Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia

Notícia

Rede Unida lança 4ª edição da Revista Saúde em Redes

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 15/05/2017 22:07
Nesta edição, um conjunto de temas de grande relevância pretendem ajudar na reflexão sobre a educação e o trabalho na saúde, que caracterizam fortemente o perfil editorial da Revista e da Rede Unida. Confira!

Além da diversidade de temas, territórios e metodologias de análise, a revista traz, entre outros assuntos, um conjunto de artigos associado à experiência no cotidiano do trabalho, seja na formação, seja no sistema de saúde.

Está é a 4ª edição da Revista Saúde em Redes que tem periodicidade trimestral e é organizada em plataforma online e de acesso livre.

A Revista, publicada pela Editora rede Unida, atualmente é B4 QUALIS/CAPES nas áreas de Saúde Coletiva e Enfermagem.

Acesse a edição completa da Revista

Editora Rede Unida lança três livros

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 20/05/2017 20:32
A importância do “Cuidado em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde”, fruto de uma pesquisa de âmbito nacional e local, que contou com os trabalhos de profissionais de universidades, da área da saúde municipal e estadual, e da Fiocruz Amazônia, já pode ser lido em dois livros que foram lançados na sexta-feira, 12, no auditório Canoas, na Fiocruz Amazônia, em Manaus.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas em municípios do Amazonas, formam os capítulos dos livros. “Nós acompanhamos e analisamos várias mulheres, usuárias da rede de Saúde, buscando o cuidado pessoal, no período de gravidez, e acompanhamos parteiras, analisando os seus modos de cuidar das mulheres em período de gestação”, diz a pesquisadora e uma das autoras dos capítulos, Ângela Carla Schiffler.

A pesquisa foi coordenada nacionalmente pelo Dr. Emerson Merhy, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas teve o envolvimento dos grupos locais em Estados e municípios. No Amazonas, foi formado um grupo de pesquisadores da Rede de Avaliação Compartilhada (RAC), que pesquisou três cenários: Estratégia da Saúde da Família em Manaus, Unidade Básica de Saúde Fluvial, no município de Borba, e as parteiras do município de Manaus e de Itacoatiara.

Durante o evento, todos os participantes da pesquisa falaram de suas experiências ao longo dos trabalhos e agradeceram às pessoas que colaboraram com as atividades. “A pesquisa avalia quem pede, isto é, o gestor; quem faz, ou seja, o profissional e quem usa, isto é, o usuário. Então, essas pessoas possuem uma perspectiva distinta e temos de olhar os três”, diz Schiffler.

Entre os convidados, estava a agente de saúde, parteira e moradora da comunidade Vila de Lindoia, em Itacoatiara (176 quilômetros de Manaus), Nazaré Amaral, que contribuiu para o trabalho dos pesquisadores. “Ser parteira é um dom e queremos que o trabalho das parteiras seja divulgado, conhecido por outras pessoas. Nós ajudamos a trazer vidas ao mundo e contribuímos para a saúde da mulher”, concluiu.

Os livros intitulados “Avaliação Compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes”, volumes 1 e 2, estão disponíveis na Biblioteca Digital da Editora da Rede Unida.

Acesse:

Volume 1: http://www.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-micropolitica-do-trabalho-e-o-cuidado-em-saude/politicas-e-cuidados-em-saude-livro-1-avaliacao-compartilhada-do-cuidado-em-saude-surpreendendo-o-instituido-nas-redes

Volume 2: http://www.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-micropolitica-do-trabalho-e-o-cuidado-em-saude/politicas-e-cuidados-em-saude-livro-2-avaliacao-compartilhada-do-cuidado-em-saude-surpreendendo-o-instituido-nas-redes

Coordenador Nacional da Rede Unida participa de oficina de Educação Permanente em Saúde, em Santa Catarina

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 26/04/2017 15:09
O Coordenador Nacional da Rede Unida, Júlio César Schweickardt, está participando nesta quarta-feira (26), da oficina de Educação Permanente em Saúde (EPS), no Balneário Camboriú, município de Santa Catarina (SC).

