Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / 11º Congresso / Notícias / Entusiasmo, conhecimentos e celebrações na abertura do 11º congresso

Entusiasmo, conhecimentos e celebrações na abertura do 11º congresso

by Igor Cruz last modified 12/04/2014 10:46
Ministro da Saúde prestigia evento, fala sobre o Mais Médicos e dá boas vindas a congressistas
 Entusiasmo, conhecimentos e celebrações na abertura do 11º congresso

Abertura do 11º Congresso

 

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 10/04, no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a solenidade de abertura do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. A cerimônia contou com as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o presidente da Associação Brasileira da Rede Unida, doutor Alcindo Ferla, a presidente do Congresso, doutora Ivana Barreto, entre outras autoridades chefes de Estado e personalidades do meio acadêmico.

“Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS” é o tema desta edição do Congresso. E o evento segue com uma intensa programação, envolvendo rodas de conversa e távolas, até o próximo domingo, dia 13.

A Ação Cultural para a Liberdade introduziu o ritual de entrada com uma ciranda festiva, congregando vários atores do movimento popular. Em seguida, um cortejo da cultura popular, com performances cenopoéticas, tomou conta do auditório principal. O cantor João do Crato foi o convidado especial da noite com um repertório regional que lembrou a obra do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Entre os discursos realizados na abertura, foi salientada a contribuição que a Rede Unida tem prestado para a educação permanente e formação dos profissionais da Saúde, enquanto associação científica. Em sua fala, o doutor Alcindo Ferla destacou a importância do cotidiano do trabalho para conduzir conhecimentos. “As ações desempenhadas pela saúde popular têm fortalecido e ampliado o atendimento na rede SUS. O momento é de enaltecer conquistas e buscar entendimentos para que mudanças sejam efetivadas e a população passe a ter uma assistência de qualidade”, concluiu Ferla.

A coordenadora local da Rede Unida, doutora Ivana Barreto, ressaltou a importância do evento no sentido de proporcionar diálogos que resultarão em avanços para a Saúde. Ivana saudou os membros da Rede Unida, que desde a década de 80 buscam soluções para qualificar o atendimento no SUS. “Saúde não se compra. Saúde é um direito. A nossa luta é pela não mercantilização da saúde. Precisamos seguir unidos por uma saúde melhor”, enfatizou Ivana.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, chamou a atenção para o debate democrático promovido em torno de um evento como o Congresso da Rede Unida, que reúne representantes de diversos países. Residentes presentes ao evento protestaram contra a precarização do SUS e das residências. O Ministro afirmou que concordava com parte das reivindicações dos estudantes e que o Governo Federal tem se esforçado para diminuir os desgastes relacionados à Política Nacional de Residências. “Vamos inovar e criar residências multiprofissionais. Queremos o debate democrático. Nós vamos unir forças para construirmos um projeto ético-político que seja capaz de proteger as pessoas. Repensar o atual modelo do SUS é fundamental”, disse o Chioro.

Arthur Chioro reforçou a importância das estratégias de educação permanente para mudar a situação da saúde do Brasil. O Ministro aproveitou para prestar contas do Programa Mais Médico. “Através do Mais Médico nós vamos poder testar o potencial da atenção básica em saúde. Hoje nós temos em todo o Brasil 14 mil médicos, 49 milhões de brasileiros atendidos. Aqui no Ceará são 842 profissionais atuando em 172 municípios. Mas o que precisamos, de fato, é idealizar uma política de investimento integrado”, ratificou.

Para Chioro, as políticas públicas não nascem prontas. Segundo ele, o que garante a sua existência é a luta do movimento social.

Por Washington Nogueira

Filed under: , ,