Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia

Notícia

Gestão participativa é tema da Rev. Saúde e Sociedade

by Igor Cruz last modified 06/08/2012 15:35
Edição de maio traz conjunto de trabalhos finalistas da 3ª Edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa, promovido pela SGEP em 2008
Gestão participativa é tema da Rev. Saúde e Sociedade

Revista Saúde e Sociedade

 

A gestão participativa como campo de saberes e práticas na saúde é o tema central da Revista Saúde e Sociedade, do mês de maio de 2012. O volume 21 / supl. 1 da revista, traz um conjunto de trabalhos finalistas da 3ª Edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em 2008. Os artigos se apresentam sob diversas e criativas perspectivas e mostram, de diferentes formas, uma grande capacidade de diálogo do tema com o cotidiano diverso e complexo do Sistema Único de Saúde (SUS). A Revista Saúde e Sociedade é uma publicação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Associação Paulista de Saúde Pública. Leia a edição completa da revista em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-129020120005&lng=pt&nrm=iso

II Prêmio Cazuza de Vídeo

by Igor Cruz last modified 28/06/2012 12:05
Interessados devem ter entre 15 e 30 anos e produzir um teaser de 27 segundos sobre a prevenção do HIV/Aids
II Prêmio Cazuza de Vídeo

Prêmio Cazuza de Vídeo

 

Estão abertas, até 31/10, as inscrições para o II Prêmio Cazuza de Vídeo, uma iniciativa da Sociedade Viva Cazuza em parceria com a UNAIDS e o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Para participar, os interessados devem ter entre 15 e 30 anos e produzir um teaser de 27 segundos sobre a prevenção do HIV/Aids. Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo estilista Carlos Tufvesson, pela produtora de cinema Paula Lavigne, pelo publicitário Nizan Guanaes, pelo médico e pesquisador Dr. Pedro Chequer e pela cineasta Sandra Werneck. Os três melhores vídeos serão disponibilizados nas redes sociais da Viva Cazuza e seus autores receberão um notebook cada. Além disso, o vídeo vencedor será a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1 de dezembro), veiculado na TV Globo e no Multishow. No site do prêmio você encontra dicas para fazer seu vídeo e o regulamento completo. Acesse www.premio.cazuza.com.br

Inscrições abertas para o VER-SUS/Brasil

by Igor Cruz last modified 26/06/2012 21:05
Interessados em participar como facilitadores têm até 28/06 e demais inscrições vão até dia 04/07
Inscrições abertas para o VER-SUS/Brasil

VER-SUS/Brasil

 

Nos dias 21 e 22/06 mais de 80 gestores, docentes e estudantes da área da saúde participaram da I Oficina de Mobilização do VER-SUS/Brasil, em Porto Alegre. Como resultado do encontro, mais de 22 estados foram mobilizados para desenvolver a edição de inverno do projeto, prevista para julho de 2012. Além disso, ficou acertado junto com as comissões organizadoras estaduais que as inscrições para facilitadores vão até 28/06 e as demais inscrições encerram-se no dia 04/07.

Além da oficina, também ocorreu, de 22 a 23/06, o I Encontro Nacional de Formação de Mobilizadores do VER-SUS/Brasil, que contou com a participação de mais de 30 estudantes, que se mostraram bastante mobilizados para organizar os projetos em seus estados.

O período de inscrição para todos os estudantes de graduação está aberto. Mais de 3 mil estudantes estão interessados em participar da vivência, então é melhor você se apressar! Faça sua inscrição e divulgue!

Faça sua inscrição em http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/inscricoes-ver-sus-brasil-edicao-de-inverno-2012

Rede Unida na Rio + 20

by Igor Cruz last modified 25/06/2012 19:14
Leia o artigo do pesquisador Rafael Dall Alba sobre a participação da associação no evento

 

O pesquisador da Rede Governo Colaborativo em Saúde, Rafael Dall Alba, esteve no Rio de Janeiro, de 15 a 22/06, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) e da Cúpula dos Povos. Após a experiência, o pesquisador preparou um artigo sobre a participação da Associação Brasileira da Rede Unida no evento, onde fala sobre articulação da area da saúde com o desenvolvimento sustentável. Rafael Dall Alba é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cardiologia & Ciências Cardiovasculares UFRGS. Leia o artigo abaixo:

Rede Unida na Cúpula dos Povos e Rio+20.

Desde a Eco 92 a área da saúde vem se posicionando como um dos pilares fundamentais para as proposições ambientais de desenvolvimento e sustentabilidade. Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) foram decisivos no desenvolvimento dos compromissos assumidos na Eco 92.

Apesar de ainda ocupar um pequeno espaço na Rio+20 esse cenário de discussão foi um dos que mais cresceu e promoveu o fortalecimento através das redes  comunicando-se com outras instâncias promotoras do desenvolvimento e  sustentabilidade.