Na abertura do evento, realizada na terça-feira (25), Júlio César apresentou um panorama da EPS no Brasil, ressaltando o objetivo da oficina, que é validar uma matriz avaliativa da EPS no Estado.

Para ele, a EPS é uma realidade no contexto do trabalho e é uma grande conquista, pois resignificou o lugar do trabalho como espaço de aprendizagem e não somente de aplicação e reificação de conhecimentos adquiridos na academia. “O nosso conhecimento disciplinar tem a capacidade de nos fazer seres relativos e nos coloca no campo de práticas que necessita estar aberto para o outro”, salientou.

O coordenador aproveitou o momento para apresentar a Editora da Rede Unida e convidar os presentes para o 13º Congresso Internacional da Rede Unida, que será realizado de 30 de maio a 02 de junho de 2018, em Manaus, no Amazonas.

A oficina termina nesta quinta-feira (27) e conta com a participação dos membros das Comissões de Ensino e Serviço das Regiões de Saúde de SC, Universidades e Secretaria Estadual de Saúde.

Editora Rede Unida lança três livros no dia 12 de maio

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 24/04/2017 22:01
Os livros Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado e Políticas e Cuidados em Saúde Livros 1 e 2, serão lançados no dia 12 de maio, às 16 horas, no auditório Canoas da Fiocruz Amazônia, em Manaus.

O livro Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: tecendo redes de cuidado, segundo da Série Saúde & Amazônia traz a discussão sobre a educação e as práticas de cuidado realizados nos Estados do Amazonas e do Pará. Os textos são fruto de diferentes atividades acadêmicas: Trabalho Conclusão de Curso de especialização e residência; dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, mostrando o potencial de produção na região. Os estudos e pesquisas na região na área da saúde coletiva e políticas públicas de saúde tem crescido devido ao aumento de grupos de pesquisa, às redes de cooperação com outras instituições e pesquisadores e ao reforço do financiamento através das Fundações de Amparo à Pesquisa e das iniciativas do governo federal para fomentar desenvolvimento da ciência nas regiões Norte e Nordeste do país. Organizadores: Júlio Cesar Schweickardt, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Michele Rocha Kadri, Alcindo Antônio Ferla, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira.

 

O livro Avaliação compartilhada do cuidado em saúde está editado em dois volumes a partir do estudo de várias situações da produção do cuidado em saúde, tomando como eixo as formas de organizar essas práticas no Sistema Único de Saúde. Nasceram da escrita de centenas de pessoas, que compuseram o corpo de pesquisadores pelas várias regiões do Brasil, que compartilharam da aposta de produção de conhecimento com a ideia que, para avaliar a produção do cuidado em saúde, era necessário viabilizar a participação de todos os sujeitos trabalhadores e cidadãos, que compunham os cenários de produção das práticas de saúde. Constituímos coletivos, a partir da ideia que no mundo da produção do cuidado todos são pesquisadores, fazendo ofertas para dezenas de lugares espalhados pelo país. Formamos grupos de investigação nas regiões: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Em todos essas regiões houve uma mistura, que nesse estudo chamamos de in-mundização entre os diversos sujeitos implicados com os focos desse estudo. Nessa in-mundice, o compartilhamento dos vários mundos que aí se inscrevem abriu os processos de avaliação da produção do cuidado em saúde para a dimensão micropolítica dos encontros. Os textos do volume 1 estão distribuídos segundo o diá logo que fazem com alguns eixos temáticos, que se misturam e atravessam. A escolha considerou a inspiração que o material pode produzir nos leitores, mas abrindo para suas próprias experimentações, portanto, vazando a própria ordenação proposta. Para o 2, os autores foram convidados a produzir textos mais extensos e com debates mais desenvolvidos. O centro da produção se mantém: pegar o instituído de surpresa no que o agir micropolítico dos encontros abre ali na produção das existências, no campo do cuidado em saúde.

Organizadores: Emerson Elias Merhy, Rossana Staevie Baduy, Clarissa Terenzi Seixas, Daniel Emilio da Silva Almeida e Helvo Slomp Júnior.

