Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / 12º Congresso / Congresso / Apresentação

Apresentação

by Rafael Cavadas last modified 27/01/2016 15:48
12º Congresso Internacional da Rede Unida, de 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

Prezados (as) Colegas,

Os membros da Associação Brasileira da Rede Unida convidam trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais, das áreas da educação e da saúde, a mais uma edição de seu Congresso Internacional, que acontecerá entre os 21 e 24 de março de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Em sua 12ª edição, o Congresso Internacional da Rede Unida traz como tema central “Diferença sim, desigualdade não: pluralidade na invenção da vida.” para iluminar o debate sobre a pluralidade da construção dos processos críticos-reflexivos no agir, no ensinar, no aprender e no produzir a saúde, que emergem como necessidades elementares para o fortalecimento do SUS e da Sociedade.

Além disso, o tema central visa valorizar a vida, enquanto representação da diversidade e também da singularidade, que se apresenta como um grande desafio no cotidiano, que nos confronta enquanto atores sociais. E, a partir disto, nos deixa a indagação: “Como potencializar a interação social no sentido do respeito ao outro, à saúde e à vida?”.

O amadurecimento das ações da Rede Unida, nos últimos anos, junto à expressiva e crescente participação do Centro-Oeste nos Encontros Regionais e Congressos Internacionais, desde 2009, fizeram com que a Coordenação Nacional escolhesse Mato Grosso do Sul para realizar o primeiro grande evento Internacional da Rede Unida, na Região. E a oportunidade de trazer o evento para um espaço universitário, consubstanciado pelo convite da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para sediar o Congresso, reforçou esta decisão.

Aqui, divulgaremos chamadas para trabalhos acadêmicos, relatos de experiências e aproximações com o SUS, Oficinas, Mostras, Fóruns Internacionais, Seminários e um sem número de atividades que transformarão a 12ª edição do Congresso em um grande “Condomínio da Saúde”. Contamos com a sua presença no nosso Congresso em 2016. Participe!