Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia

Notícia

NOVIDADE! E nasce a Editora Rede Unida

by Rafael Cavadas last modified 27/11/2013 16:28
Iniciativa visa promover à edição de obras de autores nacionais e internacionais, de reconhecido valor cultural ou científico na área da Saúde Coletiva

Por Janaína Collar

 

O mundo acadêmico ganha força e ainda mais corpo com a criação da Editora da Rede Unida, que nasce com o objetivo de promover a produção científica, cultural e crítica de instituições de ensino e pesquisa, bem como promover à edição de obras de autores nacionais e internacionais, de reconhecido valor cultural e científico na área da Saúde Coletiva. Sendo assim, como ato inaugural a Editora publica dois volumes da Coleção de Cadernos de Saúde Coletiva e seu primeiro livro internacional feito em parceria com a Publicacions URV, da Colección de Antropología Médica, como o titulo,  Evidencias Y Narrativas en la Atención Sanitária,  sendo estes:

- Inovação na Formação de Sanitaristas vol. 1, organizado por Cristianne Famer Rocha e Alcindo Antônio Ferla;

O primeiro volume da coleção nos convida ao diálogo sobre a criação dos cursos de graduação em Saúde Coletiva enquanto movimento de amadurecimento da área, provocada por uma demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). O acelerado crescimento dos conhecimentos disponíveis em todas as áreas e o limite do alcance da especialização como recurso para atribuir núcleos do saber para diferentes profissões é  o marco do processo da nova profissão. Mais do que um fenômeno do mundo do conhecimento, a avaliação da necessidade de um profissional que se ocupasse das capacidades que transcendem os núcleos assistenciais na saúde é fato registrado em diversos documentos e seminários da área. Esse número do Caderno de Saúde Coletiva, apresenta parte do aprendizado coletivo sobre o ensinar e como fazê-lo.

- Ensino-Serviço: Caminhos Possíveis vol. 2, organizado por Alcindo, Cristianne, Miriam e Liliane;

O segundo volume da coleção, procura focar na integração ensino-serviço, objetivando socializar as vivências percorridas por estudantes, professores, trabalhadores da saúde e comunidade usuária em dois territórios assistenciais do sistema municipal de saúde de Porto Alegre/RS, que constituem-se, de certa forma, territórios de saúde-escola para iniciativas de ensino e extensão, além de atividades de pesquisa. Neste cenário, destacam-se duas questões o contexto atual das políticas de educação e de saúde: a aproximação entre o ensino e o sistema locorregional de saúde e o relato de experiências, como dispositivo de compartilhamento do conhecimento.

- Evidencias Y Narrativas en la Atención Sanitária, organizado por Àngel Martínez-Hernáez, Lina Masana  e Susan M;

Este livro é resultado da reflexão coletiva do X Colóquio REDAM (Red de Antropologia Medica) que teve com titulo  "De la evidencia a la narrativa en la atención sanitaria: biopoder y relatos de aflicción", realizado em junho de  2013. Tendo como objetivo destacar as narrativas da”construcción de la prueba en biomedicin”, na publicação entendidas como  uma questão estratégica.

 

Acesse as NOVAS publicações da Editora Rede Unida.

Novo Projeto de Educação Permanente

by Igor Cruz last modified 31/10/2013 11:25
Lançamento acontece dia 1º/11, em Londrina, e formará mais de 6 mil especialistas em educação permanente, e em práticas pedagógicas, em todas as regiões do país

 

Amanhã (1º/11), a Rede Unida lançará a partir das 10h, em Londrina, o Programa Educação Permanente em Saúde em Movimento, que prevê a formação de 6 mil especialistas em educação permanente em saúde nas diversas regiões do Brasil, a formação de especialistas em práticas pedagógicas para os cursos novos na área da saúde e a mobilização de iniciativas no Brasil. Na ocasião, acontecerá o painel “Educação Permanente nas práticas de ensino e no trabalho em saúde: reconhecimento e cooperação”, com os professores Emerson Merhy (UFRJ) e Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), e o representante do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros.

O Programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES)/Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EDUCASAUDE) e da Rede Governo Colaborativo em Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e da Associação Brasileira da Rede Unida.

Programação:

01/11/2013

  • 10:00 – Cerimônia de Abertura com a presença de autoridades
  • 10:30 - Lançamento do portal EPS em Movimento
  • 11:00 – Painel: Educação Permanente nas práticas de ensino e no trabalho em saúde: reconhecimento e cooperação
    • Painelistas: Emerson Elias Merhy (UFRJ), Ricardo Burg Ceccim (UFRGS) e Alexandre Medeiros (DEGES/MS)

Local: Hotel Sumatra (Rua Sen. Souza Naves, 803 – Centro – (43) 3374-9000.

