Notícia
Feira de estande do 10º Congresso da Rede Unida
Em breve disponibilizaremos o Manual do Expositor
Trabalhadores da saúde do Rio estão mobilizados para a Rede Unida
Garanta agora sua inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida
A Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida informa que os interessados em participar do evento podem efetuar o pagamento da inscrição por meio de depósito em conta corrente da própria Rede Unida. Para isso, é necessário que o congressista que efetuou o pagamento encaminhe uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail comunica@redeunida.org.br ou envie um fax para: (51) 3391-1252.
Conta corrente Rede Unida:
Conta: 40165-X
Obs: é importante lembrar que os interessados em participar do 10º Congresso devem efetuar a inscrição no sistema de gerenciamento de inscrição (http://www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricao) antes de fazer o pagamento.
Rede Solidária de Hospedagem
A Comissão Organizadora está planejando inúmeras ações para viabilizar a vinda de todos os interessados em participar do 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Uma delas é a “Hospedagem Solidária”. Uma alternativa “informal” de acomodar os participantes vindos de outras cidades e que, por ventura, não disponham de recursos suficientes para despesas com hotelaria.
Para tentar minimizar eventuais problemas com a estadia no Rio, durante o 10º Congresso, a Comissão Organizadora propõe que os participantes do evento, residentes nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, hospedem participantes vindos de outras regiões com dificuldade de arcar com os custos de hotelaria.
Se você tem um lugar especial, mesmo que seja apenas uma cama, um sofá ou até mesmo um colchonete e tem vontade de acomodar algum participante do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, essa é a oportunidade. E pra você, que deseja participar do nosso evento e ainda não reservou um lugar para ficar ou tem que economizar, essa pode ser a solução!
A ‘Hospedagem Solidária’ é uma alternativa bastante utilizada no exterior e vem ganhando força no Brasil em festivais de música e eventos científicos. Além de facilitar a vinda ao congresso, a ‘Hospedagem Solidária’ funciona como uma rede de atores que buscam a troca de experiências e de cultura. Porém, a Comissão alerta que o preenchimento do formulário de hóspede não garante a estadia durante o evento.
A “Hospedagem Solidária” funciona da seguinte maneira: qualquer pessoa pode disponibilizar vagas em sua residência ou manifestar interesse em se hospedar. Basta preencher o formulário!
Formulário de candidato a hóspede
OBSERVAÇÃO:
O quanto antes a comissão organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida receber inscrições, tanto de hóspedes como de anfitriões, mais cedo será possível colocar os interessados em contato para que tenham a oportunidade de tirar dúvidas e fazer perguntas específicas.
Alguns sites que oferecem hospedagem solidária:
Pelo mundo:
http://www.globalfreeloaders.com/
http://www.hospitalityclub.org/
No Brasil:
Rede Unida mais sustentável
Os trabalhos e relatos aprovados para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida serão apresentados oralmente com o auxílio de pôsteres eletrônicos projetados nas rodas de conversa e távolas. A dinâmica de manter apenas apresentações orais se trata de uma iniciativa da comissão organizadora para buscar soluções à comunicação científica mais sustentável, reduzindo a impressão de material gráfico. Além disso, tal inovação permitirá maior participação dos autores dos trabalhos na programação do Congresso e maior compartilhamento entre os congressistas, que poderão apresentar a versão eletrônica de seu trabalho em diferentes espaços do evento. Em breve, o comitê científico entrará em contato com os autores dos trabalhos aprovados para informar sobre as especificações e formatos dos pôsteres eletrônicos.
Estudantes gaúchos são recebidos para o VER-SUS
Oitenta e sete estudantes de diferentes universidades gaúchas estão participando do VER-SUS, experiência de estágios e vivências no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS), na região metropolitana de Porto Alegre. A largada das atividades foi nesta segunda, 06 de fevereiro, no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os alunos foram recebidos pelas entidades que estão apoiando a atividade que acontece durante dez dias nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão. No primeiro dia, receberam o material com a marca do Ver-SUS que vai identificá-los nas visitas aos serviços de saúde.
Fernanda Machado, que faz sua segunda graduação em Educação Física, estava empolgada com a oportunidade:
- Não sabia como era o SUS, não tinha ideia como funcionava, tudo é novidade, estou descobrindo que nosso trabalho pode ir além do esporte, podemos colaborar para ajudar pacientes de saúde mental, por exemplo. Na faculdade não tinha visto nada sobre inserção.