Durante a Cúpula dos Povos, evento de contraponto da Rio+20 que busca uma articulação por justiça social e ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comum, a Rede Unida vem firmar apoio mais uma vez com o Ministério da Saúde. Nesta nova articulação conjuntamente com a Fundação Osvaldo Cruz por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, dentro da área temática da Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável, a Rede Unida firmou o apoio e participação no desenvolvimento de um projeto abrangendo o mapeamento de capacidades e competências para avaliação da efetividade de ações de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável e conjuntamente participar da elaboração de um plano de avaliação de efetividade de ações de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável.

Este projeto tem como característica uma ação multicêntrica, sendo os estudos realizados no mínimo um por cada região do Brasil. Dentro das disposições iniciais do projeto este terá uma construção metodológica harmônica a fim de gerar equiparidade nos dados a serem analisados. O elemento territorialista englobando o mapeamento e a participação de organizações formais ou informais dos movimentos sociais é entendido como fundamental para a formulação do projeto, assim como estratégias de educação popular no âmbito da saúde e ambiente devem estar contidos no programa.

A Rede Unida conjuntamente com o Observatório de Tecnologias, Informação, Comunicação em Sistemas de Saúde (OTICS) apresentam uma congruência dialógica com a proposta do projeto, constituindo-se como elemento promotor de parcerias, vínculos, relações com pessoas, projetos e instituições comprometidos com a renovação permanente na formação e desenvolvimento de profissionais da saúde, estudantes e sociedade na construção de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.

Rafael Dall Alba

Pesquisador da Rede Governo Colaborativa em Saúde.

Confira a galeria de fotos do evento

 

Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

by Igor Cruz last modified 23/06/2012 21:13
Membros de universidades, movimentos sociais, órgãos de governo e dos Cosems se reuniram para edição de inverno
Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

Oficina de Mobilização VER-SUS

 

Representantes de universidades, movimentos sociais, órgãos de governo e de  17 Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) das cinco regiões do Brasil participaram, entre 21 e 23/6, da 1a Oficina Nacional de Mobilização do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Brasil 2012, realizada em Porto Alegre (RS). Na pauta, a mobilização para a edição de inverno do projeto (inscrições abertas), desenvolvido por meio do Ministério da Saúde junto à Rede Governo Colaborativo em Saúde, após a retomada em novembro de 2011.

Durante os três dias de trabalhos, os participantes puderam conhecer a fundo o conjunto das iniciativas que inspiraram o Projeto VER-SUS, ouviram considerações  sobre o projeto a partir do ponto de vista dos diversos parceiros, como o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), esclareceram dúvidas sobre como realizar as vivências em seus municípios, e foram apresentados ao conjunto de tecnologias e materiais disponíveis no VER-SUS.

Na ocasião, os participantes também puderam se reunir em grupos de trabalho para mapear e construir, coletivamente, propostas e projetos para as próximas edições.  O coordenador da Rede Governo Colaborativo em Saúde, Alcindo Ferla, apontou a troca de experiências entre os estados e o mapeamento das potencialidades do VER-SUS como pontos altos do encontro; e ainda destacou a participação maciça dos Cosems na oficina como fundamental para ampliar a capacidade de realização das vivências em todo o país.

Além da mobilização para as vivências que começam em meados de julho de 2012, na ocasião, também ocorreu o 1o Encontro Nacional de Formação de Multiplicadores do Projeto VER-SUS com a participação de estudantes de diferentes cursos da saúde.

Para quem não conhece o VER-SUS, se trata de um projeto de imersão, que aproxima estudantes e professores de diferentes cursos de graduação do cotidiano dos serviços de saúde. Saiba mais em www.otics.org.

Rede participa Cúpula dos Povos, na Rio + 20

by Igor Cruz last modified 16/06/2012 03:31
Membros da Rede Unida mobilizarão participantes para a educação profissional e formação profissional em saúde
Rede participa Cúpula dos Povos, na Rio + 20

Rio + 20

 

Após realizar a décima edição de seu congresso internacional, e maio, no Rio de Janeiro, a Rede Unida agora apresenta as principais contribuições do encontro durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Com um estande no Aterro do Flamengo (zona sul do Rio) , os representantes da Rede Unida realizarão, de15 a 22/06, diversas atividades, abordando a educação permanente e a formação de profissionais da saúde como instrumentos para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Rio+20 / Cúpula dos Povos Ecos da Rede Unida

Confira a programação

Maceió recebe o 28º Congresso do Conasems

by Igor Cruz last modified 11/06/2012 14:50
Evento acontece de 11 a 14/6 e visa aprofundar questões sobre políticas de saúde e sustentabilidade do SUS
Maceió recebe o 28º Congresso do Conasems

28º Congresso do Conasems

 

Começou hoje (11/6), em Maceió, o 28º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 9º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. Com a expectativa de receber cerca de 5 mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, o evento tem  como tema central “Sustentabilidade do SUS” e tem o objetivo de aprofundar questões sobre política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – SUS.