Fiocruz abre inscrição para Mestrado Profissional em Ed. Profissional em Saúde até 08/10

by Igor Cruz last modified 10/10/2013 15:46
Confira as orientações para inscrição, calendário, critérios de aprovação e bibliografia sugerida para prova de seleção aqui

 

Estão abertas até 08/10 as inscrições para o Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (ESPJV), da Fiocruz. O curso tem o objetivo de possibilitar a apropriação dos fundamentos das políticas de educação e de saúde, em suas especificidades e relação, bem como a compreensão da relação Trabalho e Educação como mediação fundamental da formação humana e suas configurações específicas no âmbito das políticas e dos serviços de saúde. Professores graduados que atuam na Educação Profissional em Saúde e demais portadores de diploma de nível superior de graduação, interessados em aprofundar conhecimentos neste campo poderão se inscrever no endereço www.sigass.fiocruz.br.

Ao todo, serão oferecidas 20 (vinte) vagas, respeitadas as linhas de pesquisa e a disponibilidade de orientação dos professores do Programa.

Veja o edital completo

Nota de Falecimento

by Igor Cruz last modified 11/10/2013 11:13
Coordenação da Rede Unida lamenta profundamente a perda de uma de suas fundadoras, Dulce Chiaverini, que sempre trabalhou com a formação em saúde e em defesa do SUS
Nota de Falecimento

Dulce Chiaverini

 

Nossa querida amiga Dulce era formada em Ciências Sociais pela UERJ, mas aposentou-se como professora de Saúde Coletiva pela UFRJ. Seguiu trabalhando na Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ como pesquisadora e dedicou a sua vida a causa da Saúde, sempre com muito otimismo, com grande inteligência e candura no cumprimento das tarefas que assumia. Era uma pessoa de relacionamento fácil. Uma de suas principais qualidades era a lealdade, tinha também uma forte vitalidade e um compromisso ético muito ativo na defesa do SUS, além de um forte compromisso com a formação de profissionais na área da saúde.

Foi fundadora da Rede e uma das responsáveis pela seu gerenciamento de 1987 até 1989, quando a Secretaria Executiva esteve no Rio de Janeiro. Vinte anos depois, em 2009, assumiu novamente a coordenação nacional da Rede Unida, no 8º Congresso Nacional da entidade em Salvador,  e teve um papel fundamental de articulação em tempos bicudos, para que conseguíssemos chegar ao 9º Congresso agora Internacional em Porto Alegre (2010), participando ativamente da sua organização e realização. A Dulce sempre se fez presente em todos os momentos da história da Rede e das iniciativas relacionadas com a formação em saúde.

Participou também da fundação do CEBES e da ABRASCO nos anos 1970 e do movimento brasileiro de reforma sanitária. Nos últimos anos dedicava-se também ao Projeto Babel, como coordenadora nacional desta importante iniciativa de capacitação em Saúde Mental na Atenção Básica. Vale ainda lembrar o seu trabalho como coordenadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida no Rio de Janeiro e a realização de uma Oficina de Trabalho,  que teve o objetivo de trazer para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde, com a participação de alguns fundadores e colaboradores do movimento de mudanças estimulado pela Rede.

Nossa amiga tinha completado 67 anos de idade, era membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira da Rede Unida e soube atravessar a sua enfermidade com muita serenidade o tempo todo. Por tudo isso, queremos lembrá-la com muito carinho e afeto: aquela que estava sempre "pra cima e pra frente". Nossa amiga fez história com muitos gestos e atitudes de grande generosidade e companheirismo.

Inscrições homologadas do PMAQ

by Rafael Cavadas last modified 23/09/2013 21:57
Veja a lista dos candidatos a avaliadores e pesquisadores do Programa nos estados da Paraíba, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul


A Rede Governo Colaborativo em Saúde acaba de divulgar a lista de inscrições homologadas para Avaliadores da Qualidade e Supervisores da fase de pesquisa da Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), nos estados do Pará, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Inscrições homologadas do Pará.

Inscrições homologadas da Paraíba.

Inscrições homologadas do Mato Grosso.

Inscrições homologadas do Mato Grosso do Sul.

Inscrições homologadas de São Paulo.

Inscrições homologadas do Rio Grande do Sul.

Nota de Falecimento

by Igor Cruz last modified 13/09/2013 13:12
Coordenação do VER-SUS e da Rede Unida lamentam perda do estudante de psicologia, Samuel Eggers, engajado com as lutas do SUS

Os membros da Rede Unida lamentam o falecimento do estudante Samuel Eggers, de 24 anos, morto na cidade de Caxias do Sul na noite de quinta-feira, 12 de setembro. Estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Samuel participou do projeto VER-SUS no verão de 2012 em São Lourenço do Sul. Samuel morava em Porto Alegre e estava em Caxias do Sul, onde reside sua família, participando de algumas palestras.

A Coordenação Nacional do Projeto VER-SUS externa a imensa tristeza pela perda do estudante, engajado com as lutas do SUS e lamenta profundamente que continuemos perdendo vidas e futuros devido à violência e ao descaso público perante essa situação.

