Notícia
Rede Unida assina termo de acordo para implementação do #susconecta
A Associação Brasileira da Rede Unida assinou ontem (05/05) um Termo de Acordo com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS) para implementar e desenvolver o ambiente virtual #susconecta. A inciativa visa promover o intercâmbio de informações e experiências acerca da Atenção, Formação, Gestão e Controle Social no SUS, bem como divulgar e compartilhar projetos relacionados e de interesse do Sistema Único de Saúde, ampliando o acesso à informação na internet.
O #susconecta está aberto a gestores, usuários, entidades integrantes do SUS e instituições de formação profissional, que terão acesso a serviços de comunicação instantânea, fóruns de discussão, autenticação única, relatos de experiência, rede social, dentre outras ferramentas.
A Fiocruz, o Conselho Nacional de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte também integram a cooperação.
Conheça o #susconecta em: www.susconecta.org.br
Novo coordenador da Rede recebe congratulações do Senado Federal
Em sessão do dia 05 de abril de 2016, a senadora Vanessa Grazziotin solicitou a inserção em ata de voto de congratulações ao pesquisador da Fiocruz, Júlio César Shweickardt, por ter sido eleito coordenador nacional da Associação Brasileira da Rede Unida para a gestão de 2016 a 2018. A eleição, aprovada por unanimidade pelos membros, aconteceu durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, entre 21 a 24 de março de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Na ata do senado, o novo coordenador é reconhecido pela sensibilidade para identificar “gargalos na área da saúde a disposição para a busca de solução”.
73ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS
Nos dias 03 e 04 de maio, acontecerá em Brasília a 73ª edição da Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS. A reunião traz a reflexão importante sobre as ameaças e os desafios que estão colocados para a democracia, para o Sistema único de Saúde (SUS) e também para a Gestão do Trabalho como tema central para o debate. Na ocasião, serão discutidas as ameaças da conjuntura legislativa para os trabalhadores da Saúde, a relação entre o SUS e a democracia nos tempos atuais e ainda serão apresentados os resultados da pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem no Brasil. Os interessados em participar podem acessar o link http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal, nos dias 03 e 04/05, e acompanhar a transmissão em tempo real.
Rede Unida lança série sobre “Saúde, Ambiente e Interdisciplinaridade”
A Editora Rede Unida acaba de lançar a nova série “Saúde, Ambiente e Interdisciplinaridade”, e junto a ela o seu primeiro título: “Interiorização da Educação e Repercussão na Formação Profissional”. A série, que tem como tema a educação na saúde, parte do entendimento que ainda há um grande distanciamento entre as diretrizes legais para a educação na saúde e o cotidiano do Sistema Único de Saúde. Já a publicação, organizada por Izabella Barison Matos e Maria Conceição Oliveira, traz 10 manuscritos inéditos como desdobramentos de dissertações de turmas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado) e de artigos originários da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).
A publicação pode ser acessada gratuitamente nos formatos PDF, EPUB e Flash. Confira!
Processo eleitoral da Rede Unida
Em sequência ao processo eleitoral da Associação Brasileira da Rede Unida, informamos que a Comissão Eleitoral estará recebendo as inscrições de chapas, hoje, dia 21 de março de 2016, das 14 às 17h30, na sala da Coordenação do Congresso. A eleição da nova chapa se dará na Assembleia Geral, convocada para o dia 23/03, durante o 12º Congresso Internacional Rede Unida, em Campo Grande (MS).
Saiba mais sobre o processo eleitoral.
www.redeunida.org.br/noticia/assembleia-geral-da-rede-unida-1
Assembleia Geral da Rede Unida
Associação divulga regras do calendário eleitoral e convoca membros para assembleia que acontece no dia 23 de março, durante o 12º Congresso
A coordenação nacional da Associação Brasileira da Rede Unida acaba de publicar três editais de convocação para assembleia geral, processo eleitoral e nomeação de comissão eleitoral. A Assembleia acontece no dia 23/03, durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande – MS. Leia os editais abaixo:
Edital 1 – Convocação para Assembleia Geral
Editora prorroga prazo para submissão de manuscritos
Foi prorrogado até 30/03, o prazo para submissão de manuscritos para o livro “Sou bacharel em Saúde Coletiva”, da série Cadernos da Saúde Coletiva, produzido pela Editora da Rede Unida. A nova publicação visa reunir as narrativas dos egressos do Bacharelado em Saúde Coletiva, que compartilharam da mesma escolha profissional, mas que são múltiplos em suas experiências de inserção, visões, caminhos e trajetórias.
