Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / 10º Congresso / Rio de Janeiro / Centros Culturais

Centros Culturais

por Igor Cruz última modificação 11/11/2011 13:14
Paço Imperial, Casa França Brasil e CCBB são boas dicas para quem gosta de cultura e gastronomia

 

Casa França-Brasil 

A Casa França-Brasil é um dos principais espaços culturais do Rio de Janeiro. Desde a sua inauguração em 1990, consolidou-se como um lugar privilegiado para a realização de exposições, performances e apresentações musicais. A Casa reafirma-se como um espaço plural, palco de manifestações artísticas variadas. Com Sala de Leitura e os espaços gastronômico e de convivência, a Casa oferece mais opções de entretenimento, conforto e lazer ao visitante. A Casa ainda disponibiliza o serviço de internet sem fio para os visitantes que desejem acessar a rede com seus notebooks e bicicletário gratuito.

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: (21) 3232-5120 
Visitação: Terça a domingo, das 10 às 20h.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil ocupa o histórico prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880 e, na década de 20, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua Sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à ‘Agência Primeiro de Março’, ainda em atividade. No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. Com 17 mil metros quadrados, o CCBB RJ integra muitos espaços num só, onde a arte está permanentemente em cartaz. 

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro, RJ 
Telefone: (21) 3808-2020
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 21h.

Paço Imperial 

Desde 1985, o Paço Imperial é um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura. A restauração do prédio foi orientada pela perspectiva de reabilitar e valorizar as marcas deixadas pelas diferentes fases históricas e suas sucessivas intervenções. O Paço Imperial possui um rico espaço multicultural com programação diversificada de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários e serviços de lojas e restaurantes. A linha de atuação adotada encontra uma metáfora concreta na restauração, feita entre 1982 e 1985, que mescla elementos originais do prédio com outros contemporâneos.

Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Visitação: Segunda a sexta-feira, de 9 às 18hs.
Telefone: (21) 25334407 ramal 250

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que foi fundada em 20 de julho de 1897. Composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional e a preservação da memória de acervos arquivísticos e museológicos relacionados com a história da Academia e com a vida e a obra dos Patronos, Membros Efetivos e Sócios Correspondentes.

Endereço: Av. Presidente Wilson 203, Castelo - Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: (21) 3974-2500
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 10 às 18h.

Real Gabinete Português de Leitura

Conhecido como a Catedral da Cultura Portuguesa, o Real Gabinete Português de Leitura é uma instituição notável pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico. Entre as obras mais raras, o Gabinete reúne a edição "prínceps" de "Os Lusíadas", de 1572; as "Ordenações de Dom Manuel" por Jacob Cromberger, editadas em 1521; os "Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram", editados em 1539; "A verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez", de 1540. Possui ainda manuscritos autógrafos do "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o "Dicionário da Língua Tupy”, de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores.

Endereço: Rua Luís de Camões, 30 - Centro - Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: (21) 2221-3138 / Tel/Fax: (21) 2221-2960
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9 às 18h.

Casa da Ciência da UFRJ

Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – vem se constituindo como um centro de popularização da ciência que explora as diversas áreas do conhecimento, por meio de linguagens variadas – teatro, exposições, música, oficinas, cursos, palestras, seminários e audiovisual. O espaço possui cerca de 3 mil m² de área distribuídos entre Salão de Exposição, Auditório, Áreas de apoio e lazer, Administração e Serviços. 

Endereço: Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: (21) 2542-7494
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9 às 20h / Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h.