Coordenação do Projeto VER-SUS/Brasil

Coordenação da Rede Unida

PMAQ prorroga processo de seleção

by Igor Cruz last modified 06/09/2013 16:21
Interessados a bolsas de avaliadores e supervisores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade têm até 22/09 para se candidatar

 

A Rede Governo Colaborativo em Saúde acaba de prorrogar até 22/09 o período de inscrição a vagas para avaliadores e supervisores da Pesquisa de Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). O contrato é temporário (quatro meses) e serão ofertadas 301 vagas para avaliadores da qualidade (bolsa de pesquisa de campo no valor de mil e quinhentos reais) e 41 vagas para supervisor de campo (bolsa de pesquisa de campo no valor de dois mil e quinhentos reais). De acordo com o edital, há vagas disponíveis em diversas regiões do país. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição.

Edital de Prorrogação Avaliador

Edital de Prorrogação Supervisor


Veja também: Novo edital PMAQ

Novo edital da PMAQ

by Igor Cruz last modified 29/08/2013 12:28
Interessados podem concorrer a vagas de avaliador e de supervisor de campo, em diferentes regiões do país, com valores que varia entre mil e quinhentos e dois mil e quinhentos reais

 

A Rede Governo Colaborativo em Saúde acaba de divulgar dois novos editais com vagas para avaliadores e supervisores da Pesquisa de Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). O contrato é temporário (quatro meses) e serão ofertadas 301 vagas para avaliadores da qualidade (bolsa de pesquisa de campo no valor de mil e quinhentos reais) e 41 vagas para supervisor de campo (bolsa de pesquisa de campo no valor de dois mil e quinhentos reais). De acordo com o edital, há vagas disponíveis em diversas regiões do país. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição.

Edital Avaliadores

Edital Supervisores

Estudantes do VER-SUS debatem no CO

by Igor Cruz last modified 21/08/2013 17:29
Viventes, facilitadores e apoiadores da região Centro-Oeste se reuniram em Campo Grande para compartilhar experiências sobre o Projeto

 

O Encontro Regional Centro-Oeste da Rede Unida, realizado durante os dias 22 e 23/07, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), abordou a temática da formação dos profissionais em saúde e os desafios da integração ensino/trabalho/comunidade. A partir dessa temática, foi realizada uma roda de conversa sobre o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que contou com ampla participação de viventes, facilitadores, representantes da comissão local do VER-SUS no Mato Grosso do Sul e representantes da Coordenação Nacional do Projeto.

Desde 2012, foram realizadas quatro edições do VER-SUS no Mato Grosso do Sul, que reuniu um total de 416 viventes, dentre eles 67 facilitadores - num total de 17 cursos de graduação de 12 diferentes instituições de ensino superior distribuídos em 24 municípios do estado. A partir dos relatos compartilhados durante roda de conversa, ficou reforçada a ideia da aprendizagem significativa e a mudança de perceber o SUS, que estão associadas às vivências. Além disso, identificou-se a importância do protagonismo estudantil na organização do processo e ocupação das diferentes esferas de representação para manutenção do projeto.

O encontro também possibilitou a troca de experiências operacionais entre membros da Comissão Local do Mato Grosso do Sul e representantes de Comissões Locais do Rio Grande do Sul, que hoje atuam como apoiadores da Secretaria Executiva Nacional do VER-SUS, destacando situações e estratégias de operacionalizá-las, tendo em vista as particularidades de cada região. Dentre os desafios e realizações propiciadas pela vivência o que reverbera é o compromisso com a saúde e a necessidade de recontextualização do ensino nas instituições.

A roda de conversa também avançou no planejamento de novas iniciativas do VER-SUS no Mato Grosso do Sul, a participação nos eventos da Rede Unida e a mobilização por mudanças na formação das profissões da saúde nas instituições envolvidas.

Um encontro com a sensibilidade

by Rafael Cavadas last modified 19/08/2013 17:39
Membros da Rede Unida conheceram a exposição de arte contemporânea do Instituto Inhotim, onde realizaram rodas de conversa e debates sobre Educação em Saúde


Marcado pela sensibilidade, o Encontro Regional Sudeste será lembrado pelos membros da Rede Unida por seu caráter inovador de propor o debate sobre temas relativos à Educação em Saúde em meio a obras de arte contemporânea de artistas como Hélio Oticica, Cildo Meireles e Adriana Vareijão, exposta no Instituo Inhotim. O evento aconteceu nos dias 16 e 17/08, em Brumadinho (MG), e foi uma atividade preparatória para construir a programação da 11ª edição do congresso internacional da Rede, previsto para abril de 2014, em Fortaleza. O encontro contou com a participação de representantes do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.    

Na edição sudeste dos Encontros Regionais, contamos com a colaboração da equipe da Rádio Web Saúde, da UFRGS, na cobertura do evento. Veja abaixo!  

Entrevista com o professor Emerson Merhy

Entrevista com o pesquisador da FIOCRUZ Edmundo Gallo

Entrevista com a professora Dora Lúcia de Oliveira

Entrevista com o médico, pesquisador e ator Vitor Pordeus

Entrevista com o professor Marco Akerman

Bastidores da RWS, com Marco Akerman

Página da RWS UFRGS no Facebook

Fotos no Facebook

Livestream da RWS UFRGS


Filed under:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031