etapa selecionará trabalhos para as sessões dialogadas, e uma segunda etapa selecionará trabalhos para outras modalidades de apresentação, para os quais será solicitada a elaboração de um resumo expandido. Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações, por meio de e-mails e do ambiente restrito do congressista na página eletrônica do Congresso.
Serão aceitos no máximo 03 (três) trabalhos por autor principal. Não há limites para trabalhos em coautoria. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá necessariamente inscrever-se no Congresso. Será emitido 01 certificado por trabalho, onde constarão os nomes de todos os autores e coautores.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
Além de trabalhos nesta modalidade, você poderá inscrever trabalhos ou outras modalidades de atividades na Mostra “A Saúde Fazendo Arte”.
Cronograma:
Inscrição de trabalhos: até 15 de janeiro de 2012.
1ª etapa da avaliação de trabalhos: analisa os trabalhos inscritos e seleciona aqueles que participarão do Congresso na sessão dialogada de trabalhos. Trabalhos com maior inovação, efeitos e adequação à programação do Congresso serão indicados pela Comissão Científica para a segunda etapa.
Os resultados desta etapa serão divulgados pela Comissão Científica até o dia 20 de fevereiro de 2012. Para os trabalhos selecionados para a segunda etapa de avaliação serão solicitados resumos expandidos, conforme especificação no item “Normas para apresentação de resumos”.
2ª etapa de avaliação dos trabalhos: avalia os resumos expandidos recebidos até o dia 06 de março de 2012 e seleciona trabalhos para apresentação em discussões temáticas, rodas de conversa, távolas, intervenções culturais e nos prêmios.
Os resultados desta etapa serão divulgados pela Comissão Científica até o dia 31 de março de 2012.
Os autores receberão oportunamente orientações sobre as modalidades e horários de apresentação. Os trabalhos aprovados nessa etapa terão publicados os resumos expandidos. Os demais trabalhos terão os resumos publicados e receberão orientações sobre o local de exposição e horário da sessão dialogada de trabalhos que deverão participar.
Normas para apresentação de resumo:
Os resumos devem ser apresentados no formulário eletrônico, que deve ser preenchido em todos os seus campos. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto. Os campos obrigatórios do formulário devem ser completamente preenchidos. Deverá ser indicado o eixo temático predominante de cada resumo. Os temas para submissão de trabalhos contemplam os eixos do Congresso.
Os resumos de trabalhos científicos terão duas modalidades:
• Resumos acadêmicos ou
• Resumos de relatos e/ou sistematização de experiência.
Resumos Acadêmicos:
• Referem-se a trabalhos científicos no temário do congresso, concluídos ou em andamento com resultados parciais.
• Tópicos a serem apresentados: introdução, objetivos, método, resultados e conclusão.
Resumos de relatos e/ou sistematização de experiência:
• Referem-se a relatos de experiências e de intervenções que dialogam com o temário do congresso que se queira divulgar por sua relevância, aplicabilidade prática e/ou êxito.
• Tópicos a serem apresentados: caracterização do problema, descrição da experiência, efeitos alcançados e recomendações.
A Comissão Científica oferece uma modalidade de pré-avaliação para os trabalhos recebidos até 12 de março de 2010, desde que solicitada na inscrição, de tal forma que os autores recebam sugestões de alterações nos seus resumos.
Para a primeira etapa da avaliação, os resumos devem conter no máximo 2.500 caracteres contando os espaços. Para a segunda etapa, os resumos expandidos devem conter entre 6.000 a 7.000 caracteres e preservar a mesma estrutura apresentada nos modelos de resumo acima.
Critérios para Aprovação:
Além dos requisitos descritos nos modelos acima, o processo de avaliação observará os seguintes critérios para a aprovação dos trabalhos:
• A temática do trabalho deve ser relevante para o tema do congresso;
• Encadeamento lógico entre os tópicos;
• Clareza, coerência e concisão.
Resumos que não cumpram com as exigências descritas acima não serão aceitos. Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois em nenhuma hipótese serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado.
Qual a quantidade máxima de autores em cada trabalho?