Livro sobre o Mais Médicos é o novo lançamento da Editora da Rede Unida
“Programa Mais Médicos: a história vivida e contada”. Este é o título do novo lançamento da Editora Rede Unida que traz depoimentos de médicos que atenderam ao chamado do Programa Mais Médicos, iniciado em 2013, em todo o Brasil. São histórias comoventes, como a da Samanta, em São Caetano do Sul (RS), que chora pela perda de um usuário idoso como seu ente mais querido, e como a das duas médicas cubanas de mesmo nome Maribel, que saíram de Cuba, deixando filhos e maridos, e foram viver na cidade de Melgaço – menor IDH do país, no arquipélago de Marajó. Organizado por Cristina Ruas, a publicação está disponível em formato PDF, EPUB e FLASH.
Editora Rede Unida lança livro sobre a avaliação em saúde no Brasil
Mais uma publicação acaba de ser lançada pela Editora Rede Unida. “Práticas de avaliação em saúde no Brasil – diálogos”, que integra a Série Atenção Básica e Educação na Saúde, contribui para o debate acerca das interfaces entre os campos científico e burocrático na constituição do espaço social da avaliação em saúde no Brasil e das discussões de questões da avaliação com base empírica constituída pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Organizado por Marco Akerman e Juarez Furtado, o livro está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH.
Nota da Associação Brasileira da Rede Unida
A Associação Brasileira da Rede Unida PARA diante da morte de um cidadão. Aqui, diante da morte de um guerreiro, militante generoso e incansável do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e de tantas outras causas em defesa da vida e da dignidade humana.
Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, membro do Conselho Regional (Minas e Bahia) e Federal de Psicologia em várias gestões, produziu relevantes contribuições para o campo das ciências humanas no Brasil e na América Latina, em especial para psicologia e para a área de Direitos Humanos. No Conselho Nacional de Saúde participou da Comissão Nacional de Saúde Mental como representante do FENTAS – Fórum Nacional de Trabalhadores de Saúde.
Em defesa de uma sociedade sem manicômios, contra a tortura, o tratamento cruel, degradante e tecnicamente condenável do modelo médico-custodial asilar vivido nos macros hospitais psiquiátricos, Marcus foi um dos fundadores e atores políticos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sendo reconhecida sua efetiva participação na formulação da Política Nacional de Saúde Mental e na reestruturação do modelo de atenção psicossocial.
Um inquietante e amoroso defensor de indivíduos e coletivos ultrajados em suas liberdades fundamentais, em seus direitos de cidadania, em suas condições de vida, lutando legítima e legalmente contra qualquer discriminação e expressão de tirania, perseguição ou crimes de direito.
Marcus jamais se calou diante de qualquer violação de respeito às pessoas, de intolerância à diversidade ou de maldade. Escolheu Matraga para acompanhar seu nome por afinidade ao personagem de Guimarães Rosa, que escancarava a violência e se transmutava diante da própria história. Pessoa forte, viva, audaz e amorosa.
A Associação Brasileira da Rede Unida declara sua profunda tristeza e sua perplexidade diante da banalização do mal, que faz parecer trivial um homicídio, e vem publicamente clamar ao poder público que reconstitua o valor da vida e cumpra o seu papel de proteger o direito de todos(as) de viver em liberdade e em segurança.
Marcus Vinícius de Oliveira Silva foi vítima de homicídio, circunstâncias que devem ser apuradas e devidamente esclarecidas pelas autoridades competentes.
Aos familiares e amigos nossa solidariedade e nosso carinhoso abraço.
Ao Marcus Vinícius
Nossos genuínos aplausos em reconhecimento e agradecimento ao seu percurso e obra. Seguiremos na luta, até que todos sejam livres!
Marcus Vinícius de Oliveira Silva: Presente