A Rede Unida parabeniza a excelência da ciência brasileira na pessoa e pesquisador César Victora

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 31/03/2017 15:29
A Rede Unida vem a público cumprimentar o epidemiologista Cesar Victora, que se tornou o primeiro pesquisador do país a vencer o Gairdner, premiação de honraria e importância da ciência mundial no campo da saúde pública.

Sua linha de pesquisa tem apoiado o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, debates acadêmicos e proporcionado encontros com movimentos sociais que tratam da saúde da mulher e da criança. É um prêmio merecido para aquele que promove o desenvolvimento social e científico, refletidas positivamente nas políticas públicas no Brasil e em diversos países, segundo a UNICEF e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A demonstração que faz dos efeitos na saúde de mulheres e crianças de políticas inclusivas e abrangentes é uma constatação e um alerta para os formuladores de políticas e para a sociedade brasileira, apontando a democratização da saúde e das políticas públicas como produtoras de saúde e desenvolvimento social.

Maiores informações sobre o prêmio Gairdner no link: http://gairdner.org/winners/current-winners

Editora Rede Unida ultrapassa 55 mil acessos de exemplares em acervo digital

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 29/03/2017 14:55
As obras na área da Saúde Coletiva, Educação e Ensino da Saúde estão disponíveis para download gratuito, tendo atualmente no acervo o total de 68 títulos e mais oito que serão lançados em breve. Confira aqui as dez publicações mais acessadas!

Vinculada à Associação Brasileira da Rede Unida, a Editora Rede Unida ultrapassou no mês de março a marca de 55 mil acessos de exemplares em seu acervo digital. O objetivo da organização é de ampliar e estimular as publicações na área da Saúde Coletiva, Educação e Ensino da Saúde, apoiando a pesquisa e a extensão. Todos as obras estão em acesso aberto e disponíveis para download gratuito, tendo atualmente em seu acervo o total de 68 títulos e mais oito que serão lançados em breve.

A Editora Rede Unida foi criada em agosto de 2013 e suas publicações são resultado de parcerias com instituições, grupos, pesquisadores e autores que visam compartilhar produções em rede. Assim como a Associação, a Editora valoriza a interdisciplinaridade e tem por objetivo promover e ampliar o campo da investigação científica na busca de um repensar sobre a formação dos profissionais e serviços de saúde, bem como na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

Além de obras inéditas, a editora trabalha também com o projeto “Clássicos da Saúde Coletiva”, que visa recuperar permanentemente importantes títulos que não estavam mais à disposição do público, reunindo edições ou reedições atualizadas e revisadas de obras dos principais autores e protagonistas do cenário da Saúde Pública no Brasil.

Os livros disponíveis no acervo digital da Editora Rede Unida estão em três formatos: PDF, ePub e Flash. O acervo digital pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital.

Confira, abaixo, as dez publicações mais acessados na Editora Rede Unida até agora!

 

 

 


 

 


 

 

 

Fonte: Editora Rede Unida

http://www.redeunida.org.br/editora

Estudantes e profissionais da saúde de Porto Alegre participam de mais uma atividade dos projetos da Rede Unida

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 29/03/2017 14:16
As atividades fazem parte do projeto de Desenvolvimento de Metodologia de Dimensionamento da Força de Trabalho nos Serviços Pré-hospitalares Fixos e Hospitalares de Urgênciade.

O projeto da Rede Unida, sob coordenação da professora Lisiane Boer Possa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve mais uma de suas etapas concluídas na sexta-feira, 24, no auditório da UFRGS, em Porto Alegre.

A oficina de trabalho de apresentação do projeto também teve como objetivo promover um debate entre os participantes sobre conceitos e diretrizes do projeto, de forma que eles pudessem dar suas contribuições para o aperfeiçoamento da metodologia proposta.

Divididos em três grupos, os participantes estudaram os cases distribuídos e relataram suas experiências em casos semelhantes.

