Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / 11º Congresso / Apresentação

Apresentação

by Davi Duarte last modified 21/01/2014 09:54
11º Congresso Internacional da Rede Unida

 

“Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS”

O 11º Congresso da Rede Unida, novamente com abrangência internacional, será realizado na Cidade de Fortaleza, de 10 a 13 de abril de 2014. Com o tema central: “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”, o evento visa contribuir propositivamente com os processos de mudança na formação e desenvolvimento de profissionais da área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes.

Sabemos que o sistema de saúde brasileiro vivencia um momento bastante peculiar em sua história e atravessa um período de muitas mudanças e transformações para o aperfeiçoamento do SUS. Além disso, a reorientação dos mecanismos de gestão, dos modelos assistenciais e dos processos formativos desencadeados no último período, convive com o fortalecimento de uma ofensiva do mercado privado da saúde, que pressiona para instaurar um processo de “mercantilização da saúde”, pondo em risco as conquistas dos direitos sociais universais fruto das lutas democráticas e populares.

Neste contexto, torna-se fundamental que os gestores, os profissionais, os estudantes, os movimentos sociais e populares possam intensificar o diálogo para reafirmar a defesa da saúde como direito universal de cidadania e da democracia como princípio de uma sociedade justa e solidária. Dessa forma, a Rede Unida considera fundamental promover debates sobre a gestão pública, a gestão do trabalho e a gestão municipal em diálogo com os processos de formação, as relações interfederativas, os processos de ruptura em curso e a estrutura de poder com seus dispositivos meritocráticos.

O conceito central para essa edição do Congresso é o de uma rede de encontros, com diferentes atores dos mais diversos vínculos. Busca-se criar um espaço oportuno para promover encontros, trocar experiências, operar iniciativas de educação permanente, identificar novas perspectivas de atuação, avaliar a implementação de políticas e fortalecer-se para a atuação em novos cenários de mudança na formação. O Congresso pretende operar como uma mandala com a movimentação do quadrilátero formação/gestão/atenção/participação, como aponta a política de educação na saúde do SUS.

Os congressos da Rede Unida são conhecidos por agregar um conjunto diversificado de atores, reunindo docentes e estudantes das profissões da saúde e relacionadas, trabalhadores dos serviços de saúde, residentes e representantes de organizações comunitárias, controle social e movimentos sociais para o debate em torno da saúde, da educação, da gestão e do trabalho em saúde, da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS.

A Comissão Organizadora do Congresso, constituída por representantes da Rede Unida, da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, do Fórum de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, das diversas Universidades e Instituições de Ensino, dos movimentos sociais, entre outros participantes individuais e coletivos, está empenhada em produzir na Cidade de Fortaleza, com participação de todo o Brasil, um espaço que reflita sobre a saúde que estamos construindo em nossos cotidianos.

Durante a preparação desta edição do Congresso, serão realizados cinco Encontros Regionais, e uma reunião com representantes de outros países, para ampliar e fortalecer a participação na 11ª Edição do Congresso. Além dessas atividades, diversas oficinas, reuniões e a divulgação do Congresso em diversas atividades científicas, da gestão, da participação social em saúde e outras atividades acadêmicas constituirão o processo indicado no slogan da etapa pré-congresso: “Contando os passos para Fortaleza 2014”. Participe do maior evento sobre formação profissional e educação permanente da América Latina.

Comissão Executiva do 11º Congresso da Rede Unida