Durante os quatro dias do evento, além de oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações e painéis, os congressistas terão a oportunidade de participar do Café com Ideias, um bate-papo sobre diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde, ao SUS e principalmente, à gestão municipal de saúde, e da Feira Brasil Aqui tem SUS, um espaço onde diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS. Saiba mais sobre o Congresso em http://www.conasems.org.br

Saúde Baseada em Evidência

by Igor Cruz last modified 31/05/2012 12:31
Portal possibilita acesso a publicações científicas e informações atualizadas para profissionais de saúde
Saúde Baseada em Evidência

Saúde Baseada em Evidência

 

Os ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançaram (dia 29/5) o portal “Saúde Baseada em Evidência”. O espaço possibilita o acesso a publicações científicas de maior destaque, com informações atualizadas a fim de subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão. Para ter acesso ao  Portal, os profissionais de saúde devem estar vinculados ao Conselho Profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicine, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Ao acessar o site, os profissionais poderão utilizar diversas ferramentas, como calculadoras médicas e de análise estatística.

A base de dados do “Saúde Baseada em Evidências” foi selecionada a partir de um levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas e foi levado em conta a relevância e a atualização do conteúdo disponibilizado para atender as principais necessidades dos profissionais de saúde.

Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/5358/162/portal-facilitara-acesso-a-publicacoes-cientificas.html

3º Cong. Norte Nordeste de Residências em Saúde

by Igor Cruz last modified 28/05/2012 14:35
Interessados têm até 1/06 para submeter trabalhos científicos e relatos de experiências
3º Cong. Norte Nordeste de Residências em Saúde

Recife

 

Está aberto até 1/06 o prazo para a submissão de trabalhos para o 3º Congresso Norte Nordeste de Residências em Saúde. Os interessados podem submeter trabalhos científicos e relatos de experiência nas categorias: apresentação de pôster, apresentação oral e mostra audiovisual. Com o tema “Semeando ideias e colhendo transformações”, o evento acontece de 24 a 28/07, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A programação do Congresso conta com fóruns, mesas redondas, rodas de conversa, mostra audiovisual e atividades culturais. Veja como submeter trabalhos em http://www.wix.com/3connerms/3connerms

Comunicado da Coordenação Nacional

by Igor Cruz last modified 16/05/2012 12:16
Agradecimento aos participantes do 10º Congresso e próximos encaminhamentos
Comunicado da Coordenação Nacional

10º Congresso

 

Aos congressistas:

Obrigado pela participação no 10º Congresso Internacional da Rede Unida!

Com sua colaboração, fizemos o maior Congresso da história da Rede Unida, nesta edição com o tema“Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. Novamente tivemos diversos fóruns internacionais: de educação na saúde, de atenção básica, de participação social em saúde e políticas públicas e de cooperação internacional. As Mostras de Atenção Básica, do VER-SUS Brasil, de Atenção Primária, Vigilância e Promoção do Rio de Janeiro, do Programa Saúde na Escola também mobilizaram uma diversidade de temas. Participantes de 15 países das Américas, da Europa e da África estiveram conosco.

No território Victor Vincent Valla, na cidade maravilhosa, tivemos um enorme conjunto de eventos associados e a apresentação de aproximadamente três mil trabalhos. Foram mais de seis mil participantes inscritos, que se somam às centenas de participantes das atividades que oferecemos à população do Rio de Janeiro, que não necessitavam de inscrições. Aproximadamente quatrocentos monitores tornaram o congresso uma grande rede de encontros, como havíamos desejado durante o período da preparação. Um evento nessas dimensões era quase impensável durante os quase dois anos de planejamento e, por certo, somente foi possível pela colaboração de cada congressista. Por isso agradecemos muito a sua participação.

Saímos do Rio de Janeiro contando os passos para Fortaleza 2014, onde acontecerá a 11ª edição do nosso Congresso. A Rede Unida, ainda mais fortalecida, fará encontros regionais, novamente, em 2013. Renovada, teve eleição da nova diretoria, agora com coordenações regionais, por decorrência da aprovação de mudanças no Estatuto, e departamentos de Articulação Internacional e do Fórum das Residências Multiprofissionais em Saúde. Mais do que os efeitos institucionais, sai fortalecida a agenda da educação e do trabalho, da mudança na formação dos trabalhadores da saúde, da multiprofissionalidade e do trabalho em equipe, da educação permanente.

Os Anais do Congresso já estão disponíveis e, novamente, estão sendo publicados pela Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Suplemento nº 1, 2012, ISNB: 1414-3283) a quem agradecemos mais essa parceria. Brevemente, serão enviados, em formato digital, os certificados dos trabalhos apresentados e da participação nas oficinas pré-congresso.

Esperamos você nas próximas atividades da Rede Unida!

Alcindo Antônio Ferla e Márcia Regina Cardoso Torres

Filed under:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Novembro 2024 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930