Outra contribuição se deu quanto a reformulação de agumas perguntas que compõem o questionário a ser aplicado durante uma das fases do projeto.

Da oficina saiu como produto a validação de atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto.

Rede Unida apoia Campanha Dia do Orgulho SUS

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 24/03/2017 15:55
O Dia do Orgulho SUS faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos Sistemas Públicos de Saúde, e busca marcar o compromisso de cada cidadão para tornar a saúde pública ainda melhor.

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 24, a Coordenação Nacional da Rede referendou o apoio à Campanha Dia do Orgulho SUS.

Faça como a Rede Unida.

Escolha um compromisso, escreva, tire uma foto, grave um vídeo (15 a 30 segundos) e poste usando a Hashtag #orgulhosus. Podem ser pequenas ações, projetos ou novos compromissos!

SOBRE A CAMPANHA

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro tem a honra de convidá-los a participar do 3ª ano da Campanha Dia do Orgulho SUS!

A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, conforme Regimento Publicado na Edição do Diário Oficial de 3 de Março de 2015.

Inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, “o change day - o dia da mudança”, o Dia do Orgulho SUS faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos Sistemas Públicos de Saúde, e busca marcar o compromisso de cada cidadão para tornar a saúde pública ainda melhor.

Qual o seu compromisso para melhorar o Sistema Único de Saúde? É a pergunta que a campanha lança.

Trata-se, também, de um momento de celebração do SUS como patrimônio público, como bem comum, que busca dar visibilidade a todas as ações que o SUS realiza e que, muitas vezes, não são conhecidas pela população. A Campanha envolve a sociedade civil, os trabalhadores, os gestores, os Centros Formadores, instituições e programas de saúde.

Em 2017 os trabalhos começam no dia 20 de Março, segunda-feira, e terminam no dia 24 de Março, sexta-feira, com uma Programação ampla e diversificada.

O Dia 21 é o dia “D” em que se espera o maior número de manifestações com registros nas redes sociais: Facebook; Twitter; Twibbon (alterar o perfil no Facebook om a logo da Campanha); Google; Instagram; páginas oficiais das instituições parceiras.

Alunos de residência em Saúde Coletiva participam de Oficina de Projetos da Rede Unida

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 24/03/2017 14:12
O projeto da Rede Unida "Círculos de Cultura sobre Educação Interprofissional para o Sistema Único de Saúde (SUS), coordenado pela professora Denise Bueno, foi o primeiro projeto apresentado nesta sexta-feira (24), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com a participação do professor doutor da UFRJ,  Emerson Elias Merhy, foi apresentado ao público presente noções de interprofissionalidade, educação interprofissional e práticas interprofissionais nos serviços.

Durante a oficina, os alunos de residência em Saúde Coletiva, professores da UFRGS, profissionais do Hospital das Clínicas e os coordenadores regionais da Rede Unida participaram de uma atividade onde tiveram que fazer um mapeamento das experiências vivenciadas de Interprofissionalidade.

À tarde, será a vez da apresentação e avaliação do projeto "Desenvolvimento de Metodologia de Dimensionamento da Força de Trabalho nos Serviços Pré-hospitalares Fixos e Hospitalares de Urgência, da professora Lisiane Boer Possa, da UFRGS.

Coordenadores da Rede Unida se reúnem em Porto Alegre

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 23/03/2017 15:27
Na manhã desta quinta-feira, 23, os coordenadores regionais da Rede Unida estiveram reunidos para definir os novos rumos e parcerias da Rede.

Além dos projetos da Rede, análise da cojuntura política do país, a importância da Rede nesse contexto, estratégias para mobilização e atividades que garantam a participação social e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), foram alguns dos principais assuntos debatidos pelos coordendores regionais da Rede Unida, nesta quinta-feira, 23, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

À tarde, os assuntos abordados giram em torno do 13º Congresso Internacional da Rede Unida e os eventos preparatórios que antecedem o Congresso, além da apresentação dos resultados da Editora Rede e direcionamento quanto aos trabalhos de publicação da editora.

registrado em:
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Novembro 2024 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930