Vivenciando o SUS na prática
Na abertura, Bruno Alves, representante dos facilitadores, destacou o protagonismo e poder de articulação da rede que essa turma passa a ter dentro do SUS:
- Esses estudantes vão poder sair da teoria e vivenciar na prática as discussões e desafios da saúde.
Raphael Caballero, da Escola GHC, lembrou que o profissional do SUS deve estar atento às necessidades do sistema, de olho no que a população necessita, de maneira coordenada com colegas de outras áreas e não impor ações específicas de suas categorias.
Márcio Belloc, diretor da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, enfatizou que o Ver-SUS dá um importante passo para que o SUS regular a formação dos profissionais de saúde.
Ricardo Ceccim, professor do Educasaúde/UFRGS, falou aos alunos sobre a importância de conhecer a realidade do sistema de saúde nos mais diferentes contextos como forma de compreender os desafios do cotidiano do cuidado e da gestão.
Alcindo Ferla, coordenador nacional do Ver-SUS, agradeceu o empenho dos parceiros para que a nova etapa do programa fosse realizada. Ele destacou quanto a integralidade é exercitada na experiência, ao reunir diferentes áreas para o mesmo objetivo: lutar para a qualificação constante da saúde pública.
- O SUS é uma grande escola, a prática exigida precisa ser construída no cotidiano. O modelo da biomedicina, que analisa somente o aspecto biológico da doença, já não é mais capaz de dar conta das necessidades dos desafios da saúde pública, que exige um cuidado mais humanizado, uma gestão eficiente, com a participação social e como um campo de ensino para formar profissionais que ajudem a pensar e fazer diferente - destacou.
Durante dez dias, os estudantes vão visitar serviços de saúde e acompanhar o trabalho de profissionais de saúde, aprendendo e participando de ações e decisões para qualificar o atendimento e a gestão em diferentes comunidades.
Em todo o país, a previsão do Ministério da Saúde, é oferecer 5 mil vagas para o programa ao longo de 2012.
As ações do Ver-SUS podem ser acompanhadas no portal http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus.
Novo período para submissão vai até 06/03
A partir de amanhã (07/02), os interessados em apresentar trabalhos na 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida ganharão mais uma oportunidade. O novo prazo, que vai de 07/02 até 06/03, se deve a incorporação de novos eventos (3 mostras e um seminário internacional) a programação do Congresso, que acontece entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A submissão de trabalhos acadêmicos e de relatos de experiências deve ser realizada no site da Rede Unida (www.redeunida.org.br), onde também é possível conhecer as regras para participação, inscrição e demais informações. No primeiro período de submissões (até dia 15/01), a Rede Unida superou o recorde de trabalhos da edição de 2010, e ultrapassou a marca de 2.000 submissões. De acordo com os organizadores, o novo prazo para envio de resumos provavelmente elevará este número para a marca de quase 3.000 trabalhos. Conheça abaixo os novos eventos associados à programação do 10º Congresso:
Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Atenção Básica/Saúde Da Família
Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL
I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro
Comissão se reúne e divulga novas datas para resultados de trabalhos
A comissão responsável pelo suporte à avaliação dos trabalhos submetidos ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida se encontrou em Porto Alegre, dia 03/02, para monitorar o processo de avaliação e ajustar o calendário junto aos pareceristas. O ajuste no cronograma dos trabalhos foi necessário devido a dois fatores: para atender aos pedidos de prorrogação do prazo de submissão e por conta do grande número de trabalhos submetidos. Aqueles que submeteram trabalhos devem ficar atentos às novas datas:
20/02 – divulgação da primeira etapa de avaliação;
06/03 – prazo final para submissão de resumo expandido;
31/03 – resultado final da avaliação dos trabalhos.
Durante a reunião, a Comissão Organizadora do 10º Congresso anunciou que a partir de 07/02 haverá um novo período para submissão de trabalhos em quatro novos eventos integrados à Programação oficial da 10ª edição. São eles:
- Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Atenção Básica em Saúde / Saúde da Família;
- I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da cidade do Rio de Janeiro;
- Mostra Experiências VER-SUS BRASIL
- Seminário Rotas Críticas IV
Cem estudantes, muitas vivências e um SUS a conhecer
SMSDC realizará Mostra de Vigilância em Saúde, durante Congresso da Rede Unida