Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / 11º Congresso / Notícias / Conversando com a Cidade

Conversando com a Cidade

por Igor Cruz última modificação 15/04/2014 13:11
Atividade integrada à programação do 11º Congresso proporciona vivência na comunidade de Lagamar, em Fortaleza

 

No dia 12/04, participantes do 11º Congresso Internacional da Rede Unida se deslocaram até à comunidade do Lagamar, em Fortaleza, para conhecer de perto os projetos que revolucionam o cotidiano dos moradores da região. Por meio de uma explanação pedagógica, os educadores comunitários da Central Única das Favelas (CUFA), fizeram um balanço das estratégias integradas desenvolvidas em prol da ressocialização de jovens egressos penais, adolescentes em situação de risco, entre outros casos.

Futebol, basquete, moda, música, audiovisual, artes visuais e dança são alguns dos destaques das ações promovidas pela CUFA, no Lagamar. No campeonato de futebol “Suburbão”, por exemplo, os meninos têm a oportunidade de treinar e interagir com jovens de outras favelas do Brasil. Já o “Comunica Favela”, projeto de comunicação, possibilita aos jovens uma capacitação arrojada em ferramentas de mídia, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho. Já o “Top CUFA” se configura como o concurso de beleza pioneiro das favelas brasileiras e conta com a participação de meninas com idade entre 18 e 22 anos. A modelo brasileira Gisele Bündchen é a madrinha da iniciativa.

Respaldado por esse portfólio de atividades, o líder comunitário Del falou sobre a atuação no campo da militância social e sobre os desafios da ressignificação do estigma. “Tem de saber penetrar nesse meio, em que grupos e movimentos sociais se polarizam. Nós não podemos forçá-los a nada, temos que considerar o território, saber como mediar conflitos e percorrer os trâmites da Justiça regenerativa”, explicou Del.

De acordo com o educador, atualmente a comunidade tem somado esforços para combater às drogas dentro uma ampla plataforma. Entre as ações de resgate estão: Jogo Limpo, Caravana Cultural de Enfrentamento ao Crack/ Crack, tire essa pedra do caminho, Coletânea do Rap – rimas, batons e protagonismo feminino, além de encaminhamentos por meio da família, diálogo com o tráfico e resgate social.

Segundo o líder comunitário, a vivência na prática possibilita a interação. “Como existem vários perfis dentro do contexto dos educadores, nós os capacitamos sob perspectiva multidisciplinar para que eles possam dialogar com realidades diversas”, destacou Del.

Despertar o talento artístico dos moradores da comunidade também tem sido uma forma de socialização encontrada pelos mediadores. No ano passado, os jovens do Lagamar tiveram a oportunidade de conhecer a cantora internacional Beyonce, durante sua passagem por Fortaleza.

Apesar das dificuldades em termos de gestão organizacional, o líder comunitário Del informou que a luta diária é por garantir o acesso aos equipamentos públicos e possibilitar a dignidade aos cidadãos excluídos socialmente. Para Del, morar no Lagamar é uma oportunidade de transformar um ambiente hostilizado pelas elites em palco de realização de sonhos.

Por Washington Nogueira

registrado em: , ,